Como as necessidades do nosso corpo mudam com a idade

Como as necessidades do nosso corpo mudam com a idade

Escute o seu corpo, ele passa por mudanças conforme a idade avança. Saiba quais são elas e cuidados especiais para envelhecer bem!

Escute o seu corpo! Esse é um hábito que é muitas vezes negligenciado, mas que é essencial para viver bem e de maneira saudável. 

À medida que envelhecemos, nosso corpo passa por mudanças que, embora passem despercebidas por um longo período, em certo momento ficam expostas diante de nossos olhos. 👀 Envelhecer não é um problema em si, mas sim um sinônimo de crescimento, maturidade e sabedoria. 

No entanto, para ser uma boa notícia é preciso envelhecer com saúde e uma das maneiras de fazer isso é escutando o que o corpo tem a dizer. 

Não importa se você está no auge de sua juventude ou no final de sua vida adulta, saber os sinais que o corpo emite em cada idade é essencial para passar por todas as fases dessa vida da melhor maneira possível! 🚩

Então, confira agora as mudanças pelas quais o corpo passa e a importância de saber identificar e ouvir suas necessidades.

Uma metamorfose ambulante

Mesmo que você não seja como o Raul Seixas e não tenha exatamente a preferência de ser uma metamorfose ambulante, a verdade é que todos nós somos. 🦋

Nosso corpo, desde o momento da concepção, está em constante mudança. Células novas nascem e morrem, novas conexões cerebrais são feitas, novos movimentos são descobertos. Não existe dia tedioso para nosso corpo. 

Durante uma boa parte da vida, essas mudanças passam despercebidas ou são recebidas com animação. Por exemplo, quando um bebê começa a andar e a falar, ou quando atingimos a altura mínima para andar no banco da frente do carro. 

Mas chega um momento, normalmente quando se aproximam os temidos “-enta” (quarenta, cinquenta, sessenta…), em que as mudanças começam a não ser recebidas com a mesma graça. 

Mas que mudanças são essas que ocorrem ao longo das diferentes fases da vida? Vamos falar delas com mais calma, agora.

Os aguardados 20

Ao chegar na adolescência, muitos de nós começam a fazer diversos planos para realizar quando atingir os 20 anos, a idade da liberdade. 

A verdade é que, quando chegamos lá, pode ser frustrante descobrir que não é o reino mágico que imaginávamos quando éramos menores. 

O corpo atinge sua maturidade nessa década. Para as mulheres, isso significa um ciclo menstrual regularizado. Além disso, o auge da fertilidade é durante esse período, assim como da lubrificação vaginal e da libido. 😍

Claro, a natureza faz convergir todas essas características para levar ao máximo a probabilidade de reprodução e perpetuação do nosso código genético. 

Mas nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, cada vez menos pessoas têm tido filhos nessa idade. Em contrapartida, os excessos se tornam quase uma regra e muitos vivem em uma espécie de adolescência estendida. 

Por mais sutis que sejam, nosso corpo emite sinais contra essa forma de tratá-lo, ele avisa que as consequências disso no futuro não vão ser agradáveis. 

Esses sinais vêm em forma de olheiras, dores de cabeça, cansaço… 😵 é preciso ouvir o que seu corpo tem a dizer o mais cedo possível. 

Os 30 são os novos 20

Quando chegamos aos 30 anos, o corpo realmente começa a ter funções um pouco menos eficientes. É nessa idade que uma boa parte das mulheres, hoje, escolhe ter filhos e as flutuações hormonais da gravidez geram efeitos em todo o corpo. 

Um desses efeitos, inclusive, incide sobre os dentes e os ossos, que ficam mais sujeitos a problemas. 🦷 Por isso, cuide deles, ingerindo cálcio por meio dos alimentos e tomando sol (ou suplementos) para absorver vitamina D. 🥛

Além disso, esse é o momento em que as células que compõem nossos órgãos começam a morrer e isso é um processo natural, que não pode ser evitado. No entanto, ele pode ser adiantado, principalmente por causa de nosso estilo de vida, como má alimentação, sedentarismo e sono de má qualidade. 🍔

Quanto menos células trabalhando nos órgãos, menos eficiente são suas funções, então, é nos trinta que o metabolismo começa a desacelerar. Em consequência disso, emagrecer é mais difícil, enquanto acumular gordura é muito mais fácil. 

Neste caso, o processo celular lentificado também afeta a capacidade de reposição de células da pele e, assim, começam a surgir as rugas e a flacidez. 

O início dos -enta, os quarenta

A partir dos quarenta anos, muitas mulheres começam a escutar mais o que o corpo tem a dizer, porque os sinais tornam-se mais perceptíveis. 📣 Nesse período, uma boa proporção delas experimentam as mudanças hormonais e corporais do climatério, o período que precede a menopausa. É preciso ter cuidado com os ossos em especial, já que a queda de produção de hormônios como o GH pode afetar sua estrutura. 

Colocando o preconceito de lado, essa é uma boa idade para marcar a primeira consulta ao geriatra a fim de receber orientações para envelhecer com saúde. 

Um outro sinal do envelhecimento que aparece nesse período é a dificuldade crescente de enxergar de perto. 👓

Nesse caso, não se deve ter vergonha nenhuma em buscar um oftalmologista e usar óculos, que podem ser um acessório incrível para compor um look. 

Devido às mudanças hormonais, principalmente, algumas mulheres experienciam secura vaginal, queda da libido e desconforto na hora do sexo. 💦

Se isso for um problema, pode-se também buscar, junto a um profissional de saúde, soluções hormonais ou naturais.

O ponto de virada, os 50

No período dos 50 anos vem a menopausa, que muda completamente a vida da mulher. Muitas dizem que para melhor. Nessa fase é preciso prestar especial atenção aos ossos e músculos, procurando fortalecê-los por meio da alimentação e, se preciso, de suplementação.  

Com a perda de força progressiva a partir dessa idade, é importante também investir em exercícios de força, como a musculação, mas sempre supervisionados por um profissional capacitado. 💪

O início da melhor idade, os 60

A partir dos 60 anos, começam as décadas de maturidade e experimentação. Muitos se aposentam e é nesse momento que se tem o tempo para aproveitar a natureza, passear, fazer o que gosta e ficar com quem se ama.

Uma vida toda ouvindo o que o corpo tem a dizer e envelhecendo com saúde dá como recompensa a energia para viver essa fase ao máximo. 


Escute seu corpo!

Envelhecer, como dissemos, não precisa ser algo trágico, ou um mal necessário.  Quanto mais cedo começamos a escutar nosso corpo e atender suas necessidades, mais oportunidade criamos para envelhecer bem e com saúde!

Por isso, pare agora! ⛔

Respire! 👃

Escute seu corpo… 👂

Entenda o que ele pede, se é para você dormir melhor, comer mais saudável ou se exercitar mais. 🛌🏃

Seja qual for a sua idade, seu corpo é sua primeira casa nesse mundo. Trate dele ainda melhor do que você trata sua casa de tijolos! 🏡

Para mais conteúdos sobre saúde e bem estar, não deixe de acompanhar o blog da Beauts. Adoramos ter você aqui, para crescer e envelhecer conosco!

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.