Cuidados no verão: como aproveitar e manter a pele e cabelos saudáveis? - Beauts

Cuidados no verão: como aproveitar e manter a pele e cabelos saudáveis?

Os cuidados no verão com a pele e os cabelos precisam ser redobrados para que não sofram com danos e ressecamento. 🌞

No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas de como realizá-los, se precisam utilizar produtos especiais, e quais passos devem tomar. 

Os cuidados no verão com a pele e os cabelos precisam ser redobrados para que não sofram com danos e ressecamento. 🌞

No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas de como realizá-los, se precisam utilizar produtos especiais, e quais passos devem tomar. 

De fato, os cuidados no verão possuem suas particularidades, mas isso não significa que sejam algo extremamente complicado. 

No entanto, é possível proteger a pele e as madeixas, evitando danos difíceis de reparar, sem ter que deixar de se divertir para isso! 😄

Para saber como e se aprofundar no assunto, continue neste conteúdo com a gente!


Como nossa pele e cabelos são afetados no verão?

É claro que precisamos cuidar de nossa pele e cabelos durante todo o ano, mas quando chega o verão, essa preocupação aumenta para muitas pessoas. Caso você se pergunte o porquê disso e não sabe se essa preocupação é justificada, vamos te dizer que sim e explicar a razão disso.

O verão, no Brasil, é o momento do ano em que o hemisfério Sul recebe a maior incidência direta de raios solares do ano. 🌎  Essa incidência é ainda maior e mais direta sobre o chamado Trópico de Câncer, que corta todo o Brasil. 

Isso significa a chegada de dias mais longos, mais quentes e com maior índice de radiação UVA e UVB. Esse conjunto de características causam diversas consequências em nossas peles e cabelos, dentre elas:

  • Nosso corpo perde mais água, o que facilita o ressecamento da pele e cabelos; 💦
  • Os raios UVA e UVB causam danos nas camadas protetora de pele e cabelos, podendo causar manchas de pele, frizz nos cabelos, piorar o ressecamento de ambos e até consequências mais sérias, como câncer de pele; 
  • Durante esse período, transpiramos mais devido às altas temperaturas, o que pode aumentar a incidência de acne e oleosidade, por exemplo; 😓
  • A água da piscina e do mar contribuem para danos na pele e cabelo tanto graças ao cloro e outros aditivos e ao sal. 

Se você está experimentando um certo desânimo depois de ler essas informações, não se aflija! Não é necessário deixar de curtir o verão para se manter bela e jovem!


Como devem ser os cuidados no verão para pele e cabelos?

Os cuidados no verão com pele e cabelos são comuns a todas, mas existem algumas especificidades para tipos de pele e cabelos diferentes, por exemplo. Quando existirem essas diferenças, vamos apontar a melhor maneira de agir em cada caso.

Vamos então ver como é possível cuidar das madeixas e da pele para que fiquem saudáveis e viçosos no verão!

Se proteja!

O primeiro passo, é aumentar a proteção contra o sol, não apenas da pele, mas também dos cabelos. Para a pele, o melhor amigo para isso é o bom e velho protetor solar. Para cada tonalidade, fatores diferentes são recomendados. 😎

Assim como, para cada tipo de pele, é interessante optar por diferentes tipos de protetor. Por exemplo, peles secas e até mistas podem se dar muito bem com protetores em creme, que deixam a pele mais oleosa. 

Mas para quem já possui essa oleosidade natural, o ideal seria a escolha de um protetor em formato de gel, por exemplo.

Além disso, é muito importante escolher um protetor diferente para o rosto e para o corpo, já que em cada local a pele tem espessura, consistência e necessidades diferentes. 

A aplicação do protetor deve ser feita de maneira regular, no máximo a cada 3h a 4h sendo que a primeira aplicação deve ser pelo menos 15 minutos antes de sair de casa. Assim, o produto acaba sendo bem absorvido pela pele.

Inclusive, é preciso reaplicar o protetor também a cada vez que se tomar banho, de mar ou piscina, depois de se enxugar ou depois de transpirar muito. 

Para cabelos, utilize um creme de pentear com protetor solar e prenda o cabelo em um coque solto. 💁 Depois de cada mergulho é preciso fazer a reaplicação. 

