Que cuidar da pele é um hábito indispensável e muito praticado por homens e mulheres, você já sabe, certo!?
Entretanto, mais do que manter um “rosto bonito”, esse tipo de rotina ressignifica partes do corpo e impacta positivamente na autoestima da pessoa. Ou seja, é mais uma forma de se autoconhecer e olhar para a pele com carinho.
No entanto, é importante se atentar aos ingredientes usados nos produtos de beleza, uma vez que muitos causam inflamações, acnes e até mesmo câncer. Além disso, uma grande quantidade desses ingredientes podem ser nocivos ao meio ambiente.
Por isso, bora aprender como cuidar da pele de maneira mais saudável e segura? 💖
Por que devemos ter uma rotina de cuidados com a pele ?
A pele é um órgão muito importante para a nossa sobrevivência, pois atua como uma barreira protetora contra bactérias, fungos, vírus e até mesmo produtos químicos. Ela ainda possui funções sensoriais e de regulação térmica.
Sem os cuidados básicos (limpeza, nutrição, hidratação e proteção), ela fica incapacitada de exercer seus papéis corretamente. Além de poder absorver substâncias tóxicas e prejudiciais para o nosso corpo.
Por isso, cuidar da pele tem se transformado em um hábito mais consciente entre as pessoas que procuram ter mais saúde e qualidade de vida. 💖
Qual a relação dos ingredientes dos cosméticos com a nossa saúde?
A indústria da beleza usa uma série de ingredientes para manter os produtos conservados por mais tempo. O mesmo vale para dar cheiro, consistência, textura emoliente, entre outros.
No entanto, muitas dessas substâncias são tóxicas não só para o corpo humano, como também para o meio ambiente. Elas são responsáveis por ocasionar inflamação, vermelhidão, acne e até provocar desregulações hormonais e câncer, como os parabenos e formol. 😱
Assim, ao invés de trazer benefícios, determinados cosméticos impactam negativamente na saúde da nossa pele.
Por outro lado, têm surgido alguns movimentos que visam conscientizar as pessoas sobre o risco desses produtos. Entre eles, está a beleza limpa, que se preocupa com o impacto de determinadas substâncias na vida dos consumidores e do planeta.
Que ingredientes devemos evitar ao cuidar da pele?
Você já parou para observar o rótulo dos cosméticos que tem em casa? Muitos têm nomes difíceis, o que dificulta a nossa compreensão do que é tóxico ou não.
Para te ajudar a cuidar da pele, listamos alguns ingredientes que você deve evitar. Veja a seguir:
- Amianto – comum em maquiagem em pó ou em talco para bebês, está ligado ao câncer de pulmão;
- BHA e BHT (Butylated Hydroxyanisole) e (Butylated Hydroxytoluene) – ingredientes para conservar hidratantes e maquiagens e que interferem no funcionamento hormonal;
- Chumbo (Lead acetate) – presente em tinturas e batom, é responsável por intoxicações e câncer;
- Formaldeído (formaldehyde) – usados em esmaltes e alisantes, eles provocam irritações na garganta, olhos e nariz, bem como câncer de nasofaringe e leucemia, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC);
- Parabenos (Propylparaben) – tem a função de conservar os produtos e estão associados ao câncer de mama;
- Perfume sintético (parfum) – provoca alergias e asma, além de serem cancerígenos; 😱
- Petrolatos (petrolatum) – presente em diversos cosméticos, eles impedem a respiração da pele e obstrui os poros;
- Plásticos – comuns em pasta de dentes ou esfoliantes, eles poluem a água e afeta diversos animais;
- Silicones (Siloxanos): geralmente usados em hidratantes, causam danos ao fígado e interfere nas funções hormonais;
- Sulfatos (Sodium Laureth Sulphate) – responsáveis por formar espuma, provocam alergias, dermatites e também são carcinogênicos;
- Triclosan e Triclocarban – usados em sabonetes e desodorantes, eles desregulam o sistema de defesa e reduz as funções musculares. O último ainda está relacionado ao câncer de mama e de próstata.
O que são ingredientes seguros e como identificá-los?
