10 óleos essenciais que você precisa conhecer - Beauts

10 óleos essenciais que você precisa conhecer

Antes mesmo da palavra aromaterapia ser inventada, os egípcios e chineses já usam diversas plantas e ervas...

Os óleos essenciais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Afinal, esses ativos naturais possuem diversos benefícios, que vão desde ajudar a relaxar até mesmo curar feridas e afastar insetos. 🤗

Embora existam várias terapias novas, as plantas são usadas com objetivos medicinais há mais de mil anos antes de Cristo.

Agora, se você quer aprender ainda mais sobre o uso de óleos não só para cuidar da pele, mas também da saúde, continue lendo este artigo que preparamos especialmente para você.

O que são óleos essenciais

Antes mesmo da palavra aromaterapia ser inventada, os egípcios e chineses já usam diversas plantas e ervas com propriedades medicinais e ações terapêuticas. Afinal, flores, frutos, sementes, raízes ou casca de determinadas árvores produzem substâncias concentradas, os óleos essenciais. 🧐

Eles têm fragrâncias potentes e diversos benefícios para a nossa saúde física e mental. 🤗

Por isso, seu uso em remédios, produtos de beleza e terapia é bastante popular.

Como são extraídos os óleos essenciais

Existem diversas maneiras para extrair essas substâncias das plantas, mas os mais usados, de acordo com a Organização de Padronização Internacional (ISO), são:

  • Destilação a Vapor;
  • Prensagem a frio;
  • Hidrodestilação.

Destilação a vapor

O óleo é extraído a partir da ação do vapor d’água. Ou seja, na prática, o vapor passa pelo tecido da matéria prima e retira o óleo. Esse sofre um choque térmico e é condensado e em seguida resfriado, para voltar a fase líquida. 

A mistura final é destilada para separar a água dos óleos essenciais.

Prensagem a frio

Muito usado para separar o óleo de frutas cítricas, como laranja e limão, esse método consiste em colocar a matéria prima na prensa hidráulica e, em seguida, esmagá-la até que a substância seja extraída. 🧐

Assim, após essa etapa, ele é centrifugado para retirar as impurezas.

Hidrodestilação dos óleos essenciais

A extração é realizada após a planta ser mergulhada na água e submetida a temperatura inferior a 100ºC . Dessa forma, não se perde os compostos sensíveis a altas temperaturas. No entanto, é um processo mais lento.

Quais as principais aplicações dos óleos

Além de constituírem remédios e produtos de beleza, os óleos essenciais também são bastante usados em:

  • Aromaterapia e aromatização de ambientes;
  • Em massagens;
  • Banhos;
  • Na inalação;
  • E diretamente na pele.

Contudo, é preciso ter bastante cuidado ao usar essas substâncias, viu!? Especialmente se você for inalar.

Apesar de naturais, em quantidades acima do recomendado, elas podem provocar intoxicações. 😱

10 óleos essenciais inusitados e seus benefícios

Veja a seguir os benefícios e uso de diferentes óleos.

10-oleos-essenciais-inusitados

1. Palmarosa

Essa planta originária da Ásia e da África possui propriedades antioxidantes, cicatrizantes e antigenotóxicas. Dessa forma, seu óleo essencial tem diversos benefícios para a sua pele, como:

  • Clarear manchas;
  • Tratar rugas e flacidez;
  • Melhorar a aparência da pele;
  • Tratar acnes e infecções pequenas;
  • Entre outros.

O óleo de Palmarosa é um dos ingredientes do Lummi, creme facial noturno que não só hidrata, como também nutre e estimula a produção de colágeno. 🤗

2. Cedro

Um dos óleos essenciais mais antigos, o cedro era bastante comum no antigo Egito, principalmente em cosméticos e perfumes. Além disso, sua madeira servia para a fabricação de incensos e sarcófagos.

Extraído a partir da destilação a vapor, ele tem ação calmante e beneficia ainda a circulação do sistema nervoso central. Presente no Spray Relaxante Zen, o cedro também é descongestionante e alivia os sintomas da bronquite. 🤩

3. Manjerona 

Esse é outro ingrediente que faz parte dos óleos essenciais do Zen. A Manjerona (em grego: origanum) também era muito popular no Egito. Na Grécia, a árvore era símbolo de felicidade e, por isso, plantada em frente das casas como sinal de boas-vindas. 🧐

Seu óleo tem ação calmante e relaxante. Por isso, ajuda a combater a insônia, bem como resfriados, asmas, bronquite e até problemas circulatórios.

