cuidar-da-pele

A importância de cuidar da pele com ingredientes seguros

Cuidar da pele é essencial para manter as funções desse órgão. No entanto, é preciso usar produtos seguros e livres de ingredientes tóxicos.

Que cuidar da pele é um hábito indispensável e muito praticado por homens e mulheres, você já sabe, certo!?

Entretanto, mais do que manter um “rosto bonito”, esse tipo de rotina ressignifica partes do corpo e impacta positivamente na autoestima da pessoa. Ou seja, é mais uma forma de se autoconhecer e olhar para a pele com carinho.

No entanto, é importante se atentar aos ingredientes usados nos produtos de beleza, uma vez que muitos causam inflamações, acnes e até mesmo câncer. Além disso, uma grande quantidade desses ingredientes podem ser nocivos ao meio ambiente.

Por isso, bora aprender como cuidar da pele de maneira mais saudável e segura? 💖

Por que devemos ter uma rotina de cuidados com a pele ?

A pele é um órgão muito importante para a nossa sobrevivência, pois atua como uma barreira protetora contra bactérias, fungos, vírus e até mesmo produtos químicos. Ela ainda possui funções sensoriais e de regulação térmica.

Sem os cuidados básicos (limpeza, nutrição, hidratação e proteção), ela fica incapacitada de exercer seus papéis corretamente. Além de poder absorver substâncias tóxicas e prejudiciais para o nosso corpo.

Por isso, cuidar da pele tem se transformado em um hábito mais consciente entre as pessoas que procuram ter mais saúde e qualidade de vida. 💖

Qual a relação dos ingredientes dos cosméticos com a nossa saúde?

A indústria da beleza usa uma série de ingredientes para manter os produtos conservados por mais tempo. O mesmo vale para dar cheiro, consistência, textura emoliente, entre outros.

No entanto, muitas dessas substâncias são tóxicas não só para o corpo humano, como também para o meio ambiente. Elas são responsáveis por ocasionar inflamação, vermelhidão, acne e até provocar desregulações hormonais e câncer, como os parabenos e formol. 😱

Assim, ao invés de trazer benefícios, determinados cosméticos impactam negativamente na saúde da nossa pele.

Por outro lado, têm surgido alguns movimentos que visam conscientizar as pessoas sobre o risco desses produtos. Entre eles, está a beleza limpa, que se preocupa com o impacto de determinadas substâncias na vida dos consumidores e do planeta.

Que ingredientes devemos evitar ao cuidar da pele?

Você já parou para observar o rótulo dos cosméticos que tem em casa? Muitos têm nomes difíceis, o que dificulta a nossa compreensão do que é tóxico ou não.

Para te ajudar a cuidar da pele, listamos alguns ingredientes que você deve evitar. Veja a seguir:

  • Amianto – comum em maquiagem em pó ou em talco para bebês, está ligado ao câncer de pulmão;
  • BHA e BHT (Butylated Hydroxyanisole) e (Butylated Hydroxytoluene) – ingredientes para conservar hidratantes e maquiagens e que interferem no funcionamento hormonal;
  • Chumbo (Lead acetate) – presente em tinturas e batom, é responsável por intoxicações e câncer;
  • Formaldeído (formaldehyde) – usados em esmaltes e alisantes, eles provocam irritações na garganta, olhos e nariz, bem como câncer de nasofaringe e leucemia, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC);
  • Parabenos (Propylparaben) – tem a função de conservar os produtos e estão associados ao câncer de mama;
  • Perfume sintético (parfum) – provoca alergias e asma, além de serem cancerígenos; 😱
  • Petrolatos (petrolatum) – presente em diversos cosméticos, eles impedem a respiração da pele e obstrui os poros;
  • Plásticos – comuns em pasta de dentes ou esfoliantes, eles poluem a água e afeta diversos animais;
  • Silicones (Siloxanos): geralmente usados em hidratantes, causam danos ao fígado e interfere nas funções hormonais;
  • Sulfatos (Sodium Laureth Sulphate) – responsáveis por formar espuma, provocam alergias, dermatites e também são carcinogênicos;
  • Triclosan e Triclocarban – usados em sabonetes e desodorantes, eles desregulam o sistema de defesa e reduz as funções musculares. O último ainda está relacionado ao câncer de mama e de próstata.