Principalmente as cacheadas e com cabelos ondulados precisam ter ainda mais atenção à hidratação das madeixas. 🌊 Neste caso, é interessante aplicar óleos de composição vegetal para aumentar a proteção e compensar a perda de água. 

Até mesmo quem possui cabelo oleoso deve se preocupar com esse detalhe, mas o óleo deve ser aplicado apenas nas pontas dos cabelos, para evitar a produção de mais oleosidade no couro cabeludo.

Por fim, coloque o máximo de barreiras possíveis entre você e o sol, utilizando chapéus e bonés, guarda-sol e roupas com proteção UV principalmente se praticar algum esporte e ficar muito exposta ao sol. 

Deixe a água te limpar! 

O sal da água do mar e o cloro da piscina, quanto mais tempo fazem efeito na pele e cabelos, mais danos causam. 🚿

Por isso, é extremamente importante que, depois de cada mergulho, você procure uma fonte de água doce para se limpar. 

Ao chegar em casa, tire as roupas com sal ou cloro e tome um banho frio ou, no máximo morno, para não danificar ainda mais a proteção da pele. 👙

Para aprofundar ainda mais a limpeza, principalmente do rosto, complemente o banho com uma lavagem profunda do rosto com água fria e a utilização de produtos de limpeza facial e/ou esfoliantes.

É sempre bom lembrar que a maneira em que a água mais ajuda a limpar, é de dentro para fora. Principalmente no verão, quando perdemos mais líquido, é de extrema importância tomar, no mínimo, 2,5 litros de água por dia, mas se chegar a 4 litros, seu corpo agradecerá mais ainda. 🍉

O cuidado continua depois

Mesmo depois de sair da praia e tomar um bom banho, são precisos ainda mais cuidados com a pele e os cabelos. 

Coloque em prática um cronograma capilar composto por:

  • Hidratação;
  • Nutrição;
  • Reconstrução;
  • Blindagem.

Em relação à pele, não deixe de passar hidratante corporal depois de todos os banhos que, de preferência, devem ocorrer no mínimo 2 vezes ao dia. 🛀

Na região do rosto, como já dissemos, o cuidado precisa ser mais especializado. Além de um hidratante facial, combine o cuidado com produtos de reparação e que aliviam o efeito do sol. 

Um pôr-do-sol na praia

Viu como não é um bicho de sete cabeças se proteger do sol? É preciso ter só um pouquinho de compromisso. E isso acaba não sendo nem tão complicado assim, já que a sua pele faz tanto por você, te protegendo a todo momento de impurezas e ameaças externas, não é mesmo?

Aproveite tudo da estação mais divertida do ano e continue a impressionar com sua pele e cabelos maravilhosos. ✨

Agora pegue seu protetor e sua garrafinha d’água, seu protetor e vá assistir ao pôr-do-sol, que no verão é ainda mais incrível! 🌅

Não deixe de aplaudir esse espetáculo da natureza e compartilhar com a Beauts nas redes sociais, para a gente saber que estamos te acompanhando nos seus melhores momentos! 👏

1 comentário

Marilene Menezes de Figueiredo

Marilene Menezes de Figueiredo

Amo cuidar da minha pele. ótimo conteudo! Parabéns

ESTÉTICA E COSMÉTICA 23.1

23 cursos… 1 única oportunidade.
Isso mesmo! Estética e Cosmética 23.1 é uma plataforma com 23 especializações.
Aprenda o passo a passo das técnicas mais procuradas da estética.
Tenha uma nova Profissão, Conquiste muitas clientes e seja uma Esteticista de Sucessso

Visite o Link agora: https://bit.ly/EsteticaECosmetica23x1

Amo cuidar da minha pele. ótimo conteudo! Parabéns

ESTÉTICA E COSMÉTICA 23.1

23 cursos… 1 única oportunidade.
Isso mesmo! Estética e Cosmética 23.1 é uma plataforma com 23 especializações.
Aprenda o passo a passo das técnicas mais procuradas da estética.
Tenha uma nova Profissão, Conquiste muitas clientes e seja uma Esteticista de Sucessso

Visite o Link agora: https://bit.ly/EsteticaECosmetica23x1

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Ganhe descontos exclusivos, fique por dentro das novidades e garanta um cupom de 10% de desconto 😍