O interesse por marcas conscientes vem crescendo cada vez mais (amém!) e as preocupações com o que usamos na pele hoje vai muito além dos benefícios oferecidos.
Sabemos que é importante se atentar aos ingredientes usados nas formulações e também as questões sócio-ambientais dos produtos que consumimos, mas com tantas informações e terminologias acaba sendo difícil diferenciar eles não é mesmo?
É comum que apareçam dúvidas e uma certa confusão na hora de classificar seus cosméticos, mas não se preocupe que estamos aqui para te ajudar a entender melhor e a saber diferenciar suas formulações!
Vegano: não utiliza nada de origem animal, tanto na formulação como no processo de produção do produto.
Nesse caso não é utilizado nenhum ingrediente de origem animal em sua formulação, como mel por exemplo. Produtos veganos não são necessariamente naturais, pois podem ainda conter diferentes composições artificiais e sintéticas.
Natural: seus insumos devem ser 95% naturais ou de origem natural, que sofreram apenas mudanças físicas ou mudanças químicas autorizadas pelo referencial de cosméticos naturais e orgânicos.
Os outros 5% podem ser de origem sintética desde que respeitem a lista de componentes permitidos e não tenha equivalente natural no mercado.
Matérias primas proibidas > corante sintéticos, fragrâncias sintéticas, derivados do propileno, amônia, silicone, conservantes sintéticos, dietanolamidas, derivados do petróleo, matérias-primas geneticamente modificadas, testadas ou provindas do sofrimento de animais.
Orgânico: segundo o IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico), existem os cosméticos orgânicos e os cosméticos feitos com matérias-primas orgânicas. Os cosméticos orgânicos devem possuir, no mínimo, 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas.
Os 5% restantes podem ser compostos por água e por outras matérias-primas. A Ecocert, outra certificadora, segue esses mesmos princípios de definição de um cosmético orgânico.
Já os cosméticos feitos com matérias-primas orgânicas devem possuir, no mínimo, 70% e, no máximo, 95% matérias-primas certificadas como orgânicas.
Os produtos da beauts são todos naturais e a marca possui certificação PETA como vegana e sem crueldade animal, certificação IBD de produto orgânico e natural e ainda selo eureciclo, que garante a compensação ambiental de 100% das nossas embalagens.