Conheça os benefícios que os prebióticos e probióticos podem trazer para a sua pele

Conheça os benefícios que os prebióticos e probióticos podem trazer para a sua pele

Você sabe como esses pequenos microrganismos podem fazer bem para a sua pele? 
Lançamento Glowbiotic+: Conheça o novo produto Beauts para uma pele iluminada Lendo Conheça os benefícios que os prebióticos e probióticos podem trazer para a sua pele 6 minuto Próximo 5 hábitos para uma rotina mais saudável

Provavelmente você já ouviu falar sobre prebióticos e probióticos antes, certo? Afinal, esse novo estilo de vida e alimentação mais natural está ficando cada vez mais popular.

Mas você sabe como esses pequenos microrganismos podem fazer bem para a sua pele? 

Sabemos que em um primeiro momento, pode parecer estranho, já que muitas pessoas associam esses elementos aos cuidados da flora intestinal. Erramos? 😅

No entanto, nós podemos provar para você todos os benefícios que os prebióticos e probióticos podem te oferecer caso esteja buscando uma pele mais saudável, renovada e bonita! 

Continue com a gente para saber todos os detalhes! 😍

O que são prebióticos e probióticos?

Os prebióticos são componentes que incentivam o desenvolvimento e proliferação de bactérias saudáveis para a flora e para a microbiota humana.

Geralmente, são fibras não-digeríveis, que se hospedam no organismo para ajudar a cultivar as colônias benéficas para o corpo.

Enquanto isso, os probióticos são microrganismos vivos, de origem humana, que se desenvolvem no organismo.

Na medida certa, eles podem trazer diversas vantagens para o sistema imunológico, para a absorção de nutrientes e para criar camadas naturais de defesa em todo o sistema interno e externo.

No começo, os prebióticos e probióticos ficaram populares na alimentação. Por exemplo, podemos apostar que você já ouviu falar sobre os iogurtes naturais e os kombuchá.

Mas depois de vários estudos, especialistas perceberam como esses alimentos eram bons para a pele, e viram potencial para usar em outros produtos.

Hoje, os prebióticos e probióticos contam até com um guia oficial criado pela Anvisa, e estão presentes em vários lugares. Inclusive nos cosméticos! 🥰

Qual a importância de cada um?

Os prebióticos e probióticos são extremamente importantes, juntos e também separados! ✌️

O nosso organismo funciona como uma grande colônia de zilhões de bactérias, que vivem juntas e em harmonia, principalmente na pele e no intestino.

É fundamental que essas bactérias saudáveis estejam em um número normal, cumprindo suas funções direitinho.

Mas, quando esses microrganismos começam a ficar em falta, nosso sistema passa a emitir sinais, como problemas de intestino e na pele. Nesse caso, os probióticos são importantes para repor essas colônias e restaurar o equilíbrio do corpo.

Contudo, mesmo se o organismo tiver bactérias saudáveis, mas elas não encontrarem comida, não poderão se reproduzir do jeito certo. Por isso, os prebióticos também são essenciais para estabelecer o equilíbrio perfeito.

Basicamente, se precisar repor rapidamente, os probióticos entram em cena. Para os cuidados do dia a dia, os prebióticos se tornam indispensáveis. 😉

Quais os benefícios do uso de prebióticos e probióticos?

Já deu para perceber como os prebióticos e probióticos são importantes no nosso corpo, certo? 🤪 

Mas muitas pessoas não sabem que eles também oferecem vários benefícios extras! Começando pelos prebióticos, eles podem:

  • Ajudar a tratar doenças no intestino;
  • Reduzir o risco de osteoporose;
  • Estimular o crescimento de colônias de bactérias saudáveis;
  • Reduzir o risco de câncer no cólon!

Enquanto isso, os probióticos podem trazer algumas vantagens ao nosso cotidiano, como:

  • Redução do colesterol ruim;
  • Melhora a digestão de proteínas;
  • Aumento de absorção de vitaminas e minerais no dia a dia;
  • Ajuda intolerantes a lactose;
  • Prevenção de doenças urogenitais (no canal do xixi!). 😅

Além de todos esses pontos positivos, os prebióticos e probióticos se mostram surpreendentes para a derme, principalmente se você tem a pele sensível ou probleminhas na superfície. 😍

Quais as diferenças entre os dois?

Pode ser um pouco confuso diferenciar prebióticos e probióticos, mas existem alguns pontos que podem ajudar. 🤓

Os prebióticos são componentes não-digeríveis, como fibras e lipídios. Ou seja, seu organismo não irá processá-los, apenas deixá-los no seu sistema.

Além disso, eles funcionam como fertilizantes para as bactérias, ou alimentos orgânicos (aliás, você sabe a diferença entre orgânicos, naturais e veganos? Pode ajudar a entender o conceito!).

Enquanto isso, os probióticos sempre serão microrganismos vivos que se instalam no organismo. Basicamente, são as tais bactérias, mas as saudáveis, vale a pena reforçar!

Qual o efeito na pele de cada um?

Além de todos os benefícios dos prebióticos e probióticos que listamos, eles também estão se tornando os queridinhos dos cosméticos para pele. Isso porque sua ação, analisada por diversos estudos, é surpreendente.

A princípio, os probióticos podem agir no tratamento de rosáceas, eczemas e acnes, disfunções que podem incomodar, e até mesmo ser doloridas.

Enquanto isso, os prebióticos auxiliam na hidratação da pele, diminuindo a vermelhidão, as rugas e a flacidez, retardando o surgimento de linhas de expressão, o que costuma afetar a autoestima de muitas mulheres.

Juntos, os prebióticos e probióticos são capazes de agir de dentro para fora do organismo, melhorando o aspecto da derme em sua totalidade. Além disso, muitos produtos também instalam esses organismos externamente, já ajudando a criar camadas protetoras que irão fortalecer a saúde da pele.

Por que eles são complementares na rotina skincare?

É fato que as rotinas de skincare possuem várias etapas, para melhorar a saúde da pele como um todo. Assim como é importante lavar, tonificar e nutrir a pele, também é fundamental cuidar dela de dentro para fora.

E é isso que os prebióticos e probióticos podem fazer por você, já que eles atuam diretamente no organismo, potencializando as bactérias saudáveis que trazem um aspecto mais saudável para a pele do lado de fora.

Inclusive, esses microrganismos e fertilizantes naturais podem ser os complementos ideais para a sua rotina de cuidados com a pele.

Além disso, mulheres que não conseguem cumprir todos os passos da skincare não precisam deixar de se preocupar com a sua saúde dermatológica.

Acrescentando os prebióticos e probióticos à sua rotina, como alimentos ou cosméticos especiais, já é possível aproveitar os seus benefícios. 💖

Durante a pandemia, muitos aderiram ao self-care alimentar, e descobriram um novo mundo de possibilidades naturais.

Agora, também dá para pensar em adicionar esses pequenos elementos no dia a dia, e complementar sua rotina de maneira completa.

Seja no iogurte ou no creme, cuidar da saúde é sempre o primeiro passo para uma pele bonita e um organismo forte!

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.