economia-circular

Economia circular: você também pode aderir a essa prática sustentável

A Economia circular é uma nova forma de pensar a produção e o consumo. Saiba como aplicá-la no seu dia a dia e contribuir com o meio ambiente.
Como cuidar da pele oleosa e acneica com clean beauty Lendo Economia circular: você também pode aderir a essa prática sustentável 7 minuto Próximo Saiba por que a Beauts é eco friendly e o que isso envolve

Embora seja um modelo novo, a economia circular está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Diferente da forma tradicional de produção (em que compramos algo, usamos e jogamos fora), esse conceito visa diminuir o desperdício e aumentar a vida útil dos produtos.

Logo, seus princípios incluem o reaproveitamento de materiais, otimização dos recursos, compartilhamento de mercadorias e tecnologia, entre outros.

E saiba que esse tema é tão importante para as pessoas como para os negócios que realmente possuem uma vertente neste universo, como a Beauts.

Preparamos esse conteúdo para te explicar o que é a economia circular e como inserimos esse conceito nas metodologias internas. Vem com a gente! 💖

O que é economia circular?

O conceito de Economia Circular surgiu na década de 70 e ganhou bastante visibilidade na Europa, já que este é um modelo de fabricação e consumo que tem como um de seus principais objetivos alargar o ciclo de vida dos produtos.

Assim, o modelo tem como princípios o compartilhamento, otimização no uso dos recursos, renovação e reciclagem. Na prática, ela reduz o desperdício e gera o mínimo de resíduos.

Você sabe que a sustentabilidade tem sido um tema frequente no mundo, certo? Acompanhamos isso todos os dias!

Mas, será que se continuarmos explorando os recursos naturais da Terra, isso será suficiente? Será preciso 2,5 planetas para nos abastecer em 2050? É o que garante o estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF). 😱

Contudo, só reduzir, reutilizar e reciclar não são suficientes para reverter os prejuízos causados ao ecossistema. Precisamos pensar em formas mais amplas, que atuem na otimização da utilização de recursos, mas também no design dos nossos objetos, tendo assim, um processo produtivo cíclico!

Por que precisamos de uma economia circular?

No processo produtivo atual, chamado de Economia Linear, os recursos são extraídos, usados na fabricação de algo, que depois é descartado. Quantas vezes você comprou um produto e um tempo depois jogou fora porque ele não funcionava mais!?

Em 2018, o Brasil produziu 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Desses, estima-se que 41% foi parar nos rios, mares e lixões, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). 😱

Agora pense na quantidade de itens produzidos todos os dias não só no país, mas também no mundo. O que iremos fazer com esse tanto de lixo?

Por isso, além da preocupação com a exploração insustentável de recursos, ainda é preciso pensar em formas de descarte que não contamine os sistemas naturais. Dessa forma, é importante adotar uma economia circular. A partir dela é possível pensar em formas mais sustentáveis e inteligentes de habitar o planeta. 😊

Quais os benefícios e possíveis impactos da economia circular?

Primeiramente, diminui a exploração dos recursos naturais, como água, energia e petróleo, por exemplo. Afinal, ao invés de cortar uma árvore, o papel pode ser produzido com aqueles já utilizados. 🤩

A Economia Circular ainda diminui a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Entre os mais conhecidos estão o metano e o óxido nitroso.

O primeiro é originado a partir de aterros sanitários, criação de gado e no refino de petróleo. Já o segundo, advém da fabricação de alumínio e no uso de fertilizantes na agricultura.

Esse novo modo de pensar a produção ainda tem como benefício:

  • Maior segurança no uso de matérias primas;
  • Menor desperdício de materiais;
  • Economia de água;
  • Produtos com maior tempo de duração e, assim, mais economia;
  • Promove inovação;
  • Geração de empregos;
  • Entre outros.

Como funciona a implantação desse conceito no dia a dia?

Você por acaso já recebeu um cartão de visita que virava semente? Ou comprou uma blusinha com esse mesmo item na etiqueta da marca? 🥰

Na Economia Circular, quando um produto chega ao fim, seus materiais podem ser usados uma outra vez. Porém, esse modelo abrange ainda o compartilhamento, uso de insumos circulares, recuperação e otimização de recursos.

Isso porque esse modelo prevê não só a produção, mas também um consumo autossustentável. Não existe desperdício e os bens são reparados ao invés de serem descartados.

Inclusive, muitos de seus princípios já estão presentes em nossa rotina, como:

  • Uso de garrafas retornáveis por parte das empresas de bebidas;
  • Empresas que locam máquinas de impressão e oferecem suporte;
  • A produção de materiais a partir de produtos orgânicos, como as sacolinhas feitas com cana de açúcar e que são 100% recicláveis;
  • Espaços de trabalho compartilhados;
  • Segmentos que não usam produtos tóxicos e se preocupam com a destinação final dos insumos, como os de beleza limpa;
  • Quando você opta por comprar um jeans de brechó ao invés de um novo. Afinal, a produção de uma única peça usa cerca de 5.196 mil litros de água;
  • Entre outros.

Qual a diferença entre economia circular e logística reversa?

Para tornar suas produções mais sustentáveis, diversas empresas têm investido em ações que evitam o desperdício de produto e diminui a exploração de matéria prima natural. Uma delas é a logística reversa, que visa coletar os resíduos sólidos e devolvê-los ao setor empresarial para a produção de novos itens.

Esse tipo de ação é uma das previstas pela Economia Circular, pois recolhe o material que pode ser reutilizado, ao invés de jogá-lo no lixo.

Aqui na Beauts, somos uma marca de Clean Beauty certificada pela Eu Reciclo. Portanto, cada vez que você compra um de nossos produtos, uma embalagem é retirada do meio ambiente e encaminhada para a reciclagem. 🤩

O que nós como pessoas podemos fazer para ter uma prática mais dentro deste conceito?

Para que a Economia Circular tenha efeito, todos precisam fazer sua parte, ok!?. 😚 Assim, enquanto consumidor você pode começar a repensar o seu consumo. Sua máquina de lavar roupas estragou? Prefira consertá-la antes de comprar uma nova.

Durante as compras prefira empresas que se preocupam com a sustentabilidade do planeta, Hoje em dia, existe um grande número de marcas que trabalham como o sistema de logística reversa. Antes de jogar uma lâmpada ou uma garrafa no lixo verifique se não existem postos de coleta em sua cidade.

Além disso, você pode reutilizar as embalagens dos produtos. As da Beatus, por exemplo, podem ser usadas para colocar álcool em gel para levar na bolsa.

Outra ação que ajuda o meio ambiente, é a separação do lixo. Muitas cidades do país têm programas de coleta seletiva, onde o material reciclado é destinado à cooperativas. Não existem ainda outros planetas habitáveis, logo precisamos cuidar muito bem deste! 🧐

Agora, quer testar seus conhecimentos sobre o universo de skincare e beleza limpa? Participe do Clean Beauty Quiz!

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Ganhe descontos exclusivos, fique por dentro das novidades e garanta um cupom de 10% de desconto 😍