alimentos-bons-para-a-pele

Alimentos bons para a pele que não podem faltar na sua alimentação

Você sabe quais são os alimentos bons para a pele? Veja aqui as frutas, verduras e leguminosas que não podem faltar na sua alimentação.
Poros dilatados: entenda quais são as causas e como tratar Lendo Alimentos bons para a pele que não podem faltar na sua alimentação 8 minuto Próximo Como cuidar da pele oleosa e acneica com clean beauty

De nada adianta você investir em uma rotina de cuidados, mas não consumir alimentos bons para a pele. Se o nosso corpo necessita de nutrientes para que os órgãos desempenhem suas principais funções, precisamos encontrar um equilíbrio que o beneficie da melhor forma possível! 🤗

Nesse sentido, para se ver livre de rugas ou manchas, é fundamental ter uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, leguminosas e proteínas. Ah! E se possível alinhar produtos de autocuidado que aumentem ainda mais os resultados positivos para o nosso tecido!

Dessa forma, além de se manter saudável, você faz com que todo um equilíbrio corporal seja restabelecido, ajudando a saúde corporal, sua pele e a saúde mental de uma só vez.

Quer ver como fazer isso de maneira simples e descomplicada? Então, acompanhe nossas dicas até o final! 🥰

Benefícios da alimentação para a pele

As frutas, verduras, leguminosas, sementes, castanhas e proteínas são ricas em componentes essenciais para manter a pele saudável. Com elas, podemos garantir maior firmeza e hidratação para a nossa pele de forma geral.

Sem uma alimentação balanceada, o nosso corpo não consegue combater a inflamação existente, deixando um pouco de lado a prevenção do tecido e influenciando diretamente no envelhecimento precoce, fazendo com que a regeneração seja ainda mais complicada. 😱

E esse processo, pode impactar diretamente a sua autoestima. Por isso, antes de recorrer a produtos ou tratamentos estéticos é necessário olhar para o que você consome e verificar se existe algum tipo de mudança simples que pode ser feita!

Quais vitaminas e nutrientes minha pele precisa?

Os alimentos bons para a pele são ricos em substâncias que ajudam a construir e a manter o funcionamento integral dos nossos órgãos.

Assim, a pele necessita de diversos nutrientes para se manter saudável. Veja a seguir alguns dos principais. 😊

Vitamina A

Classificada como lipossolúvel, ela fica armazenada por muito mais tempo nosso corpo e possui diversos benefícios para a pele, como:

  • Prevenção de cravos e espinhas;
  • Compensação dos efeitos negativos da exposição à radiação ultravioleta;
  • Contribui para a função celular das mucosas e da pele;
  • Ajuda a reparar o epitélio e o tecido celular;

Portanto, o seu consumo mantém a pele mais jovem e iluminada.

Inclusive, a Vitamina A pode ser encontrada na abóbora, batata doce amarela, caju, couve, cenoura, espinafre, goiaba, morango e ovos.

Vitamina C

Essa é uma das vitaminas mais importantes não só para o corpo, mas também para a pele. Além de atuar no fortalecimento da imunidade, ela tem ação antioxidante e combate os radicais livres que causam o envelhecimento da pele.

O consumo de alimentos ricos em vitamina C contribui para a formação do colágeno, proteína essencial para manter o tecido conjuntivo firme e com elasticidade. 🤩

Para ter todos esses benefícios, inclua na sua dieta alimentos bons para a pele, como:

  • Acerola;
  • Caju;
  • Kiwi;
  • Laranja;
  • Limão;
  • Tangerina.

Betacaroteno é um dos alimentos bons para a pele

Esse nutriente, conhecido no universo da saúde como carotenóide, é responsável pela pigmentação de plantas, frutas e legumes, como o amarelo intenso da manga. Dessa forma, ele ajuda a deixar a pele dourada e a manter o bronzeado por mais tempo.

Por outro lado, o betacaroteno atua diretamente contra a radiação solar, proporcionando ação antioxidante e proteção do DNA celular. Além disso, esse também pode ser considerado o precursor da produção de vitamina A no organismo. Incrível, não é mesmo? 😍

Dessa maneira, consumir acerola, abóbora, batata-doce, beterraba, brócolis, cenoura, couve, goiaba, manga, mamão e rúcula podem fazer com que você tenha um melhor desenvolvimento, sem contar que são alimentos bons para a pele em qualquer época da vida! 😉

Ômega-3

Bom para o corpo, para a pele e para a mente, o ômega-3 é uma gordura boa que tem propriedade anti-inflamatória e antioxidante. Assim, é um nutriente que ajuda a prevenir danos celulares e a combater os raios UV.

