hidratacao-da-pele-do-rosto

Hidratação da pele do rosto: cuidados e dicas para uma pele radiante

Saiba a importância da hidratação da pele do rosto e todos os cuidados que você precisa ter para manter essa região radiante.
Clean beauty de alta performance, o que isso quer dizer? Lendo Hidratação da pele do rosto: cuidados e dicas para uma pele radiante 8 minuto Próximo Embalagens sustentáveis: como garantir a sua parte

Muitas vezes deixamos a hidratação da pele do rosto de lado por diferentes motivos. Seja por falta de conhecimentos ou falta de tempo. Mas, sem esses cuidados tão importantes, nosso tecido é quem acaba sofrendo as consequências, como a descamação, sensibilidade, rugas e até mesmo manchas 😭.

Isso acontece porque essa região é uma das mais expostas de todo o nosso corpo, além de ser mais fina do que outros lugares que acabam sendo mais protegidos de forma natural. Logo, ela certamente precisa de mais cuidado e atenção!

Mas, qual é a melhor forma de manter a hidratação da pele do rosto dentro da nossa rotina diária? Vem com a gente e acompanhe alguns dos motivos para insistir neste “ritual” com mais carinho! 🤗

Por que a hidratação da pele do rosto é tão importante?

Primeiramente, você já deve saber que o corpo humano tem entre 50 e 65% de água em sua composição, certo? Dessa forma, a hidratação é importante para manter o organismo equilibrado e em sincronia com os outros órgãos do corpo.

Sem esses cuidados mais direcionados, a pele pode ficar ressecada, áspera, descamar e ficar mais suscetível a alergias. Sem contar a sensibilidade e possíveis irritações 😱. Do mesmo modo, isso ainda pode prejudicar a capacidade da epiderme criar uma barreira natural contra a perda de água cutânea por parte do organismo.

Nesse sentido, a hidratação da pele do rosto é essencial para manter essa região saudável, evitando o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas, rugas e sinais de expressão.

Afinal, essa parte é uma das mais expostas à agentes externos, como sol, vento e poluição, não é mesmo?

Como ocorre a hidratação na pele?

Dentro do organismo, a água circula pela corrente sanguínea, atravessa as três camadas da pele (hipoderme, derme e epiderme) e se evapora no meio ambiente.

Quando esse fluxo é muito intenso, a água não fica retida na pele, o que faz com que ela fique desidratada. Portanto, é preciso equilibrar esse processo através da ingestão de água para hidratação interna, combinada com a hidratação externa. 😙

Quais as consequências de uma hidratação facial inadequada?

Você já sentiu sua pele repuxando ou descascando em algumas épocas, como no inverno? 🤔

Isso acontece quando não se tem uma rotina de skincare e/ou a hidratação da pele do rosto está sendo realizada de forma errada (nada de passar o creme corporal na face, viu!?).

A falta de cuidado com essa parte do corpo pode causar lesões na barreira de proteção natural, fazendo com que a pele perca água. Assim, o rosto pode ficar mais vulnerável à ação do sol e do vento, por exemplo Logo, ele fica mais suscetível a:

  • Descamação;
  • Rachaduras;
  • Sensibilidade;
  • Feridas;
  • Rosácea;
  • Dermatite Atópica;
  • Psoríase;
  • Falta de elasticidade;
  • Entre outros.

Por isso é tão importante escolher o hidratante para o seu tipo de pele e não esquecer dessa etapa durante a rotina de cuidados.

Quais os benefícios de hidratar o rosto

Com a hidratação adequada, a barreira cutânea consegue desempenhar sua função, que é de proteger e evitar a perda de umidade. Logo, o rosto mantém sua elasticidade, viço e firmeza.

Além disso, a pele desidratada está mais propensa a sensibilidade e, portanto, descamar com facilidade, ficar vermelha e ter uma aparência áspera, principalmente no inverno e outono.

Ter uma rotina de skincare e investir na hidratação facial também protege essa região do sol, vento e até da poluição. Esse último fator, além de favorecer a dilatação dos poros, ainda é responsável por causar manchas e flacidez.

Por fim, esse cuidado nutre as células e evita a perda gradativa de colágeno. Sendo assim, diminui os processos de envelhecimento precoce, retardando o aparecimento de linhas de expressão e rugas.

