O que é mindfulness? Conheça essa prática - Beauts

O que é mindfulness? Conheça essa prática

Entenda o que é mindfulness e como adotar essa prática de maneira simples no seu dia a dia, para colher seus benefícios na sua rotina .

Provavelmente você já se perguntou o que é mindfulness antes, certo? Afinal, esse conceito está em toda parte, seja na internet, em algum livro ou até em uma conversa. 

Mas se você ainda não sabe o que ele significa, não apenas pode ficar perdido, como também deixar de aproveitar uma prática incrível para a sua vida!

Baseada em meditações de tradições milenares, como a zen budista, essa técnica conquistou de vez o público.

E chegou a sua vez de conhecer mais sobre o que é mindfulness. Vem descobrir! 👇

O que significa mindfulness?

Mindfulness pode ser traduzido como “atenção plena”, ou atenção no momento presente. 

Assim, trata-se de um conjunto de técnicas que buscam, a partir de práticas de respiração e contemplativas, trazer o foco total para o agora. 

É comum, durante a correria do dia a dia, que a gente se pegue fazendo coisas “no automático”, sem nem pensar sobre o que acabamos de realizar. 🤖

Mas viver dessa maneira pode ser uma receita para ansiedade, medo e angústia, além de não nos deixar aproveitar o momento presente. Por isso, para saber o que é mindfulness, é preciso resgatar a nossa mente em todas as atividades que realizamos.


Como surgiu?

O mindfulness tem suas origens no final da década de 1980, nos Estados Unidos. Em uma pesquisa com grupos, o psicólogo norte americano Jon Kabat-Zinn criou um protocolo baseado nessa prática para regular o estresse dos participantes. 

Mas o que é mindfulness para Kabat-Zinn converte-se em um conjunto de técnicas de respiração e de contemplação, com raízes principalmente na meditação do zen-budismo. 

Com o tempo, essas práticas se tornaram exercícios cognitivos de atenção na respiração, nas sensações corporais e no fluxo de consciência. 💨

E uma vez que o protocolo de controle de estresse baseado no mindfulness mostrou evidências relevantes de eficácia, passou a ser amplamente utilizado até os dias de hoje.

Benefícios do mindfulness

Agora que entendemos melhor o que é mindfulness, podemos também aprender um pouco sobre os seus benefícios. 

É de conhecimento geral que a prática regular de mindfulness promove o bem estar e gera efeitos em diferentes áreas da nossa vida.

Mas ainda existem outros benefícios, como:

  • Controle do estresse; 😤
  • Diminuição de comportamentos de compulsão alimentar;
  • Controle da ansiedade;
  • Manejo do pânico;
  • Aumento da capacidade de sustentar a atenção;
  • Melhora das funções executivas em crianças. 😀

Inclusive, saber o que é mindfulness ajuda a aplicar essa técnica em outras terapias, pois pode ajudar pacientes a controlar suas patologias de forma natural.


Como aplicar no dia a dia?

No dia a dia, saber o que é mindfulness e aplicá-lo não obriga que você tenha um momento específico para meditar, parando tudo, sentando-se e fechando os olhos. Em vez disso, esse conceito está na rotina, nos hábitos que temos. 

Por exemplo, quantas vezes você escovou o dente no automático e, de repente, nem se lembrava mais quais partes realmente escovou?

Da próxima vez, tente adotar uma postura de atenção plena ao escovar os dentes, prestando atenção e registrando cada um dos seus movimentos.

Tente sentir as cerdas e a pasta, a temperatura da água, veja o movimento dos seus braços. Ou seja, esteja 100% presente e focado naquele instante. E isso pode ser aplicado em todos os seus momentos, como na hora de comer.

Foque na textura dos alimentos, quais os pensamentos que eles te trazem. Deixe sua mente focar no que você está fazendo, sentindo e saboreando.

Dessa forma, você vai reparar como entender o que é mindfulness e aplicar dentro da sua rotina vai fazer diferença na sua ansiedade, na clareza com a qual você vê as coisas e como administra seus pensamentos. 😍

Passe a aplicar o mindfulness na forma de escolher os seus produtos, e conte com a ajuda do nosso Guia Clean Beauty. Conheça os passos para uma beleza radiante, sustentável e que tenha toda a sua atenção!



Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Ganhe descontos exclusivos, fique por dentro das novidades e garanta um cupom de 10% de desconto 😍