manchas causadas por espinhas

Saiba identificar as manchas causadas por espinhas

Além da acne, você ainda precisa lidar com as manchas causadas por espinhas? Saiba como identificar e tratar esse tipo de lesão sem agredir sua pele.

Quem sofre com acne geralmente precisa lidar com um outro incômodo: as manchas causadas por espinhas.

Esse tipo de lesão surge quando temos o péssimo hábito de espremer a pele. Mas não é só isso.

Não usar protetor solar, mesmo passando mais tempo em casa, também é um fator de risco, principalmente com o surgimento da maskne diante dos tempos de pandemia.

Portanto, se você deseja saber como tratar as manchas causadas por espinhas, continue lendo este artigo que a Beauts preparou para te ajudar a lidar com esse problema.

Como são as manchas causadas por espinhas?

Lidar com a acne pode ser uma questão difícil.

Afinal, as lesões causadas pelo aumento da produção de sebo são responsáveis não só pela infecção bacteriana, mas também por alterações no tom da nossa pele.

Geralmente, as manchas causadas por espinhas são escuras e arredondadas e podem levar anos para desaparecer.

Contudo, algumas ainda são acompanhadas por pontinhos escuros e “buraquinhos” no rosto.

Por esses motivos, elas afetam a autoestima e até a saúde da pele de várias pessoas. Em busca de melhorar a aparência, jovens e adultos acabam usando produtos tóxicos e abrasivos.

Entretanto, muitas vezes, eles só pioram a situação ao invés de minimizar o problema, já que estão mais propensas a aparecer nas pessoas que possuem o Grau II, III e IV de Acne.

Inclusive, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), essa inflamação pode ser classificada conforme sua gravidade

  • Acne Grau I: presença apenas de comedões (cravos), sem lesões inflamatórias (espinhas).
  • II: comedões, pápulas e pústulas.
  • III: comedões, pústulas e cistos.
  • IV: comedões, pústulas e lesões císticas maiores que podem se interconectar pela pele, formando “túneis”.

Além disso, as manchas causadas por espinhas atingem todos os tons de pele, principalmente quando não são tratadas corretamente.

Porque esse tipo de mancha surge?

Primeiramente, a acne é um processo inflamatório causado pelo aumento da produção de sebo das glândulas sebáceas.

Em um primeiro momento essa ação resulta no aparecimento de cravos. Já as espinhas surgem quando ocorre a proliferação de bactérias nos folículos dilatados, ou poros abertos.

A inflamação ativa a produção de melanina e quando a pessoa espreme a lesão, acaba estimulando o surgimento de manchas, pois impede que ela cicatrize direito.

Embora o hábito de cutucar as espinhas seja o principal responsável por esse problema, a falta de protetor solar só piora a situação.

A exposição ao sol sem proteção adequada e até mesmo à luz do computador tende a aumentar a cor e tamanho das manchas.

Como evitar as manchas causadas por espinhas?

Em primeiro lugar é fundamental ter uma rotina de cuidados para evitar não só a acne, como também as manchas e cicatrizes que ela pode provocar.

Nossa pele funciona como uma barreira de proteção contra os raios solares, vento e poluição e, por isso, precisa de atenção no dia a dia.

Também é essencial usar protetor solar no rosto diariamente para evitar manchas causadas por espinhas, já que o produto impede a ação dos efeitos nocivos do sol e da luz direta, como as dos eletrônicos.

Entretanto, para que ele de fato proteja a pele, é recomendado usar itens com fator de proteção (FPS) acima de 50 e replicá-lo ao longo do dia. Opte por fórmulas sem óleo e livres de ingredientes tóxicos.

Se você tem pele oleosa, não se esqueça que é preciso controlar a oleosidade e não eliminá-la por completo, pois ela mantém o corpo hidratado. Em falta, o organismo tende a aumentar a produção de sebo para compensar.

Por fim, não cutuque ou esprema as espinhas. Esse hábito só tende a piorar a situação e provocar ainda mais manchas.

Como a beleza limpa pode ajudar a tratar as manchas causadas por espinhas?

Hoje em dia existe uma variedade de produtos para tratar as consequências da acne, mas muitos deles acabam tendo um efeito contrário e piorando ainda mais a situação.

Isso ocorre porque alguns ingredientes usados pela indústria de beleza são altamente tóxicos e podem causar reações alérgicas e até doenças de pele, como os sulfatos e parabenos.

Por outro lado, existe um movimento que se preocupa com os os impactos de um cosmético no meio ambiente e na saúde do consumidor, o clean beauty ou beleza limpa.

Dessa forma, ao usar um cosmético limpo, a pessoa tem a certeza que ele não irá piorar as manchas causadas por espinhas, mas tratá-las e ainda cuidar da hidratação da pele.

Além disso, a maioria deles possuem ativos orgânicos e usam ingredientes naturais, com propriedades riquíssimas para a pele.

Veja a seguir como incluir produtos de beleza limpa na sua rotina de cuidados para tratar estas lesões.

Rotina de cuidados pela manhã

O primeiro passo de uma rotina de skincare é lavar muito bem o rosto. Nós indicamos o Gel de Limpeza com Niacinamida, que limpa a pele sem agredi-la, bem como reduz as manchas e poros dilatados.

Por conter camomila e aloe vera na sua formulação, também é calmante e anti-inflamatório.

Em seguida, é hora de tonificar com a água botânica Smart, que é um produto multifuncional que combina ingredientes com uso medicinal e propriedades cicatrizantes, como o Hidrolato de Manjericão-cravo e o hidrolato de melaleuca.

Por fim, indicamos hidratar o rosto com o Defense, que é um sérum antioxidante que protege a pele das partículas poluentes do ar, combate os radicais livres e age sob a acne ou pontos de inflamação.

Ele é composto por um mix de cinco algas marinhas e resveratrol, que atua como antioxidante.

Rotina de cuidados noturno

Depois de um dia corrido, é importante lavar bem o rosto para remover as impurezas e poluição, bem como retirar qualquer vestígio de maquiagem. Use um sabonete indicado para o seu tipo de pele.

E, antes de dormir, aplique o Lummi para tratar as manchas causadas por espinhas.

O produto em questão é um creme facial noturno com propriedades clareadoras, que também estimula a produção de colágeno, ameniza linhas de expressão e uniformiza as diferenças de tons da pele.

Não se esqueça também de cuidar da alimentação, afinal o consumo de frutas, verduras e oleaginosas ricas em vitaminas contribuem para a hidratação e nutrição da pele.

Quer testar seus conhecimentos sobre o universo de skincare e beleza limpa? Participe do Clean Beauty Quiz.

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.