embalagens-sustentaveis

Embalagens sustentáveis: como garantir a sua parte

Entenda o que são embalagens sustentáveis e saiba como fazer a sua parte na busca por um mundo cada vez mais natural!

Nos últimos anos, diversas empresas passaram a usar embalagens sustentáveis em seus produtos por vários motivos diferentes. Afinal, além de consumirem menos água e energia em sua fabricação, elas também acabam demorando um tempo muito menor para se decompor.

A produção de recipientes com raízes de cogumelo emite uma quantidade de gás carbônico dez vezes menor que na fabricação de recipientes convencionais, por exemplo. Já o uso de energia é oito vezes menor. 🧐

Entretanto, o conceito de embalagens sustentáveis é muito mais amplo. Além daquelas feitas com materiais orgânicos, ele compreende também a quantidade de vezes que você utiliza aquele frasco de outras formas, o modo de descarte e o tempo de composição.

Por isso, continue aqui com a gente para aprender como você pode seguir fazendo a sua parte em busca de um mundo mais sustentável!

O que são embalagens sustentáveis?

Embalagens sustentáveis são aquelas que usam poucos recursos naturais em sua fabricação, como a água e a energia. Além disso, causam poucas consequências ao meio ambiente após seu descarte, pois não levam tantos anos para se decompor, por exemplo.

No entanto, quando você reutiliza potes de vidro e até mesmo de plástico também está contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Afinal, está dando um novo uso para aquele produto e aumentando seu ciclo de vida.🤩

Nos últimos anos, marcas e empresas têm se preocupado com os impactos que seus meios de produção e produtos causam no meio ambiente de forma contínua. Nesse sentido, muitas têm trocado seus recipientes comuns por aqueles que usam menos energia e água (feitos de material orgânico), adotado o uso de refis ou optando por embalagens de vidros que podem ser utilizadas mais vezes.

Apesar do uso de papel reciclado ser o mais comum, hoje existem inúmeros tipos de embalagens sustentáveis no mercado, como:

  • Vidro – facilmente reutilizado em casa e reciclável;
  • Plástico PLA (poliácido láctico) – pois leva de seis meses a dois anos para degradar e suas substâncias são inofensivas ao meio ambiente quando descartado corretamente;
  • Materiais orgânicos, como bagaço de cana de açúcar, fibra de coco, fécula de mandioca, milho, raízes de cogumelos, entre outros;
  • Alumínio – ele não é tóxico para o organismo, mas sua fabricação precisa ser alinhada com a extração responsável da bauxita e com a reciclagem.

Qual é a importância das embalagens sustentáveis para a sustentabilidade?

Você já pensou sobre o destino das embalagens dos produtos de beleza que tem em casa? Agora imagina ⅓ da população mundial (atualmente de 7.7 bilhões de pessoas) descartando a mesma quantidade de itens por mês? É muita coisa né!?

Infelizmente grande parte desse lixo não é reciclado e acaba indo para os aterros e oceanos. Para se ter uma ideia, os recipientes de creme dental são compostas por 75% de plástico e 25% de alumínio, e podem levar mais 400 anos para se decompor nos aterros sanitários. 😱

Sem falar na quantidade de recursos naturais que são usados na fabricação de embalagens convencionais. São consumidos cerca de 180 litros de água para produzir um quilo de plástico.

Portanto, o uso de embalagens sustentáveis reduz o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de determinados materiais e evita um maior consumo de recursos naturais e faz com que a prática da economia circular esteja cada vez mais presente em nosso dia a dia. 🤩

Conheça as embalagens sustentáveis da Beauts

A Beauts é uma marca de clean beauty, cruelty free e eco friendly 💖. Logo, se preocupa com todos os impactos que seus processos podem causar não só para os clientes, mas também para o meio ambiente.

As embalagens são um exemplo disso. A maioria dos produtos são comercializados em frascos de vidros, pois podem ser reutilizados e ter um ciclo de vida muito maior.

Recentemente, trocamos a embalagem do creme noturno Lummi de bisnaga de alumínio para um pump de plástico. Embora o material anterior fosse reciclável, ele não pode ser reutilizado, ou seja, era de uso único. Além disso, sem o descarte correto (encaminhamento para cooperativas que trabalham com este material), ele vai parar no lixo comum e, consequentemente, no aterro sanitário.

