Os óleos essenciais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Afinal, esses ativos naturais possuem diversos benefícios, que vão desde ajudar a relaxar até mesmo curar feridas e afastar insetos. 🤗
Embora existam várias terapias novas, as plantas são usadas com objetivos medicinais há mais de mil anos antes de Cristo.
Agora, se você quer aprender ainda mais sobre o uso de óleos não só para cuidar da pele, mas também da saúde, continue lendo este artigo que preparamos especialmente para você.
O que são óleos essenciais
Antes mesmo da palavra aromaterapia ser inventada, os egípcios e chineses já usam diversas plantas e ervas com propriedades medicinais e ações terapêuticas. Afinal, flores, frutos, sementes, raízes ou casca de determinadas árvores produzem substâncias concentradas, os óleos essenciais. 🧐
Eles têm fragrâncias potentes e diversos benefícios para a nossa saúde física e mental. 🤗
Por isso, seu uso em remédios, produtos de beleza e terapia é bastante popular.
Como são extraídos os óleos essenciais
Existem diversas maneiras para extrair essas substâncias das plantas, mas os mais usados, de acordo com a Organização de Padronização Internacional (ISO), são:
- Destilação a Vapor;
- Prensagem a frio;
- Hidrodestilação.
Destilação a vapor
O óleo é extraído a partir da ação do vapor d’água. Ou seja, na prática, o vapor passa pelo tecido da matéria prima e retira o óleo. Esse sofre um choque térmico e é condensado e em seguida resfriado, para voltar a fase líquida.
A mistura final é destilada para separar a água dos óleos essenciais.
Prensagem a frio
Muito usado para separar o óleo de frutas cítricas, como laranja e limão, esse método consiste em colocar a matéria prima na prensa hidráulica e, em seguida, esmagá-la até que a substância seja extraída. 🧐
Assim, após essa etapa, ele é centrifugado para retirar as impurezas.
Hidrodestilação dos óleos essenciais
A extração é realizada após a planta ser mergulhada na água e submetida a temperatura inferior a 100ºC . Dessa forma, não se perde os compostos sensíveis a altas temperaturas. No entanto, é um processo mais lento.
Quais as principais aplicações dos óleos
Além de constituírem remédios e produtos de beleza, os óleos essenciais também são bastante usados em:
- Aromaterapia e aromatização de ambientes;
- Em massagens;
- Banhos;
- Na inalação;
- E diretamente na pele.
Contudo, é preciso ter bastante cuidado ao usar essas substâncias, viu!? Especialmente se você for inalar.
Apesar de naturais, em quantidades acima do recomendado, elas podem provocar intoxicações. 😱
10 óleos essenciais inusitados e seus benefícios
Veja a seguir os benefícios e uso de diferentes óleos.
1. Palmarosa
Essa planta originária da Ásia e da África possui propriedades antioxidantes, cicatrizantes e antigenotóxicas. Dessa forma, seu óleo essencial tem diversos benefícios para a sua pele, como:
- Clarear manchas;
- Tratar rugas e flacidez;
- Melhorar a aparência da pele;
- Tratar acnes e infecções pequenas;
- Entre outros.
O óleo de Palmarosa é um dos ingredientes do Lummi, creme facial noturno que não só hidrata, como também nutre e estimula a produção de colágeno. 🤗
2. Cedro
Um dos óleos essenciais mais antigos, o cedro era bastante comum no antigo Egito, principalmente em cosméticos e perfumes. Além disso, sua madeira servia para a fabricação de incensos e sarcófagos.
Extraído a partir da destilação a vapor, ele tem ação calmante e beneficia ainda a circulação do sistema nervoso central. Presente no Spray Relaxante Zen, o cedro também é descongestionante e alivia os sintomas da bronquite. 🤩
3. Manjerona
Esse é outro ingrediente que faz parte dos óleos essenciais do Zen. A Manjerona (em grego: origanum) também era muito popular no Egito. Na Grécia, a árvore era símbolo de felicidade e, por isso, plantada em frente das casas como sinal de boas-vindas. 🧐
Seu óleo tem ação calmante e relaxante. Por isso, ajuda a combater a insônia, bem como resfriados, asmas, bronquite e até problemas circulatórios.
