A pele oleosa e acneica é o tipo mais comum entre os brasileiros. Você sabia que atualmente 56,4% da população possui esse tipo de pele? Pois é! E isso pode ser atribuído a diferentes motivos. Mas o clima do nosso País, certamente é um deles.
Temperaturas elevadas e bastante umidade são comuns em quase todas as regiões, combinação que acaba aumentando a produção de sebo, uma das responsáveis por criar os cravos e espinhas que, definitivamente, não gostamos em nada!
Apesar disso, ter a possibilidade de cuidar da saúde da pele e prevenir a acne com produtos leves e limpos é uma das tendências do momento!
Vem conferir com a gente como você pode continuar cuidando da pele oleosa e aplicando os conceitos de beleza limpa no seu dia a dia! 💖
Como é a pele oleosa e o que causa a oleosidade?
A pele oleosa é caracterizada principalmente pelo brilho em excesso poros dilatados e a grande tendência à acne. Geralmente quem tem esse tipo de pele, sente o rosto gorduroso algumas horas depois de passar a maquiagem. 😱
Isso porque as glândulas sebáceas dessas pessoas produzem mais sebo que o necessário. E qual o resultado? A pele fica mais brilhante e os poros se abrem.
Por isso, qualquer sujeirinha ou bactéria pode obstruir esses pontinhos e provocar cravos e espinhas. Além disso, o calor intensifica a oleosidade, porém a pele oleosa e acneica pode ser ocasionada também por:
- Fatores genéticos;
- Desequilíbrio hormonal;
- Consumo de alimentos gordurosos e com alto índice glicêmico, como farinha e açúcar;
- Exposição ao sol sem proteção.
O que causa acne ?
A acne é uma doença inflamatória que ocorre quando os folículos sebáceos são obstruídos, principalmente pelo excesso de sebo e de células mortas.
Essa condição provoca inflamações, como cravos e espinhas, além de favorecer a proliferação de microorganismos e de bactérias, como a Cutibacterium acnes, que se alimenta de sebo. 🧐
Embora a maioria dos casos de acne sejam causados por alterações hormonais, principalmente na puberdade, eles também são provocados por:
- Falta de uma rotina de cuidados;
- Produtos de skincare inadequados para o seu tipo de pele;
- Estresse;
- Má alimentação;
- Uso de medicamentos;
- Herança genética.
Diferença entre pele oleosa e acneica
Se você tem pele oleosa já observou que seu rosto tem uma textura mais espessa e gordurosa, certo? Geralmente os poros também são mais abertos, principalmente os da zona T, ou seja, testa, nariz e queixo.
A combinação excesso de sebo e folículos dilatados propicia o aparecimento de cravos e espinhas. No entanto, essa condição não é exclusiva de quem sofre com a oleosidade.
Pessoas com pele seca também podem ter acne porque a barreira cutânea desidratada não consegue desempenhar suas funções integralmente, especialmente a de proteção.
Dessa forma, a pele com tendência a ter acne é caracterizada principalmente pelo aparecimento de lesões cutâneas, que podem aparecer de diferentes maneiras, como:
- Marcas;
- Cistos;
- Nódulos;
- Cicatrizes;
- Manchas causadas pelas espinhas.
Cuidados diários para quem tem pele oleosa e acneica
Quem sofre com a oleosidade e acnes precisam ter uma rotina de cuidados. Afinal, a pele reflete nossa saúde e impacta nossa autoestima. 😚
Nesse sentido, a skincare ideal precisa incluir limpeza e hidratação. O primeiro passo, para remover as sujeiras acumuladas ao longo do dia, como poeira e poluição, bem como o suor que produzimos à noite.
Já a segunda etapa é essencial para quem tem pele oleosa e acneica, pois evita que as glândulas sebáceas produzam mais oleosidade para combater o ressecamento e proteger a camada cutânea.
Aaah! A hidratação também precisa ser de fora para dentro, tá!?. Dessa forma, beba ao menos 2 litros de água por dia e não esqueça de levar a garrafinha quando for fazer algum exercício físico.
Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para manter a saúde da pele. Portanto, invista em alimentos ricos em vitaminas, Ômega 3 e zinco. Esses dois últimos possuem ação anti-inflamatória e cicatrizante, logo são ótimos aliados no tratamento de acne e eczemas. ❤️
Além disso, quem tem pele oleosa e acneica precisa ter um cuidado maior com as substâncias e materiais que entram em contato com o rosto. Desse modo, evite tocar a pele constantemente, espremer e cutucar cravos e espinhas.
Maquiagens e até mesmo os pincéis e toalhas podem piorar a situação da inflamação. Nesse sentido, preste atenção na composição dos itens que você usa na skincare, prefira e só use objetos limpos e esterilizados. 😱
Rotina de skincare com clean beauty
Algumas substâncias podem não só aumentar a produção de sebo, como também intensificar a inflamação. Portanto, faz cada vez mais sentido optar por itens de clean beauty, que são livres de parabenos, sulfatos e silicones.
Veja a seguir como cuidar da pele oleosa e acneica com a Beauts:
Limpar
Esse passo é fundamental na rotina diurna e na noturna, pois o acúmulo de sujeira e células mortas podem obstruir os poros e causar cravos e espinhas. A limpeza também potencializa a ação de outros produtos.
Sendo assim, o Gel de Limpeza Facial Niacinamida é um grande aliado. Ele limpa a pele, sem agredir, diminui as cicatrizes e manchas e tem ação calmante e anti-inflamatória. Isso porque a Niacinamida é um potente antioxidante e estimulante da renovação celular. 🤩
Tonificar
A próxima etapa de quem tem pele oleosa e acneica é usar um tônico para retirar qualquer vestígio de impureza, bem como reduzir o tamanho dos poros.
Nós indicamos a Smart Blend Multifuncional, que tem propriedades cicatrizante, antisséptica, bactericida e fungicida. Sua fórmula é composta por hortelã, manjericão, cravo e melaleuca, que atuam como cicatrizantes naturais e melhoram as infecções de pele.
Essa água também pode ser usada após a depilação, para refrescar o corpo e afastar fungos.
Hidratar
Para evitar o ressecamento, infecções e o envelhecimento precoce, é essencial investir na hidratação, inclusive quem tem pele oleosa e acneica, viu!? 😊
O Defense é perfeito para essa etapa, pois controla a oleosidade e atua sob a acne e pontos de inflamação. Além disso, ele combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce.
Entre seus principais ingredientes está a Alga Fucus, que é rica em carotenos, vitaminas C, B1 e B12, proteínas e aminoácidos. Assim, ele nutre bem a pele e elimina toxinas.
Com os cuidados certos e uma alimentação equilibrada é possível conviver muito bem com a pele oleosa e acneica.
Agora, se você quer aprender mais sobre beleza limpa, baixe nosso Guia de Clean Beauty, ele é gratuito e foi feito especialmente para você.