Se você está sempre em busca de uma pele saudável, a ventosa facial pode ser um tema que vai te interessar!
Essa prática já é bastante conhecida dos massagistas de plantão, mas, agora, se tornou ainda mais acessível para quem deseja uma skincare completa em casa.
Claro, também existem alguns pontos de atenção fundamentais para ter uma experiência positiva com essa técnica.🤔
E por isso separamos algumas dicas para você adotar a ventosa facial no seu dia a dia de cuidados com a pele. Vem conferir! 🤩
O que é ventosa facial?
Ventosa facial é uma técnica que utiliza aparelhos ou ventosas manuais para criar um vácuo na pele, estimulando a circulação sanguínea da região e favorecendo a renovação celular.
Geralmente, elas são feitas a partir do silicone medicinal, um material hipoalergênico que pode ser usado pela maioria das pessoas.
Para quem está familiarizado com a ventosaterapia, essa técnica não vai ser uma novidade, já que o tratamento é parecido e aplicado da mesma maneira. No entanto, em vez de ser feito em lugares como as costas ou pernas, a ventosa facial é feita no rosto, com aparelhos menores e, claro, adaptados para essa região.
A ventosaterapia, de forma geral, é uma prática antiga que surgiu na Medicina Chinesa Tradicional (TCM), aspirando a pele para diminuir a inflação, rejuvenescer músculos cansados e alinhar o QI. 🍃
Hoje, descobrimos os benefícios dessa prática para o rosto, se tornando parte das rotinas de skincare modernas.
Para que serve a ventosa facial?
A ventosa facial serve, principalmente, para renovar a pele e aumentar a elasticidade natural, já que ela se trata de uma prática natural que busca promover a circulação sanguínea da região. Assim, é possível favorecer a renovação celular da pele e estimular a produção de colágeno e elastina. 😁
Isso traz uma maior firmeza e desinchaço para o rosto, além de diminuir aquele aspecto de “pele casca de laranja”, reduzindo as rugas e linhas de expressão.
No corpo, a ventosaterapia também combate a dor muscular e diminui as celulites, uma vez que o vácuo desloca a pele e aumenta a quantidade de sangue circulando, principalmente ajudando na produção de novas células, fazendo com a ação do rosto seja mais saudável. 😍
Quais os benefícios da ventosa facial?
Além das ações que já mencionamos, a ventosa facial também traz diversos benefícios para o rosto, especialmente na sua elasticidade.
Com o vácuo, ela libera toxinas que ficam alojadas nas células mortas, melhorando a produção de colágeno e acelerando a oxigenação da região. Dessa forma, é possível diminuir as marcas de expressão, rugas e deixar as olheiras menos aparentes, além de reduzir manchas e disfarçar cicatrizes. 🥸
Ainda, a ventosa facial é uma grande aliada de outros tratamentos para o rosto, pois favorece a absorção dos produtos. E ao ser feita pela manhã, ela permite reduzir o inchaço matinal, além de diminuir a tensão dos músculos faciais, os principais vilões para o surgimento de rugas!
E, claro, essa terapia é altamente relaxante, ajudando a diminuir o estresse no dia a dia, que reflete diretamente na saúde do seu rosto.
Como usar a ventosa facial? Quais movimentos fazer?
A ventosaterapia tradicional costuma ser feita por profissionais, mas a ventosa facial pode ser aplicada em casa sem problemas, desde que tenha os equipamentos certos.
Depois de adquirir ventosas de silicone especial, basta aplicá-la no rosto em movimentos de dentro para fora ou conforme indicado na embalagem, criando o vácuo no local. No entanto, em vez de deixá-la parada, é fundamental que ela esteja sempre em movimento, de baixo para cima. Deixar as ventosas faciais paradas pode formar marcas! 😵
Além disso, vale a pena combinar essa prática com um produto adequado, como um óleo ou um creme noturno hidratante, como o SOS ou o Lummi. Assim, o movimento ficará mais fácil e vai deslizar na pele.
Repita o procedimento em cada região por cerca de 3 vezes, ou até sentir os efeitos desejados, diminuindo o vácuo para retirar as ventosas do local.
Quais os riscos da ventosa facial?
Se não for feita do jeito correto, a ventosa facial pode provocar hematomas, inchaço ou deixar a pele mais sensível que o normal. E embora seja uma prática natural e segura, existem alguns riscos que podem surgir se não seguir o passo a passo correto.😱
Por exemplo, deixar a ventosa com vácuo parada faz com que os vasos sanguíneos dilatem apenas naquele local, surgindo hematomas e manchas. Inclusive, por conta da pele do rosto ser mais fina, a pressão deve ser menor.
Agora, se a sua pele for naturalmente sensível ou estiver sensibilizada com alguma alergia, como queimadura do sol ou procedimento estático, o uso também pode se tornar um pouco doloroso. Por isso, tome cuidado também com a ventosa facial em áreas próximas da testa e olhos, por conta da espessura da pele.
Use sempre ventosas apropriadas para cada área. As maiores, inclusive, são ótimas para a área do pescoço, bochechas e testa. Enquanto as menores criam menor vácuo e são feitas para regiões mais sensíveis, como a área dos olhos e os lábios.
Desta maneira, sempre confira se o uso é recomendado caso você esteja com alguma condição facial, como acne, dermatite e psoríase. Tudo isso pois essas lesões podem prejudicar o resultado.
Pode usar a ventosa facial sempre?
Especialistas recomendam o uso da ventosa facial apenas de 1 a 3 vezes por semana, sempre com intervalos para deixar a pele se recuperar. Além disso, observe os resultados iniciais, e veja qual frequência funciona melhor para você! 🥰
Se observar uma sensibilidade maior, utilize essa prática apenas uma vez por semana, ou em espaços de tempo maiores, para não machucar seu rosto. E, claro, lembre-se sempre de consultar um dermatologista de confiança caso perceba alguma coisa diferente.
Para obter os melhores resultados, faça o uso da ventosa facial com cremes e hidratantes, como o Lummi, de preferência à noite.
Caso a sua pele esteja mais sensível ou muito ressecada, não se esqueça de combinar outros produtos com a ventosaterapia. Nosso blend orgânico, S.O.S, é um regenerador perfeito para deixar seu rosto mais saudável antes de aplicar as ventosas!
Dessa forma, sua experiência com essa prática vai ser ainda mais positiva, trazendo resultados incríveis para a sua rotina de autocuidados! 🤗
Quer conhecer mais dicas e participar de um movimento em prol do meio ambiente e da beleza interior? Então vem com a gente e assine nossa newsletter para se tornar parte do Clean Beauty!
1 comentário
Quero receber notícias e reportagens.