O que são ingredientes seguros e como identificá-los?

As substâncias seguras são aquelas que não são tóxicas e não causam prejuízos nem à saúde humana, nem ao meio ambiente.

Geralmente elas são regularizadas por órgãos como a Anvisa. Contudo, em alguns países a regulamentação cosmética é bem fraca, como nos Estados Unidos.

Enquanto a Europa tem uma lista de mais de 1300 ingredientes proibidos, os EUA tem apenas 11. Isso é bastante preocupante, uma vez que muitas pessoas têm o hábito de cuidar da pele com produtos importados do país norte americano. 🧐

Uma outra forma de garantir o uso de ingredientes seguros, é optar por marcas certificadas, e/ou que são de beleza limpa. Afinal, este movimento usa substâncias não-tóxicas e comprovadamente seguras.

Como cuidar da pele com ingredientes seguros?

O primeiro passo de uma rotina de cuidados é optar por produtos que valorizem a saúde e o bem-estar a longo prazo. Isto é, que não agridem a saúde dos seres humanos ou a natureza.

Veja a seguir como cuidar da pele de forma segura:

Limpar

Primeiramente é importante remover todas as impurezas da pele, como o suor, excesso de gordura, poeira e resto de maquiagem.

Nesse sentido, opte pelo Gel de Limpeza Facial Niacinamida. Ele promove uma limpeza profunda sem agredir ou retirar a umidade natural da pele, além de acalmar e reduzir manchas.

Tonificar

O próximo passo é eliminar qualquer resíduo e reequilibrar o pH da pele. A Beauts indica a Smart Blend Multifuncional, que combina ativos naturais como a Melaleuca, Calêndula, Cravo, Hortelã e Manjericão.

Esses ingredientes têm propriedades bactericidas, fungicida, cicatrizante e antisséptica e, por isso, ajudam a acalmar pontos inflamados e refrescar o corpo.

Hidratar

A hidratação é uma das etapas mais importantes ao cuidar da pele, pois mantém a camada de proteção cutânea saudável. Portanto, não esqueça de escolher um hidratante para o seu tipo de pele. 😚

Quem tem pele oleosa ou acneica pode investir no Defense, feito a partir de um mix de algas marinhas. Ele é um sérum 4 em 1, pois:

  • Controla a produção de oleosidade;
  • Protege a pele das partículas poluentes do ar:
  • Combate os radicais livres;
  • Age sob a acne ou pontos de inflamação.

Já o Hidra, combina diferentes tipos de ácido hialurônico e é indicado para todos os tipos de pele. Ele atua em todas as camadas da pele e tem um efeito lifting natural e instantâneo.

Cuidar da pele – Hidratação Noturna

A noite invista em um produto potente, que nutre a pele e estimula a produção de colágeno enquanto você dorme, como o Lummi, um creme noturno da Beauts.

Ele é feito com extrato de Shiitake e de African Potato, além de Tara Tree peruana, que juntos ainda ajudam a amenizar as linhas de expressão e uniformizar manchas e diferenças de tons da pele.

Proteger

Durante o dia, não abra mão de usar protetor solar, viu!?

Os raios solares podem provocar manchas, rugas, sardas e até mesmo câncer de pele. Dessa forma, escolha um produto com fator de proteção maior que 30 fps, que não irrite a pele, resista a água e que, claro, seja livre de ingredientes tóxicos ❤️

Não esqueça de reaplicar o produto a cada 3h e usá-lo em lugares fechados, pois a luz visível (emitida por telas) é responsável pelo envelhecimento precoce.

Cuidar da pele – Esfoliação corporal

Os esfoliantes com plásticos poluem os oceanos e são nocivos a nossa saúde. Portanto, prefira produtos que contém bio esfoliantes, como o Thai Detox.

Ele tem nozes, açaí e cristais de quartzo, que promovem uma esfoliação corporal natural. Além disso, possui óleos essenciais de capim-limão e laranja doce, responsáveis por revigorar corpo e mente.

Viu como é possível cuidar da pele de forma segura e ainda sem agredir o meio ambiente?

Agora, se você quer aprender mais sobre beleza limpa e ativos naturais, baixe nosso Guia de Clean Beauty feito especialmente para você.

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.