envelhecimento da pele

Conheça os sinais de envelhecimento da pele e como tratar com skincare

Manchas, perda da elasticidade e rugas são alguns sinais de envelhecimento da pele. Saiba como prevenir e tratar esse processo natural com skincare.
Saiba identificar as manchas causadas por espinhas Lendo Conheça os sinais de envelhecimento da pele e como tratar com skincare 7 minuto Próximo Entenda a nova precificação dos produtos Beauts

O envelhecimento da pele é um processo natural pelo qual todos nós vamos passar. Com o tempo a renovação celular diminui, provocando o aparecimento de manchas, rugas e linhas de expressão.

Contudo, alguns hábitos podem adiantar esses efeitos, como não beber água, ser sedentário, ter uma alimentação pobre em nutrientes, entre outros.

Agora, se você quer saber como tratar os sinais de envelhecimento, continue lendo este artigo que a Beauts preparou para você.

Quais são as fases do envelhecimento da pele?

Ao longo dos anos, o organismo reduz a produção de células novas e a atividade dos fibroblastos diminui. Desse modo, o corpo passa a ter menos colágeno e elastina.

Os níveis de ácido hialurônico (uma molécula natural do corpo essencial para atrair e reter água) também caem, o que afeta a elasticidade e a capacidade da pele em se recuperar.

Dessa forma, o envelhecimento da pele pode ser dividido em três fases:

  1. Perda de luminosidade e linhas de expressão: com a diminuição da produção de colágeno, a pele fica mais flácida, provocando as primeiras linhas finas e rugas;
  2. Rugas profundas e perda de firmeza: nessa fase, devido a flacidez, as rugas se tornam mais profundas e o preenchimento da pele acontece de forma inadequada;
  3. Perda de contorno facial: o metabolismo das células reduz, o que provoca uma queda maior do colágeno. Dessa forma, ocorre o relaxamento cutâneo, perda da densidade, ressecamento e alteração do contorno da pele.

Quais fatores contribuem para o envelhecimento da pele?

Envelhecer é algo intrínseco ao ser humano, ou seja, faz parte da fisiologia natural do corpo humano.

Entretanto, existem hábitos e fatores externos (extrínsecos) que adiantam esse processo, como:

  • Exposição ao sol sem proteção;
  • Alimentação inadequada e pobre em nutrientes;
  • Beber pouca água;
  • Não praticar atividade física;
  • Tabagismo e Álcool;
  • Poluição;
  • Estresse.

Dicas para prevenir o envelhecimento da pele

Embora não seja possível impedir que nosso corpo envelheça, a adoção de alguns hábitos pode retardar seus efeitos.

Confira a seguir cinco dicas para colocar em prática agora mesmo.

1. Beba bastante água

Todo mundo sabe que o ideal é consumir ao menos 2l de água por dia, mas a maioria das pessoas não faz isso.

Acontece que a nossa pele precisa de hidratação, interna e externa, para realizar sua principal função: proteger nosso corpo.

Sem água, ela resseca e descama com mais facilidade, ou seja, fica mais exposta à irritações, infecções e ao envelhecimento precoce.

Por outro lado, o consumo correto desse líquido melhora a circulação sanguínea e o metabolismo.

Além disso, a água aumenta o fluxo de oxigênio, ajuda o funcionamento dos órgãos, transporta nutrientes e elimina diversas toxinas do organismo.

2. Se alimente bem

Assim como a água, a alimentação tem papel fundamental no corpo humano.

Incluir verduras, frutas e legumes no cardápio melhora o aspecto da pele, já que a maioria possui nutrientes que renovam as células e combatem os radicais livres e o envelhecimento.

Do mesmo modo, certos alimentos ajudam a manter o intestino e outros órgãos funcionando bem, o que reflete na saúde da pele.

O consumo exagerado de produtos industrializados, bem como de frituras tem um efeito totalmente contrário, já que grande parte desses alimentos tem sal em excesso.