Conheça os diferentes tipos de hidratação da pele do rosto

A hidratação da pele do rosto e do corpo ocorre em três esferas: umectante, emoliente e oclusivo. Elas são fundamentais para manter a barreira cutânea e acontecem naturalmente, no interior das células, mas também podem ser reproduzidas pelo hidratante.

  • Hidratação Umectante: é aquela que traz a água do ar para as camadas superiores da pele. Glicerina, aloe vera (nossa conhecida babosa) e ácido hialurônico são exemplos dessas proteínas.
  • Emoliente: Preenche a pele e a deixa mais macia. Geralmente são óleos vegetais que criam uma barreira protetora e previne o ressecamento. Os ingredientes do SOS (óleo de semente de uva, óleo de damasco, óleo de pracaxi e óleo de tucumã) são bons exemplos de emolientes.
  • Oclusivo: Impede a perda de água, pois forma um filme protetor na superfície da pele. Os agentes oclusivos, como óleo de macadâmia ou de rícino, são ótimos para tratar peles secas.

Quais cuidados para ter uma pele radiante?

A essa altura você já deve saber o quanto a hidratação é importante para a saúde da pele, né!? Mas para te ajudar a fazer desse cuidado um hábito, listamos algumas dicas. Confira a seguir:

Cuidados alimentares

De nada adianta ter uma rotina de cuidados com a pele impecável, se você não consome alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, como frutas e verduras.

Determinados alimentos ajudam a combater os radicais livres, estimular a produção de elastina e colágeno. Ou seja, fazem com que a pele fique saudável.

Inclusive, neste nosso artigo, falamos um pouquinho sobre o que não pode faltar na sua alimentação para continuar mantendo a pele radiante!

Hidratação interna

Além de ter uma alimentação equilibrada, é essencial cuidar da hidratação de dentro para fora, ok!? Então não se esqueça de beber no mínimo 2 litros de água por dia. 💖

A ingestão do líquido também ajuda a eliminar toxinas e a turbinar a hidratação da pele do rosto.

Produtos Clean Beauty para hidratação da pele do rosto

Por fim, para ter uma pele radiante é importante usar produtos sem ingredientes tóxicos para cuidar dela. Afinal, eles podem piorar ainda mais a desidratação e causar sensibilidade.

Vem conferir algumas dicas de skincare com itens super legais de Clean Beauty:

Limpeza pré hidratação

Antes de começar a hidratação facial é preciso limpar bem a região para remover resquícios de poluição ou maquiagem. O Gel de Limpeza Facial com Niacinamida promove uma limpeza profunda, mas sem agredir ou retirar umidade da pele.

Hidratação da pele do rosto

O Hidra é um sérum hidratante que estimula a produção de colágeno e diminui as rugas e linhas de expressão. Sua fórmula é composta por ácido hialurônico, vitamina B5 e extrato de Jambu, que juntos ajudam a regenerar a pele e melhorar sua firmeza.

Ele é indicado para todos os tipos de pele e pode ser usado pela manhã e à noite.

Já o Lummi é um hidratante noturno que, além de hidratar, também reparam e clareiam a pele enquanto você descansa.

Ele é composto por extrato de Shiitake, Tara Tree peruana e extrato de African Potato, que possuem propriedades anti-idade, antioxidante e clareador. Logo, é um forte aliado no tratamento de manchas e perfeito para a hidratação da pele do rosto.

Proteção

Na rotina diurna, após hidratar a pele, não esqueça de passar um protetor solar com fps acima de 60 e reaplicá-lo ao longo do dia.

Você também pode investir no Defense, que é um sérum 4 em 1, pois:

  • Controla a produção de oleosidade;
  • Protege a pele das partículas poluentes do ar;
  • Combate os radicais livres;
  • Age sob a acne ou pontos de inflamação.

Ele é produzido com um mix exclusivo de algas marinhas e resveratrol, que juntos previnem o envelhecimento precoce da pele, flacidez e manchas.

Agora, se você quer aprender mais sobre clean beauty e cuidados com a pele, baixe nosso Guia de Clean Beauty. Ele é gratuito e foi feito especialmente para você.

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.