O tipo DHA (ácido docosahexaenoico) compõem as células da pele e é responsável por estimular a produção de elastina e mantê-la macia, hidratada e flexível. Por isso, seu consumo melhora o aspecto e o grau da celulite e evita rugas.

Embora a principal fonte de ômega 3 seja o salmão, é possível encontrá-lo também nas castanhas, nozes, azeite de oliva e sementes de chia e linhaça. Ah! E você pode intercalá-las em sua alimentação sem grandes problemas, tá? ❤️

Zinco

Também presente no organismo, o Zinco é um mineral que tem ação cicatrizante e diversos efeitos benéficos para a pele. Seu consumo diminui a produção de sebo das glândulas sebáceas, além de ser um ótimo aliado no tratamento de acne e eczemas.

Ele ainda estimula a produção de colágeno e na queratinização da pele. Por isso, inclua na sua alimentação: aveia, amendoim, castanha de caju, ervilhas, feijão, grão de trigo, nabo e nozes. 👏

06 alimentos bons a para pele

Para manter a saúde da pele é importante ter uma alimentação equilibrada e rica em frutas, verduras e leguminosas.

Do mesmo modo, é super importante beber no mínimo 2 litros de água por dia para manter o corpo hidratado. Afinal, o líquido ajuda a remover as toxinas do organismo e na absorção de nutrientes.

E uma dica importante é: Mesmo que tenhamos separado alguns alimentos bons para a pele, caso tenha alguma dúvida, não deixe de consultar o seu médico de confiança ou um dermatologista especializado, viu? 😀😍

1. Cenoura

Rico em betacaroteno e vitamina A, o legume ajuda a proteger a pele dos raios solares e a combater as manchas. A cenoura ainda previne o excesso de oleosidade e deixa a pele mais viçosa.

2. Abacate

Rico em antioxidantes, gorduras boas e vitaminas A, C, E, K e do complexo B, o consumo dessa fruta ajuda a repor todos esses nutrientes no organismo e a combater estrias, rugas e celulite.

Além disso, o abacate atua na limpeza dos poros e na hidratação das camadas mais profundas da pele, deixando-a mais iluminada e jovem. Aproveita e já faz uma máscara facial. 👩

3. Brócolis também são alimentos bons para a pele

Esse vegetal ajuda a manter a pele saudável (hidratada e sem rugas) e proteger as células dos radicais livres, pois é rico em vitaminas A e C, zinco e carotenóides. O brócolis também é composto por sulforafanos, que age contra os danos do sol.

4. Frutas vermelhas

Amoras, cerejas, framboesas, mirtilos, morangos e romãs são antioxidantes e cheias de vitamina C e flavonoides, que juntos previnem o envelhecimento precoce e ajudam a uniformizar o tom da pele.

A romã ainda tem efeito anti-inflamatório e antibacteriano, que previne o surgimento de cravos e espinhas.

5. Chá-verde como um dos alimentos bons para a pele!

A bebida também é um dos alimentos bons para a pele, pois possui uma grande quantidade de antioxidantes. Assim, ela previne a formação de rugas e manchas e mantém a pele hidratada e com aspecto saudável. 🥳

Você pode consumir de duas a três xícaras de chá verde por dia, entretanto, não tome após as refeições, pois ele impede que o organismo absorva o ferro, cálcio e vitamina C.

6. Chocolate

Você acredita que o consumo desse doce também ajuda a deixar a pele mais saudável? Temos certeza que essa era uma das notícias que você mais gostaria de escutar, não é mesmo? 😂

Isso acontece porque o chocolate preto é rico em antioxidantes, como o flavonol, que protege a pele dos raios solares e ajuda no aumento do fluxo sanguíneo e da hidratação.

Nesse caso, também não é todo o chocolate que pode trazer esses benefícios incríveis para a nossa saúde. O ideal é que você busque consumir os chocolates que tenham pelo menos 70% de cacau, como os amargos ou meio amargos.

Quer conhecer todos os benefícios da beleza limpa na nossa saúde? Então não deixe de dar uma olhadinha na linha dos produtos Beauts para ter uma pele ainda mais radiante. 🥰🥰

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.