As substâncias seguras são aquelas que não são tóxicas e não causam prejuízos nem à saúde humana, nem ao meio ambiente.
Geralmente elas são regularizadas por órgãos como a Anvisa. Contudo, em alguns países a regulamentação cosmética é bem fraca, como nos Estados Unidos.
Enquanto a Europa tem uma lista de mais de 1300 ingredientes proibidos, os EUA tem apenas 11. Isso é bastante preocupante, uma vez que muitas pessoas têm o hábito de cuidar da pele com produtos importados do país norte americano. 🧐
Uma outra forma de garantir o uso de ingredientes seguros, é optar por marcas certificadas, e/ou que são de beleza limpa. Afinal, este movimento usa substâncias não-tóxicas e comprovadamente seguras.
Como cuidar da pele com ingredientes seguros?
O primeiro passo de uma rotina de cuidados é optar por produtos que valorizem a saúde e o bem-estar a longo prazo. Isto é, que não agridem a saúde dos seres humanos ou a natureza.
Veja a seguir como cuidar da pele de forma segura:
Limpar
Primeiramente é importante remover todas as impurezas da pele, como o suor, excesso de gordura, poeira e resto de maquiagem.
Nesse sentido, opte pelo Gel de Limpeza Facial Niacinamida. Ele promove uma limpeza profunda sem agredir ou retirar a umidade natural da pele, além de acalmar e reduzir manchas.
Tonificar
O próximo passo é eliminar qualquer resíduo e reequilibrar o pH da pele. A Beauts indica a Smart Blend Multifuncional, que combina ativos naturais como a Melaleuca, Calêndula, Cravo, Hortelã e Manjericão.
Esses ingredientes têm propriedades bactericidas, fungicida, cicatrizante e antisséptica e, por isso, ajudam a acalmar pontos inflamados e refrescar o corpo.
Hidratar
A hidratação é uma das etapas mais importantes ao cuidar da pele, pois mantém a camada de proteção cutânea saudável. Portanto, não esqueça de escolher um hidratante para o seu tipo de pele. 😚
Quem tem pele oleosa ou acneica pode investir no Defense, feito a partir de um mix de algas marinhas. Ele é um sérum 4 em 1, pois:
- Controla a produção de oleosidade;
- Protege a pele das partículas poluentes do ar:
- Combate os radicais livres;
- Age sob a acne ou pontos de inflamação.
Já o Hidra, combina diferentes tipos de ácido hialurônico e é indicado para todos os tipos de pele. Ele atua em todas as camadas da pele e tem um efeito lifting natural e instantâneo.
Cuidar da pele – Hidratação Noturna
A noite invista em um produto potente, que nutre a pele e estimula a produção de colágeno enquanto você dorme, como o Lummi, um creme noturno da Beauts.
Ele é feito com extrato de Shiitake e de African Potato, além de Tara Tree peruana, que juntos ainda ajudam a amenizar as linhas de expressão e uniformizar manchas e diferenças de tons da pele.
Proteger
Durante o dia, não abra mão de usar protetor solar, viu!?
Os raios solares podem provocar manchas, rugas, sardas e até mesmo câncer de pele. Dessa forma, escolha um produto com fator de proteção maior que 30 fps, que não irrite a pele, resista a água e que, claro, seja livre de ingredientes tóxicos ❤️
Não esqueça de reaplicar o produto a cada 3h e usá-lo em lugares fechados, pois a luz visível (emitida por telas) é responsável pelo envelhecimento precoce.
Cuidar da pele – Esfoliação corporal
Os esfoliantes com plásticos poluem os oceanos e são nocivos a nossa saúde. Portanto, prefira produtos que contém bio esfoliantes, como o Thai Detox.
Ele tem nozes, açaí e cristais de quartzo, que promovem uma esfoliação corporal natural. Além disso, possui óleos essenciais de capim-limão e laranja doce, responsáveis por revigorar corpo e mente.
Viu como é possível cuidar da pele de forma segura e ainda sem agredir o meio ambiente?
Agora, se você quer aprender mais sobre beleza limpa e ativos naturais, baixe nosso Guia de Clean Beauty feito especialmente para você.