Logo, após muitos estudos, chegamos a conclusão que usar uma embalagem como a atual causa menos impactos no meio ambiente, pois pode ser reutilizado diversas vezes. Além disso, temos pesquisado a viabilidade de adotar o formato de refis e prolongar ainda mais o uso das nossas embalagens.

Por fim, a Beauts também tem uma logística reversa de embalagens certificada pela Eureciclo. Ou seja, a cada nova venda, é retirada uma embalagem do meio ambiente e encaminhada para a reciclagem.

Dessa forma, você também participa do apoio ao planeta dentro deste ciclo! 💖

Como fazer a sua parte no aproveitamento de embalagens?

Você não precisa comprar só daquela marca totalmente eco friendly para contribuir com um planeta mais sustentável (mas tente dar a destinação correta, ok!?). Por outro lado, é super possível reutilizar aquela sacolinha de papelão que veio com a blusinha nova ou aquele pote de azeitonas!

O vidro, por exemplo, é ótimo pois não reage quimicamente com outras substâncias, podendo ser usado para armazenar alimentos sem que eles sofram alteração de cor, sabor ou qualidade.

Veja aqui diversas ideias para reutilizar caixas de leite, caixas de sapatos e outros materiais super comuns em nosso dia a dia. 🤗

Mas atenção, para usar recipientes de vidro é fundamental esterilizá-los, uma vez que eles podem ter fungos e bactérias. Dessa forma, comece com a remoção do rótulo. Deixe o pote de molho em água morna até ele descolar e use óleo vegetal para tirar a cola. 🧐

Dicas de como reutilizar embalagens da Beauts

Agora que você já sabe como esterilizar os recipientes adequadamente, confira como dar novos usos para suas embalagens de produtos Beauts e aplicar o consumo consciente no autocuidado:

Com borrifador (como as do Zen e do Up)

Você pode utilizar de diversas formas, veja:

  • Para colocar álcool líquido ou gel;
  • Como um borrifador de chá de camomila para a pele;
  • Para facilitar a rega das folhas de suas plantas, basta colocar água ou diluir nutrientes;

Com pump (como o recipiente do Gel de Limpeza Facial de niacinamida)

Dá para usar com álcool em gel e guardar na bolsa (não corre o risco de vazar) ou ainda para colocar outros óleos. 🤗

Conta Gotas (como o Defense e o Hidra)

Você pode colocar óleos essenciais que não venham nesse tipo de embalagens, ou ainda para guardar chorume de composteira para depois misturar na água e regar as plantas, por exemplo.

Spray

Dá para reutilizar com produtos de limpeza, com aromas de ambiente (você pode comprar o refil, que é mais barato, e colocar no recipiente que já tem) ou até mesmo com outros tipos de produtos comprados a granel. 🤗

Dicas de como descartar embalagens que não forem reaproveitadas

Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como descartar recipientes recicláveis. Embora não seja necessário lavar as embalagens, é preciso retirar qualquer resíduo orgânico. Isso porque plástico, vidro e metal já são lavados nas cooperativas de reciclagem.

Atenção para os materiais abaixo e como descartá-los da maneira correta:

  • Óleo: nada de despejar no ralo da pia, pois ele pode ir parar nos rios e oceanos. Armazene em garrafas PETs e encaminhe para as cooperativas especializadas;
  • Aparelhos eletrônicos, pilhas e lâmpadas: não devem ir para o lixo comum. Lojas e fábricas costumam recolher esse chamado lixo eletrônico;
  • Fralda descartável e papel higiênico não são recicláveis;
  • Formas de papelão ou guardanapos com resto de gordura não são recicláveis.

O uso de embalagens sustentáveis é super importante, mas se você já reutiliza potes de vidro e frascos de cosméticos de outras formas, também já está fazendo sua parte em prol da sustentabilidade do planeta. 🌎

Junte-se ao movimento de Clean Beauty. Cadastre seu e-mail para receber dicas, mimos e descontos especiais. Já na primeira compra você recebe 10% OFF.

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.