4. Limão Taiti 

Presente no Up, nosso Spray Energizante, o limão taiti na verdade é uma lima ácida de origem tropical que possui diversas propriedades, como:

  • Antisséptico;
  • Bactericida;
  • Cicatrizante;
  • Calmante;
  • Adstringente.

Seu óleo é extraído através da prensagem e muito utilizado pelo seu alto poder terapêutico. Além disso, ele proporciona clareza, foco e auxilia no controle da ansiedade e depressão.

5. Cravo 

Os gregos, romanos e chineses sempre usaram o cravo devido suas propriedades medicinais. Nesse sentido, os asiáticos mascavam o cravo-da-índia para aliviar a dor de dente e refrescar o hálito. 🤗

Além de possuir propriedades bactericidas e antifúngicas, esse óleo essencial também é antioxidante e anti-inflamatório e, por isso, está presente no Smart e no Up.

6. Laranja Doce

Usado nas fórmulas do Up e do Thai Detox, ele ajuda a aliviar o estresse, o nervosismo e a depressão, pois possui propriedades antidepressivas e desintoxicantes. Nesse sentido, a aromaterapia considera a laranja doce como um dos óleos da alegria e positividade.

Nos cuidados com a pele, ele elimina toxinas e ajuda a tratar não só rugas e sinais de expressão, mas também as peles secas. 🤩

A árvore, cultivada em todo o mundo, foi levada para a Itália pelos viajantes árabes no século XII.

7. Óleos essenciais – Eucalipto

Bactericida, fungicida e antiviral, este óleo atua no combate não só a gripes e resfriados, mas também à sinusite.

Mas não é só isso. Ele também ameniza dores musculares, tem efeito relaxante e sedativo, além de ser antitérmico e afastar insetos. Por isso, é um dos ingredientes do nosso Spray Energizante Up.

A árvore do eucalipto é originária da Austrália, mas cultivada no mundo todo. Para se ter uma ideia, no Brasil, dos 9,85 milhões de hectares de florestas plantadas, 75,2% são eucaliptos.

8. Capim Limão 

Presente no Up, no Zen e Thai Detox o capim limão, também conhecido por erva-cidreira ou lemongrass, tem diversos benefícios. Afinal, seu óleo transmite sensação de calma e tranquilidade.

Por outro lado, na pele, ele combate os poros abertos e a acne, além de ser um ótimo tonificante. 🤩

Entre suas principais propriedades, podemos destacar:

  • Antibacteriano;
  • Analgésico;
  • Antifúngico;
  • Anti-inflamatório;
  • Antioxidante.

9. Lavanda

Muito usado na Europa, o óleo de lavanda promove relaxamento, bem como equilíbrio, tanto que é um dos ingredientes do Zen. Ele também ajuda a dormir melhor, aliviar dor de cabeça e até mesmo a reduzir os efeitos colaterais do tratamento de câncer. 🧐

Essa planta age ainda contra a ansiedade, a depressão e o estresse. Na pele, a lavanda previne o envelhecimento precoce, cicatriza acnes e acalma.

10. Óleos essenciais – Hortelã Pimenta

Essa planta medicinal é usada há mil anos para melhorar a respiração e combater o mau hálito. Os hebreus acreditavam que a hortelã pimenta possuía propriedades afrodisíacas e, por isso, a usavam como perfume.

Seu óleo essencial possui propriedades bactericidas, analgésicas, bem como energizantes. Por isso, é muito usado para:

  • Aliviar dores musculares;
  • Desobstruir as vias nasais;
  • Como repelente natural;
  • Tratar acne, inflamação e queimaduras;
  • Na melhora do hálito e redução das cáries;
  • Entre outros.

Assim, devido a todos esses benefícios, a hortelã pimenta compõe a fórmula do Smart, nosso blend multifuncional.

Quer conhecer todos os benefícios da beleza limpa? Conheça o Guia de Clean Beauty desenvolvido especialmente para você. 🥰

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Ganhe descontos exclusivos, fique por dentro das novidades e garanta um cupom de 10% de desconto 😍