Bioprotetor: o que isso quer dizer? - Beauts

Bioprotetor: o que isso quer dizer?

Muita gente não conhece a existência dele, mas está presente em toda a camada mais externa...

Conhecido por escudo bioprotetor, barreira cutânea ou manto hidrolipídico, é ele o responsável por manter nossa pele hidratada e protege dos agentes externos durante o dia a dia. Mas, como cuidar de alguma coisa que não sabemos que existe? 🤔

Muita gente não conhece a existência dele, mas está presente em toda a camada mais externa da nossa pele e, por isso, não faz a devida manutenção dos seus nutrientes. Por isso, nós vamos mudar isso agora, com um guia especial sobre o bioprotetor da pele, falando mais sobre o que ele é, qual a sua importância e como manter os cuidados em dia! 🥰

O que é a barreira bioprotetora?

O bioprotetor natural do nosso rosto, também chamado barreira bioprotetora, nada mais é do que um manto hidrolipídico que mantém a pele naturalmente hidratada e protegida.

Por toda a extensão do nosso rosto e corpo, existe uma barreira bioprotetora externa que age como um escudo, impedindo a penetração de agentes nocivos pela pele.Essa barreira cutânea, é como se fosse uma película finíssima formada por compostos hidrofílicos (que gostam de água) e lipofílicos (que gostam de gordura). 🥸

Sem o bioprotetor, nossa pele fica ainda mais sensível e desprotegida, levando a uma série de problemas. 😱

Qual o papel dessa barreira para a saúde da nossa pele?

Um dos principais papéis do bioprotetor  é manter a hidratação natural da pele. 🧊Seus compostos hidrofílicos atraem e absorvem a água para as camadas mais baixas, enquanto o composto lipofílico segura e regula a gordura.

Dessa forma, eles criam um manto que impede a saída excessiva da água e de óleos fundamentais para regular a saúde da pele.Sem eles, o nosso rosto pode ficar seco demais, ou desprotegido demais, ou oleoso demais.No futuro, esses elementos levam a outros problemas mais sérios. Por exemplo, a pele seca pode criar rachaduras mais facilmente, e perder a elasticidade.

Enquanto isso, a alteração do nível de gordura leva ao surgimento da acne. 😔Além disso, o bioprotetor também ajuda a manter o pH da pele em níveis adequados, prevenindo o surgimento de doenças ou fenômenos que machuquem nossa pele.

Basicamente, quando saímos desprotegidos ou deixamos de reforçar os cuidados do rosto, é o bioprotetor que assume essa função, de modo a manter a pele devidamente protegida dos agentes externos.

O que pode interferir no bioprotetor da pele?

Embora seja um protetor natural da pele, existem algumas coisas que podem afetar o bioprotetor com mais facilidade.

Um dos principais vilões dessa barreira é a água quente, que danifica o manto por conta da alteração na temperatura e no pH.🥵Como os componentes gostam de água, a tendência é manter ela, mas o calor elevado pode acabar danificando a barreira de dentro para fora.

Além disso, todo tipo de exposição a grandes temperaturas podem machucar o bioprotetor, como sair no sol sem uma camada extra de proteção.Quando o pH se modifica, a tendência é que as células mudem seu comportamento, levando a problemas de pele mais evidentes.

Ainda, elementos que interferem na absorção do manto também podem prejudicar o trabalho do bioprotetor, como um creme inapropriado, com componentes que acabam obstruindo as células.Eles sufocam o manto e seu poder de absorção, desbalanceando os níveis de água e gordura presentes no nosso rosto.

O mesmo vale para alimentos ruins para a pele, com os nutrientes que não são indicados para a saúde facial, podendo interferir no desenvolvimento dessa barreira.Comidas gordurosas demais elevam os níveis de retenção de óleos, que também leva ao desequilíbrio do manto bioprotetor. 🤒

Por que devemos fazer a manutenção desta barreira?

A importância do bioprotetor ficou clara, certo?😝

Essa barreira protetora é responsável por manter a saúde do nosso rosto, impedindo a alteração do pH, desidratação das células e a saída de gorduras saudáveis!Por isso, é fundamental fazer a manutenção dessa barreira diariamente, para evitar o surgimento de doenças, ou mesmo problemas diários.

Por exemplo, pele seca, manchada ou muito oleosa, ideal para o desenvolvimento de acne!😯 Consequentemente, isso pode impactar diretamente na sua autoestima, causando outros incômodos que vão além da proteção da pele.

Nesse caso, cuidar do bioprotetor é uma questão não somente de saúde, mas também de beleza e confiança.

Como cuidar da bioproteção da pele?

Por fim, depois de conhecer mais a importância do bioprotetor da pele, existem algumas dicas que podem ajudar a cuidar dessa barreira natural.

Não lave a pele com água muito quente, nem use produtos que interfiram no pH cutâneo.🤗Dê preferência para cosméticos adequados para as necessidades do seu rosto, para equilibrar a ação desse manto.

Além disso, lembre-se de lavar o rosto, no máximo, duas vezes por dia, para evitar sobrecarregar as células hidrofílicas e desbalancear suas atividades.

Ainda, é fundamental consumir produtos saudáveis, tanto para o rosto quanto para o seu corpo.Dê preferência para alimentos e cosméticos naturais, sem muitos componentes químicos, que podem afetar o manto bioprotetor.🌱

Dessa forma, você estará ajudando seu rosto a se manter saudável e protegido durante todo o dia, no nível certo de hidratação natural para ter uma pele bonita e sem problemas! 😍

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Ganhe descontos exclusivos, fique por dentro das novidades e garanta um cupom de 10% de desconto 😍