4. Limão Taiti
Presente no Up, nosso Spray Energizante, o limão taiti na verdade é uma lima ácida de origem tropical que possui diversas propriedades, como:
- Antisséptico;
- Bactericida;
- Cicatrizante;
- Calmante;
- Adstringente.
Seu óleo é extraído através da prensagem e muito utilizado pelo seu alto poder terapêutico. Além disso, ele proporciona clareza, foco e auxilia no controle da ansiedade e depressão.
5. Cravo
Os gregos, romanos e chineses sempre usaram o cravo devido suas propriedades medicinais. Nesse sentido, os asiáticos mascavam o cravo-da-índia para aliviar a dor de dente e refrescar o hálito. 🤗
Além de possuir propriedades bactericidas e antifúngicas, esse óleo essencial também é antioxidante e anti-inflamatório e, por isso, está presente no Smart e no Up.
6. Laranja Doce
Usado nas fórmulas do Up e do Thai Detox, ele ajuda a aliviar o estresse, o nervosismo e a depressão, pois possui propriedades antidepressivas e desintoxicantes. Nesse sentido, a aromaterapia considera a laranja doce como um dos óleos da alegria e positividade.
Nos cuidados com a pele, ele elimina toxinas e ajuda a tratar não só rugas e sinais de expressão, mas também as peles secas. 🤩
A árvore, cultivada em todo o mundo, foi levada para a Itália pelos viajantes árabes no século XII.
7. Óleos essenciais – Eucalipto
Bactericida, fungicida e antiviral, este óleo atua no combate não só a gripes e resfriados, mas também à sinusite.
Mas não é só isso. Ele também ameniza dores musculares, tem efeito relaxante e sedativo, além de ser antitérmico e afastar insetos. Por isso, é um dos ingredientes do nosso Spray Energizante Up.
A árvore do eucalipto é originária da Austrália, mas cultivada no mundo todo. Para se ter uma ideia, no Brasil, dos 9,85 milhões de hectares de florestas plantadas, 75,2% são eucaliptos.
8. Capim Limão
Presente no Up, no Zen e Thai Detox o capim limão, também conhecido por erva-cidreira ou lemongrass, tem diversos benefícios. Afinal, seu óleo transmite sensação de calma e tranquilidade.
Por outro lado, na pele, ele combate os poros abertos e a acne, além de ser um ótimo tonificante. 🤩
Entre suas principais propriedades, podemos destacar:
- Antibacteriano;
- Analgésico;
- Antifúngico;
- Anti-inflamatório;
- Antioxidante.
9. Lavanda
Muito usado na Europa, o óleo de lavanda promove relaxamento, bem como equilíbrio, tanto que é um dos ingredientes do Zen. Ele também ajuda a dormir melhor, aliviar dor de cabeça e até mesmo a reduzir os efeitos colaterais do tratamento de câncer. 🧐
Essa planta age ainda contra a ansiedade, a depressão e o estresse. Na pele, a lavanda previne o envelhecimento precoce, cicatriza acnes e acalma.
10. Óleos essenciais – Hortelã Pimenta
Essa planta medicinal é usada há mil anos para melhorar a respiração e combater o mau hálito. Os hebreus acreditavam que a hortelã pimenta possuía propriedades afrodisíacas e, por isso, a usavam como perfume.
Seu óleo essencial possui propriedades bactericidas, analgésicas, bem como energizantes. Por isso, é muito usado para:
- Aliviar dores musculares;
- Desobstruir as vias nasais;
- Como repelente natural;
- Tratar acne, inflamação e queimaduras;
- Na melhora do hálito e redução das cáries;
- Entre outros.
Assim, devido a todos esses benefícios, a hortelã pimenta compõe a fórmula do Smart, nosso blend multifuncional.
Quer conhecer todos os benefícios da beleza limpa? Conheça o Guia de Clean Beauty desenvolvido especialmente para você. 🥰