maskne

Maskne: saiba como evitar a acne causada pela máscara

‌O uso prolongado de máscaras de proteção por causa da pandemia tem provocado um novo tipo de acne, a maskne. Saiba como evitar e tratar sua pele.

A maskne é um dos efeitos provocados pela pandemia do coronavírus, já que o uso prolongado de máscara de proteção tem propiciado o aparecimento de espinhas em homens e mulheres.

Embora o termo seja novo, profissionais da saúde já conheciam esse problema causado pelo atrito do acessório com a peça há bastante tempo.

Mas como não dá para ficar sem usar máscara nesse momento, é preciso tomar alguns cuidados para prevenir o aparecimento de espinhas.

Portanto, se você deseja saber mais sobre a maskne, continue lendo esse artigo que a Beauts preparou especialmente para você.

O que é maskne?

Além de todo o estresse e preocupação, a pandemia influenciou no surgimento de um outro problema, a maskne.

O termo, criado a partir da junção da palavra máscara, em inglês, com acne, serve para designar as espinhas causadas pelo uso prolongado da máscara de proteção.

Com o uso prolongado do acessório a fim de se proteger do coronavírus, a pele fica abafada.

Com isso, acaba sendo criado um ambiente favorável para a reprodução de fungos e bactérias, bem como do aumento da produção de sebo.

Quais são os sinais da maskne?

Como esse tipo de acne é mecânica, ou seja, causada pelo atrito da máscara na pele, as espinhas aparecem principalmente na região da boca, bochechas e nariz.

Logo, se você perceber maior desenvolvimento de espinhas nessa região, certamente estará sofrendo dos efeitos colaterais da maskne.

Como evitar o aparecimento de espinhas causadas pelo uso de máscara?

Quem passa muito tempo fora de casa acaba usando a máscara por um período muito prolongado, contribuindo para o aparecimento da maskne.

E nós sabemos que a pele está diretamente ligada com a nossa autoestima.

Portanto, para prevenir esse tipo de espinha, tomar alguns cuidados durante o uso da máscara e ter uma rotina de skincare são fundamentais.

Escolha bem a sua máscara

O primeiro ponto para se evitar a maskne é ficar atento ao tipo de material da máscara de proteção.

Como o tempo de uso tem sido maior, elas acabam causando certo atrito na pele e abafando a região.

Dessa forma, prefira aquelas feitas de materiais naturais e macios, como o algodão.

Além disso, evite as máscaras de lycra, nylon, poliéster, acetato e acrílico.

Esses materiais sintéticos não permitem que a pele respire, o que favorece ainda mais a produção de sebo e o entupimento dos poros.

Tenha cuidado ao colocar e tirar a máscara

Certifique-se sempre de estar com as mãos limpas na hora de colocar ou tirar a máscara. Em ambos os momentos, toque apenas no elástico ou corda.

Ao colocá-la, arrume a parte frontal, cobrindo o nariz, boca e queixo, isso protege não só a sua pele, mas também a sua saúde.

Lave imediatamente a máscara com um sabão neutro ou de coco e deixe-a secar no sol. Ela só deverá ser usada quando estiver totalmente seca.

Além disso, é importante trocar o acessório a cada duas a quatro horas. O mesmo vale se ela ficar úmida.

Mantenha o rosto limpo e seco

O uso prolongado da máscara pode aumentar a umidade na região do nariz, boca e queixo, provocando sensibilidade em algumas pessoas.

Quem tem pele mista ou oleosa, por exemplo, pode sofrer ainda mais com a oleosidade, o que, por sua vez, estimula o surgimento da acne.

Portanto, é fundamental manter o rosto limpo e seco.

Se você sua mais, o recomendado é trocar a máscara assim que ela ficar úmida e limpar o rosto com produto específico para o seu tipo de pele.

Na hora de passar o hidratante e o protetor solar, aguarde os produtos secarem completamente antes de colocar o acessório.

Para as máscaras N95, o indicado é esperar 30 minutos. Já para as de tecido, 15 minutos.

Maskne – Evite usar maquiagem

Para evitar a maskne, o ideal é não usar maquiagem na área que fica coberta pela máscara, pois isso não deixa a pele respirar.

Contudo, caso seja necessário, opte por cosméticos livres de ingredientes tóxicos e pesados.

Na hora de aplicar algum produto na pele, use sempre esponjas e pincéis limpos.

Tenha uma rotina de cuidados com a pele

Mesmo usando a máscara diariamente e por longos períodos, não dá para abrir mão da skincare. Mantenha sua rotina de cuidados ao começar e finalizar o dia.

Assim, invista na limpeza, hidratação e proteção da pele, bem como em cuidados específicos para controlar a oleosidade e tratar espinhas.

Limpeza

Invista em um produto específico para limpar a pele profundamente tanto pela manhã quanto à noite.

A limpeza matinal ajuda a remover as substâncias acumuladas durante o descanso.

Já a noturna, é fundamental para retirar os resíduos que se acumulam ao longo do dia, principalmente se você usa maquiagem.

Nossa sugestão é usar o Gel de Limpeza Facial com Niacinamida, que limpa e acalma a pele.

Inclusive, o seu uso frequente melhora a aparência de poros dilatados e previne o envelhecimento precoce, pois contém ativos antioxidantes.

Sua fórmula vegana, com ingredientes naturais e limpos combina niacinamida, camomila, moringa, aloe vera e pantenol.

Tonificar

A tonificação reequilibra o ph natural da pele e também ajuda a fechar os poros, por isso, é uma etapa indicada para quem está com acnes.

Desse modo, invista em produtos que tenham propriedades cicatrizante, antisséptica, bactericida e fungicida, como o Smart.

Ela é uma Green water multifuncional indicada para quem tem pele normal, mista, acneica ou oleosa.

Entre os seus princípios ativos, estão:

  • Hidrolato de melaleuca;
  • Hidrolato de manjericão;
  • Extrato de calêndula;
  • Óleo essencial de cravo;
  • Óleo essencial de hortelã pimenta.

Sérum para controlar a oleosidade

Por fim, o nosso defense é um grande aliado no combate a maskne.

Primeiro porque ele é um sérum, produto que possui uma consistência mais leve e aquosa, o que proporciona maior absorção na pele.

Segundo porque ele controla a oleosidade, sem eliminá-la por completo.

A oleosidade natural é importante para proteger e hidratar o corpo humano. Sem ela, o organismo tende a produzir mais para compensar a sua falta, provocando um efeito rebote.

Além disso, o defense age diretamente na acne ou nos pontos de inflamação, e protege a pele da poluição e da ação de radicais livres

Sua fórmula vegana e sem ingredientes tóxicos, é composta por cinco algas marinhas (Alga Fucus, Spirulina, Ascophyllum, Laminaria e Porphyra), Biosaccharide e Extrato de Polygonum Cuspidatum Root.

A maskne tem tratamento?

O tratamento da maskne é bem mais simples, pois ela é causada por agentes físicos e não hormonais.

Seguir as dicas e os cuidados acima já contribuem para a diminuição das espinhas e até o desaparecimento total delas.

Agora, caso a acne causada pelo uso prolongado não desapareça, o ideal é procurar um dermatologista para avaliar se o seu problema é maskne e te indicar o tratamento correto.

Se você deseja se aprofundar no universo de skincare e beleza limpa, baixe o nosso Guia Clean Beauty e conheça nossos produtos com ativos naturais e orgânicos do mundo todo.

Ele foi elaborado pensando em você e é gratuito! <3

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.