A argila rosa é um elemento natural que vem sendo a queridinha dos tratamentos estéticos nos últimos tempos.
Mas se engana quem pensa que ela é nova por aqui! Civilizações muito antigas, como gregos e egípcios, já contavam com os benefícios medicinais desse ingrediente.
E, por conta delas, já fomos apresentados a um arco-íris de cores de argila, mas uma das nossas preferidas é a que vamos te mostrar hoje. 💗
Conheça mais sobre as propriedades particulares e quais os objetivos estéticos da argila rosa, além de conferir para que ela serve e como usar!
O que é a argila rosa?
A argila rosa, como as outras, é o resultado de um processo de milhares de anos de degradação física de rochas, especialmente próximas de corpos d’água e regiões vulcânicas. 🌋
As rochas, claro, estão expostas a várias condições, como:
- vento;
- chuvas;
- apodrecimento de vegetais;
- interação de agentes químicos com a sua superfície. 🌀
Com isso, à medida em que acontece essa degradação, ela se mistura com outros agentes da natureza, formando sedimentos que a gente conhece como argila.
Nesse caso, as argilas possuem diferentes cores, justamente por essa formação com vários componentes. Afinal, cada rocha e solo recebe influência de um fator.
Por isso, encontramos diversos tipos de argila na natureza, cada uma com um benefício diferente.
Mas é aí que entra o segredo da argila rosa! Ela não pode ser encontrada naturalmente.
Isso porque ela é o resultado da interação de duas argilas naturais, a branca e a vermelha, que dão origem a esse produto tão popular.
Para que serve a argila rosa?
A argila rosa é formada pela união das argilas branca e vermelha, certo?
Mas não é só a cor dessas duas argilas que se misturam, mas as suas propriedades! 😮
Ou seja, a argila rosa possui benefícios 2 em 1, já que apresenta características tanto dos componentes da branca, quanto da vermelha! 😍
Em primeiro lugar, a argila branca, possui um pH bem próximo ao da pele, o que não afeta o equilíbrio natural.
Além disso, ela é rica em silício, um mineral que possui efeito anti-inflamatório e, por isso, é uma boa opção para quem tem problemas com a acne.
Enquanto isso, a argila vermelha é rica em óxido de ferro e cobre, que ajudam a pele a respirar e a estimulam para que se mantenha hidratada.
Ela também ajuda na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e viçosa.
Todas essas características se unem e estão presentes na argila rosa, tornando-a uma poderosa aliada nos tratamentos de pele. No geral, esse produto:
- Ajuda a pele a se renovar, promovendo viço e clareando manchas no longo prazo;
- Limpa profundamente, absorvendo toxinas e impurezas, possuindo ação anti séptica;
- Estimula a circulação sanguínea;
- Possui efeito calmante e anti-inflamatório;
- Atua em regiões com vermelhidão e até mesmo na rosácea, melhorando o quadro;
- Promove uma hidratação profunda, suaviza e amacia;
- Diminui a oleosidade, ajudando na prevenção contra cravos e espinhas;
- Possui efeito antioxidante e anti envelhecimento, melhorando a elasticidade da pele e reduzindo rugas e linhas de expressão.
Como usar a argila rosa?
A argila rosa normalmente é comercializada em pó, sendo comum que as pessoas escolham fazer máscaras caseiras, misturando a argila em uma solução líquida, obtendo uma consistência mais cremosa para usar. 💆
Mas também é possível encontrar a argila rosa como ingrediente de alguns produtos de beleza, como cremes, séruns e outros dermocosméticos.
Independente de como seja utilizada, é preciso atenção para a origem da argila, garantindo que ela é pura e sustentável.
Com a popularidade desse produto, muitas pessoas comercializam ele como fruto de uma exploração extensiva, que degrada o meio ambiente.
Além disso, também não é incomum encontrar materiais contaminados com tóxicos, que podem fazer mal à saúde não apenas do ambiente, mas também da sua pele e organismo.
Por isso, é muito importante saber sobre a procedência, o meio de extração e a composição real da argila antes de utilizá-la.
Veja alguns produtos mais populares para conhecer:
Máscara de argila rosa
A forma mais comum de usar a argila rosa é fazendo uma máscara caseira, que pode ser aplicada até duas vezes por semana. 🤿
Nesse caso, é só comprar a argila em pó e misturar uma colher de chá com um pouco de água, ou soro fisiológico.
Mexa bem até alcançar uma consistência cremosa, como uma pastinha, e passe em todo o rosto, menos na região dos olhos e da boca.
Deixe na pele por 20 a 30 minutos, e retire com água corrente ou água morna. ⏰
Se a pele estiver avermelhada, não se assuste, é uma reação normal, que deve passar nos próximos minutos.
O poder da argila rosa nos melhores produtos naturais
A argila rosa pode também fazer parte da composição de dermocosméticos, a fim de potencializar os efeitos dos demais ingredientes.
Na Beauts, você encontra argila rosa com procedência no Glowbiotic+, uma solução que também possui o poder natural da rosa mosqueta. A argila usada nesse produto é 100% orgânica.
Além disso, o Glowbiotic+ possui prebióticos e probióticos que trabalham para manter a microbiota da pele sempre em equilíbrio.
Com a argila rosa, ele forma uma barreira de proteção e hidratante, além de acalmar a pele, que pode estar irritada por uma inflamação.
Para completar, a rosa mosqueta, um poderoso cicatrizante natural, faz o papel de reforçar a proteção dos demais ingredientes da nossa fórmula.
O resultado? Uma pele brilhante, cheia de viço e saudável, com camadas extras de proteção contra as agressões externas. 😎
E o mais incrível é que o Glow, como todos os produtos da Beauts, é livre de tóxicos que agridem a sua saúde e a do meio ambiente.
Porque, afinal, esse é o nosso compromisso ao promover o movimento de Clean Beauty na nossa comunidade.
Ainda não sabe o que é Clean Beauty ou tem dúvidas sobre o que significa? Não perca tempo e clique aqui para baixar gratuitamente nosso guia, para ficar linda e com a responsabilidade ambiental em dia, usando qualquer produto que a natureza faz!
1 comentário
Bom dia! Gostaria de saber qual tipo de argila e a partir de qual idade é a cor certa da argila?