Plantão de dúvidas: Sérum é antes ou depois do hidratante?

Plantão de dúvidas: Sérum é antes ou depois do hidratante?

Se perguntar se o sérum é antes ou depois do hidratante é só uma das muitas dúvidas que podem surgir durante o skincare.

São tantos produtos e tantas formas de passar, que é normal e compreensível se perguntar se o sérum é antes ou depois do hidratante. 

Sérum, hidratante, tônico, protetor solar, esfoliante… Ufa! 😩 É tanta coisa que, convenhamos, quem diz que não fica nem um pouco perdida no começo, é um ser de outro planeta. 👽

Existem várias dicas, em todos os lugares, sobre os melhores produtos para o skincare e quais as situações ideias para passar cada um. Mas o que muita gente não sabe é que, depois de fazer um estoque de produtinhos milagrosos, não basta só colocar tudo no rosto aleatoriamente. 

Não é importante só saber se o sérum é antes ou depois do hidratante, mas também entender a ordem ideal do produto no seu ritual de skincare. Esses são passos fundamentais para o sucesso que você quer alcançar - uma pele radiante! 

Por isso, viemos acabar com suas dúvidas e responder se, neste caso, a ordem dos fatores altera ou não o produto. 

Cera? Não! Sérum!

O que é hidratante, provavelmente, você já está cansada de saber, mas e esse tal de sérum, que todo mundo só fala nele?

Muita gente pode saber o que é sérum porque vê nas prateleiras e nas lojas online de dermocosméticos. Talvez você até tenha um produto desses em casa, que foi indicado por alguém famoso ou de confiança, mas não tem muita certeza para que ele serve. 

Sérum significa, em uma tradução literal, soro, e isso tem tudo a ver com o produto e como ele se apresenta. Ao contrário de muitas outras formulações, o sérum possui uma consistência aquosa, textura leve e fluida, o que garante uma excelente espalhabilidade e capacidade de penetração. 

Como ele é mais líquido e menos denso que outros produtos, como o hidratante, ele consegue penetrar bem, até camadas mais profundas da pele. 💁

Assim, graças a sua formulação, que pode ter como alvo diferentes tipos de tratamento, esse produto é ótimo para ser combinado com outros, ajudando até na potencialização de alguns efeitos. 

No caldeirão de fórmulas e ingredientes desses produtos, é importante saber se o sérum é antes ou depois do hidratante, do filtro solar e de tudo mais que você costuma usar na pele. 


Tipos de sérum - tem mais de um?

Assim como existem, por exemplo, cremes de várias formulações, com diversos objetivos, com o sérum não é diferente. 

Como os séruns são formulações que, no geral, possuem uma densidade menor, ou seja, são produtos mais leves, eles são ótimos para potencializar os efeitos de outros produtos. 

Alguns produtos que costumamos usar diariamente, como o hidratante, principalmente, são pesados, possuem uma densidade maior e, por isso, não conseguem “entrar” tão profundo na pele. 🚫

Por isso é que, para o sucesso de uma rotina de skincare, a dica que você procurava pode estar na utilização de um sérum. Mas quais são os tipos de sérum, afinal?

Antienvelhecimento e hidratação

Os séruns com formulação voltada para combater os sinais do envelhecimento precoce, atuam principalmente estimulando a renovação celular na pele e a produção de colágeno

Ingredientes comuns de serem encontrados nessas fórmulas são o retinol e o ácido hialurônico, como o Hidra, da Beauts.

Nosso produtinho não só possui ácido hialurônico, como também aposta em diferentes tipos dessa substância, com diferentes pesos moleculares. 😕

Isso significa que no sérum da Beauts, diferentes tipos de ácido hialurônico estão presentes para  penetrar na pele em diferentes níveis. 

Os mais pesados atuam mais na superfície, enquanto os mais leves conseguem atuar em camadas mais profundas. 

Essa tecnologia permite um tratamento até das partes mais difíceis de alcançar com dermocosméticos e é por isso que é possível ver resultados já no primeiro mês de uso.

O Hidra, quando combinado com seu creme hidratante de preferência, pode potencializar os efeitos e você verá o viço da sua pele! 💎

Antioleosidade e proteção

O sérum pode agir também para proteger e controlar a produção de sebo na pele, controlando a oleosidade

Como ele possui uma consistência não oleosa, pessoas que produzem maior quantidade de sebo podem utilizar este produto sem medo. 

Com resveratrol e um mix de 5 algas marinhas, o Defense da Beauts, por exemplo, estimula a produção de uma camada protetora na pele, que diminui o congestionamento dos poros devido a impurezas do ambiente, como a poluição. 🌿

Isso permite que a pele fique mais equilibrada e evita a produção compensatória de oleosidade e o aparecimento de acne.

Antioxidante e fortalecedor

Séruns com formulações antioxidantes, não apenas combatem os efeitos já instalados do envelhecimento e das agressões que a pele sofre, como evitam novos problemas. 

Por ter maior absorção, o sérum pode equilibrar a flora da pele e quase que imediatamente traz de volta o viço para a pele, promovendo mais iluminação e elasticidade. 

Essa potência pode ser ainda mais bem aproveitada quando se utilizam ingredientes que não agridem a pele nem a saúde como um todo, porque são naturais, como é justamente o caso do Glowbiotic, nosso super iluminador.

Mas, afinal, como usar o sérum?

Se você, mais do que nunca, deseja saber em que momento colocar o sérum na sua rotina de skincare, é chegada a hora. ⌚

Caso ainda não tenha conseguido descobrir se o sérum é antes ou depois do hidratante, a resposta é: ANTES!

Na verdade, a regra simples para você organizar sua rotina de autocuidado é sempre aplicar o produto de consistência mais leve e prosseguir para o mais pesado. 

É claro que, antes, é preciso realizar uma boa limpeza na pele, tanto de dia quanto à noite e, uma vez limpa, partir para os produtos. 

Se você utiliza algum tipo de tônico, ele deve vir antes do sérum, porque também ajuda na limpeza mais profunda da pele, permitindo que o sérum atue ainda mais fundo.

Depois da pele super limpa, aí sim vem o sérum, independente de qual seja, ele sempre vai entrar aqui. 

Uma dica, no entanto, que serve não só para o sérum, mas para outros produtos com o mesmo objetivo, é deixar aqueles que possuem ação reparadora para usar durante a noite, para que eles tenham mais tempo para agir. 

Após aplicar o sérum e esperar dois minutinhos para a pele absorvê-lo, pode usar o seu hidratante preferido. 

Para finalizar, se for sair de casa, é só colocar o protetor solar, que sempre vem por último, e chocar o mundo com sua pele maravilhosa! 😍

A última dica, para evitar qualquer efeito indesejado, é ficar longe de produtos que tenham componentes que sejam agressivos a você e ao meio ambiente. 

Caso não saiba muito bem como avaliar isso, não tem problema, a Beauts está aqui! Transforme seu skincare com o Guia Proibidões do Clean Beauty em um ato de resistência não apenas da sua pele, mas também do planeta! 🌍

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.