Se você já encontrou cosméticos “livre de sulfatos”, pode ter se perguntado o que isso significa. Afinal, ele costuma estar presente em vários produtos de higiene e limpeza. 🤔
Então por que a preocupação em trazer produtos sem esse componente? Não se preocupe, é isso que vamos te ajudar a entender!
A indústria da beleza busca, cada vez mais, proporcionar experiências saudáveis para o consumidor. Mas isso só é possível se ficarmos de olho nos ingredientes tóxicos que podem aparecer!
Vem com a gente e entenda mais o que envolve a polêmica dos sulfatos. 😮
Quais são os ingredientes tóxicos nos cosméticos?
Se você busca sempre os melhores produtos para usar, é importante saber quais os ingredientes tóxicos dos cosméticos.
Veja uma lista de alguns dos principais de acordo com o International Nomenclature of Cosmetics Ingredients (INCI):
- Amianto;
- Butil-hidroxianisol;
- Chumbo;
- Parabenos;
- Formaldeído;
- Petrolato;
- Trietanolamina;
- Sulfatos.
.A lista pode ser longa, e nem todos fazem parte das fórmulas de cosméticos, mas se aparecerem, mesmo em pequenas porcentagens, pode ser prejudicial para a sua saúde! 😱
O que são sulfatos?
Os sulfatos nos cosméticos são um conjunto de componentes que se originam do ácido sulfúrico, e costumam ser usados, principalmente, em produtos de higiene pessoal, como:
- sabonetes;
- shampoos;
- pastas de dente.
Na prática, são ingredientes responsáveis por fazer espuma nos produtos em contato com a água.
Por serem conhecidos como detergentes, eles contribuem para retirar a sujeira com maior facilidade. 💦
Por que os sulfatos são ruins?
Os sulfatos começaram a chamar a atenção por promoverem uma limpeza mais agressiva, deixando de cuidar da pele.
Não existem estudos que comprovem problemas à saúde, mas eles se destacam na lista de ingredientes tóxicos porque agridem mais o organismo, justamente para “limpar melhor”.
Nesse caso, eles passam a afetar o microbioma, o que pode causar irritação e alergias nos olhos, pele e pulmões. 😵
Inclusive, pessoas com organismo sensível podem desenvolver alguns tipos de câncer por conta dos sulfatos, que entram em contato com outros elementos químicos perigosos na fabricação de produtos.
Além disso, não é recomendável remover todas as sujeiras da pele e cabelo, pois algumas ajudam a nos proteger de doenças.
E, ainda, os sulfatos, quando descartados na natureza, prejudicam o desenvolvimento do bioplâncton, fundamental para a alimentação dos peixes. Isso faz com que ele seja considerado um ingrediente tóxico para diversos animais aquáticos. 🐟
Como os sulfatos podem estar descritos nos produtos?
Se você está preocupado em usar cosméticos com ativos naturais e sem sulfatos, pode ficar atento para os nomes que esses ingredientes tóxicos usam nas fórmulas e descrições dos produtos.
A nomenclatura oficial pode ser Lauril Sulfato de Sódio (SLS) e Lauril éter sulfato de sódio (SLES). Além disso, existem variações que podem aparecer nas embalagens, como:
- Sodium lauryl sulfate;
- Sodium lauryl ether sulfate;
- Monododecyl ester sodium salt sulfuric acid;
- Sulfuric acid;
- Sodium salt;
- Magnesium sulfate;
- Ammonium lauryl sulfate;
- TEA-lauryl sulfate magnesium laureth sulfate;
- entre outros.
Parecem muitos, não é? Na dúvida, procure por nomes relacionados a “sodium” ou “sulfate”. Na maioria das vezes, é um indicativo de ingredientes tóxicos ou possivelmente nocivos. 🤯
Para garantir, procure sempre usar cosméticos orgânicos e certificados, que indiquem uma fórmula livre desses componentes.
E para conferir mais dicas, siga a Beauts nas redes sociais e veja como ter a pele saudável de verdade! 😍
1 comentário
Bom dia ,sou uma estudante de cosmetologia muito curiosa e adorei encontra esta empresa com um pegada muito boa ,principalmente com as materias primas usda em seus produtos,parabens.