Sabia que se o seu corpo reage a situações de estresse e ansiedade, você pode estar apresentando alergia emocional na pele? 😱
Pode não parecer, mas não é normal apresentar sintomas físicos e coceiras diante de um cenário de conflito. No entanto, muitas pessoas podem sofrer com isso, mas sem conhecer a condição.
Se você se identificou e acredita que esse possa ser o seu caso, vale a pena conhecer mais sobre a patologia e, principalmente, como evitá-la!
Vem conferir mais sobre o que é alergia emocional na pele, os sintomas e as causas dessa condição. 😞
O que é alergia emocional na pele?
A alergia emocional é uma resposta imunológica do organismo diante de situações relacionadas às nossas emoções, como estresse e ansiedade, que levam a alterações físicas no corpo.
Nesse caso, nosso sistema entende que os sentimentos e alterações psicológicas estão ligados ao nosso emocional, e reage liberando certas manifestações na pele, respiração e até mesmo na parte neurológica. 😷
A alergia não existe, de fato, mas pode aparecer com pessoas que apresentam condição preexistente e genética determinada. Ainda, essa condição pode durar dias ou meses, dependendo do processo de cada pessoa.
Quais as causas da alergia emocional?
Não existem causas específicas para o surgimento da alergia emocional na pele, mas está diretamente ligada a sentimentos de conflito e sensação de perigo, como ansiedade e estresse.
Essas situações geram um aumento na produção de substâncias chamadas catecolaminas, fazendo com que ocorra a liberação do hormônio cortisol. Isso provoca uma sensação inflamatória no corpo, que produz sintomas na pele. 🤔
Sintomas da alergia emocional na pele
A alergia emocional na pele é marcada por uma coceira intensa, levando ao surgimento de manchas vermelhas em alto-relevo.
Além disso, gera vermelhidão e, em alguns casos, leva a uma dermatite atópica, outro resultado do impacto das emoções, como reforça a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Ainda, é possível vivenciar outros sintomas físicos, como insônia, suor em excesso e falta de ar, sintomas comumente associados à ansiedade. 🤒
Inchaços em peles sensíveis, especialmente nas regiões como tórax, pescoço e abdômen, também são manifestações comuns.
Qual o tratamento para a alergia emocional?
Em um primeiro momento, a alergia emocional na pele pode ser tratada como outras manifestações, com base em medicamentos antialérgicos apropriados.
Se os sintomas persistirem por mais de 15 dias ou piorarem, a recomendação é buscar tratamento com psicólogos e dermatologistas, a fim de receitar corticoides e remédios para tratar da ansiedade e os efeitos do estresse na pele.
Como evitar a alergia emocional na pele?
Para evitar o uso de medicamentos e a manifestação da alergia emocional na pele, é essencial recuperar o bem-estar e qualidade de vida. 😌
O paciente deve tratar da ansiedade e controlar o estresse, para reduzir a produção de cortisol em excesso, que leva aos sintomas.
Além disso, vale a pena adotar algumas alternativas para diminuir o ritmo do seu organismo. Opções como aromaterapia podem ser interessantes, pois são naturais e trazem óleos indicados para a ansiedade.
Cuidar do seu equilíbrio emocional é fundamental para evitar a alergia emocional, e é possível fazer isso de maneira simples no dia a dia. 🤩
Por exemplo, ao usar o spray relaxante Zen, da Beauts, você poderá melhorar o ambiente e entrar em contato com óleos naturais medicinais e que promovem uma Beleza Limpa.
Conheça o produto e diminua a manifestação de alergias emocionais na sua pele, vivendo uma rotina mais tranquila e que não afete a sua saúde.
E para cuidar do seu bem-estar, venha fazer parte do movimento Clean Beauty e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as dicas e novidades! 😘