Isso acaba favorecendo bastante a retenção de líquidos, podendo provocar um inchaço ainda maior e, consequentemente, ressecamento e a perda de viço e elasticidade do tecido.

3. Usar protetor solar ajuda a prevenir o envelhecimento da pele

A exposição ao sol sem nenhuma proteção é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Os raios ultravioletas ressecam e desidratam a pele, provocando pintas, manchas, rugas e sardas. A longo prazo, eles ainda podem causar tumores, como o câncer.

Por isso, o recomendado é usar diariamente protetor solar com FPS 30 ou mais em todo o corpo, reaplicando sempre que necessário.

O produto também é essencial para quem passa mais tempo em ambientes fechados e longe do sol, pois a luz visível (computadores e celulares) também tem efeito nocivo.

4. Invista em uma rotina de cuidados

Através da skincare conseguimos retribuir a proteção que o corpo perde diante dos fatores externos, como a ação da poluição e da exposição ao sol.

Portanto, limpar a pele pela manhã e à noite, hidratar e protegê-la é essencial para que ela continue saudável.

Além disso, os cuidados ainda podem solucionar problemas como oleosidade, manchas e acne.

5. Tire um tempo para massagear o corpo

Os movimentos manuais dessa técnica trabalham a musculatura e, por isso, melhora a circulação sanguínea e alivia as tensões do corpo, além de ajudar a prevenir o envelhecimento da pele.

A massagem facial, por sua vez, ajuda a reduzir as marcas de expressão, aumentar a produção de colágeno e elastina, o que contribui para uma pele mais firme, iluminada e com viço.

Conheça todos os benefícios da técnica e os principais tipos neste post da Beauts.

6. Pratique exercícios físicos

Quem se movimenta com regularidade contribui não só para a saúde do corpo em geral, como também para um aspecto melhor da pele.

A prática de exercício físico tem vários efeitos positivos, pois aumenta a oxigenação do organismo, melhora a qualidade do sono e diminui a degradação do ácido hialurónico.

7. Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem é essencial para prevenir o envelhecimento da pele, afinal, é durante a noite que o corpo libera melatonina, um hormônio essencial para o bom funcionamento do nosso corpo.

Ele tem diversos benefícios, entre eles:

  • Atua como antioxidante, logo combate o envelhecimento celular;
  • Regula a qualidade do sono;
  • Atua no controle de enxaquecas;
  • Alivia o estresse;
  • Regula a insulina e combate a diabetes.

Como tratar os sinais de envelhecimento da pele com skincare?

Manchas, ressecamento e perda de viço são algumas características da pele madura. Entretanto, uma rotina de cuidados diário pode prevenir o aparecimento desses sinais.

Nesse caso é importante seguir as etapas básicas da skincare, como limpar, hidratar e proteger, bem como investir em produtos específicos, que estimulem a produção de colágeno. Nós indicamos o combo: hidra + lummi + sos.

O Hidra é um sérum hidratante composto por diferentes tipos de ácido hialurônico, vitamina B5 e Jambu.

Desta forma, ele estimula a produção do colágeno, hidratando de dentro para fora, o que melhora firmeza e reduz as linhas de expressão e rugas. Esse sérum não pode faltar na sua necessaire.

O Lummi é outro produto Beauts indicado para prevenir o envelhecimento da pele, pois é um creme facial noturno reparador e clareador.

Sua fórmula é composta por Shiitake, Tara Tree e óleo de rosa mosqueta, que conferem hidratação intensa e estimulam a produção de colágeno.

Por fim, não deixe de massagear o rosto com o SOS, um óleo orgânico com alto poder regenerador e iluminador.

Ele é feito a partir de ingredientes ricos em antioxidantes e nutritivos, como o óleo de damasco, pracaxi, semente de uva e tucumã.

Não se esqueça, o segredo para ter uma pele saudável é prevenção e cuidado.

Agora, participe do Clean Beauty Quiz e teste seus conhecimentos sobre o universo de beleza limpa.

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.