Óleo vegetal para pele: top 8 para você experimentar

Óleo vegetal para pele: top 8 para você experimentar

Entenda como usar óleo vegetal para a pele, a diferença para os óleos essenciais e uma lista dos 8 melhores para investir!
Conheça os benefícios das algas marinhas para a pele Lendo Óleo vegetal para pele: top 8 para você experimentar 5 minuto

Usar um óleo vegetal para pele pode ser uma excelente adição a sua rotina de skincare, principalmente se estiver em busca de uma pele saudável. Esses produtos são naturais, sustentáveis, e possuem várias propriedades incríveis. 🌱

Inclusive, atualmente já é possível encontrar um óleo vegetal para a pele para cada necessidade, como hidratar, regenerar e até combater o processo de envelhecimento, sabia?

Esses produtos são ferramentas muito potentes para cuidados com a saúde da pele, dos cabelos e do corpo como um todo.

Vem com a gente entender como eles funcionam e como você pode utilizá-los da melhor forma possível!


O que é um óleo vegetal?

O óleo vegetal é um produto extraído das sementes de algumas plantas que possuem propriedades especiais e em alguns casos também podem ser obtidos a partir de outras partes, como por exemplo dos frutos. 🌰

No início, é bem normal confundir os óleos vegetais com os essenciais. Por isso, podemos dizer que eles possuem uma espessura mais densa e com aroma mais suave, pois suas moléculas são mais pesadas. Enquanto isso, os essenciais são conhecidos justamente pela leveza e concentração do aroma, que é marcante e usado em terapias.

Mais diferenças entre óleo vegetal e óleo essencial 

Tanto óleos vegetais como os essenciais são feitos de várias partes da planta, mas por processos diferentes, e o resultado disso são produtos diversos, com usos também diferentes. 

Por serem mais densos e possuírem muitos ácidos graxos, os óleos vegetais são muito usados na cozinha, como o nosso bom azeite e até o óleo de soja para fritar umas batatinhas.

Os óleos essenciais evaporam mais rápido e é justamente por isso que sentimos seu cheiro de forma tão marcante. Não é à toa que eles são usados principalmente na aromaterapia, com cada um tendo suas propriedades especiais. 🌺

Vale lembrar que óleos essenciais não devem ser ingeridos, porque isso pode causar dores, náuseas e desconforto gastrointestinal.

Uso de óleos vegetais para pele

Os óleos vegetais para pele podem ser incluídos na rotina de skincare para obter diferentes resultados, desde a hidratação à restauração. Se você acredita que os óleos vegetais entopem os poros e causam cravos e espinhas, a história não é bem assim.

Isso, na verdade, foi uma crença espalhada graças a óleos comercializados pela indústria de beleza que não eram puros e produziam esse efeito. Por isso, é muito importante prestar atenção na pureza dos óleos vegetais e dar preferência aos que possuem origem 100% natural e aos óleos orgânicos.

A verdade é que a maior parte dos óleos possuem uma excelente absorção pela pele, mas existem os que possuem um alto fator comedogênico, como o de coco, e precisam ser utilizados com cuidado, principalmente por quem tem tendência a cravos. 🥥

Os diferentes óleos vegetais podem ser utilizados para:

  • Hidratar;
  • Tonificar;
  • Tratar manchas e machucados;
  • Combater o envelhecimento precoce. 

Top 8 melhores óleos vegetais para a pele

Você já sabe que existem diferentes usos do óleo vegetal para a pele. Por isso, é importante conhecer um pouco melhor alguns deles, para saber como aproveitar ao máximo aquilo que nos oferecem! Olha só!

Óleo de semente de uva

Este é um óleo muito leve e, por isso, tem uma ótima absorção pela pele. É um potente antioxidante, rico em vitamina E e ainda tem poder anti inflamatório. 🍇

Óleo de rosa mosqueta

Talvez um dos óleos mais conhecidos, ele é muito procurado por seu poder cicatrizante, para tratar de manchas, cicatrizes e linhas de expressão. 

Óleo de girassol

Este óleo é muito acessível e uma boa arma para combater a vermelhidão da pele causada pelo sol, sendo ótimo para todo o corpo. 

Óleo de gergelim

Aqui, temos um óleo muito nutritivo, com alto poder antioxidante e toque muito leve, muito usado em todo o corpo, tanto no dia a dia, quanto para massagens regeneradoras.

Óleo de amêndoas

Este também é um excelente óleo para todo o corpo, hidrata a pele, é um excelente emoliente e promove elasticidade e flexibilidade, sendo muito utilizado no combate às estrias.

Óleo de jojoba

O óleo de jojoba pode ser usado em todos os tipos de pele e é um ótimo aliado no combate às espinhas, pois ajuda a controlar e equilibrar a produção de sebo, prevenindo a oleosidade da pele. 

Óleo de argan

Muito utilizado em produtos de cabelo, ele estimula o crescimento e regeneração dos fios, mas também possui ação calmante na pele, em áreas inflamadas por espinhas ou que apresentem dermatoses.

Óleo de abacate

Por ser muito denso, o óleo de abacate não é tão indicado para peles oleosas, mas ele é um excelente rejuvenescedor, estimula a produção de colágeno e pode ser utilizado na hidratação de todo o corpo, inclusive dos cabelos. 🥑


A lista de óleos vegetais para serem usados em sua rotina de skincare e para o elevar o bem estar é enorme!

Se você quiser saber mais como aproveitar a natureza para ter uma rotina de beleza mais saudável e sustentável, conheça e faça parte do movimento clean beauty. É só assinar nossa newsletter clicando aqui e receber as melhores dicas direto na sua caixa de entrada. 

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.