Microbioma e Microbiota: o que são e suas diferenças

Microbioma e Microbiota: o que são e suas diferenças

Clique aqui e saiba o que é microbiota e microbioma, qual é a diferença entre esses dois conceitos, como cuidar deles para uma pele e uma vida muito mais saudáveis!

Mesmo que muita gente ainda ache o contrário, microbioma e microbiota são duas coisas diferentes, mas igualmente importantes! Isso porque elas possuem uma relação bem próxima.

Mas, se você está lendo este texto, não vai mais cair na armadilha de trocar microbioma e microbiota em uma conversa. 😎

Pode ficar tranquila, que o que vem aí não é nenhum tratado científico, mas um guia especial para te ajudar a entender porque cuidar da nossa pele está diretamente relacionado a saber um pouco mais sobre esses conceitos!


O que é microbioma e microbiota e porque não são a mesma coisa

Quando a gente fala de microbioma, estamos nos referindo à enorme e variada população de microrganismos que habitam vários sistemas do nosso corpo. É isso mesmo, você não está sozinh@! 👽

Existem trilhões - isso mesmo, TRI - de bactérias, arqueas, uma prima das bactérias, fungos, vírus e protozoários que não só estão no nosso organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, calcula-se que, no corpo de um adulto, exista cerca de 1 kg de micróbios que são essenciais para a nossa saúde.

É possível os encontrar no intestino, nos canais reprodutores e em vários outros órgãos e sistemas, até mesmo, adivinha só, na pele! E a população específica que povoa um determinado lugar do nosso organismo é chamada de microbiota. 

Antigamente, era comum se referir a “flora” intestinal, mas hoje, os estudiosos acham mais adequado falarmos de uma microbiota intestinal, ou da pele, por exemplo. 

Enquanto o microbioma é todo o universo de microrganismos que habitam nosso corpo, esse conceito se refere aos grupos que se formam em cada lugar. Ou seja, nosso sistema é composto de várias microbiotas!

Além dos sistemas permanentes, chamados residentes, também existe a microbiota transitória, que pode ser benigna ou trazer alguns problemas. 

Isso porque estamos expostos a vários microrganismos também no ambiente em que vivemos todos os dias, o que significa que alguns deles invadem nossa colônia. 

Na pele, por exemplo, eles podem chegar ao tocarmos algum lugar e até no ar, por isso lavamos as mãos, o rosto e tomamos banho, para eliminar esses microrganismos que não são parte da nossa microbiota natural. 💦

Quando esse grupo transitório fica “mais forte” que o residente, podem acontecer problemas, como infecções, inflamações e, na pele, até dermatite, por exemplo. 


Para que serve a microbiota?

Os vários microrganismos que formam a microbiota presente em cada um de nossos órgãos e sistemas, são responsáveis por desempenhar várias funções. 

Entre elas estão a proteção contra agentes externos prejudiciais, reforçando nosso sistema imunológico, o auxílio no processo de digestão e aproveitamento de vários nutrientes, entre outros. 

Na nossa pele, a microbiota, quando está em equilíbrio, ajuda a manter o pH da pele balanceado, previne infecções e condições até mais sérias, como dermatite e feridas.

Por isso, é importante que a gente cuide com carinho desses microorganismos, sendo uma das maneiras de fazer isso, hábitos de vida saudáveis, como alimentação e prática de atividades físicas. 🏃

Evitar o estresse também ajuda a prevenir o desequilíbrio desse sistema. Nesse caso, práticas de mindfulness podem ser um importante aliado nessa luta contra o estresse, além de trazer benefícios para atenção, memória e emoções, no geral. 

Quando estamos falando da pele, um meio de evitar a disbiose, o desequilíbrio da microbiota, é ter uma boa rotina de skincare

Manter a pele limpa e hidratada, tanto por consumir a quantidade de água necessária, quanto pelo uso de produtos é essencial para manter o equilíbrio da microbiota e proporcionar aquele glow, que tod@s buscamos. ✨


Reforçando a microbiota

Por falar em glow, para conseguir alcançar uma pele radiante, às vezes é preciso escalar alguns jogadores reserva para o seu time. 

A poluição do dia a dia, um sistema imunológico enfraquecido, alguns remédios, principalmente antibióticos e muitos outros fatores podem causar a disbiose na microbiota da pele. 

Em alguns desses casos, os cuidados normais que temos com a pele não são suficientes para trazer de volta o equilíbrio e a saúde que a deixam radiante. 

Para dar uma fortalecida na microbiota, podemos contar com prebióticos e probióticos, que restauram o equilíbrio desses microorganismos em nosso corpo. 

Esses suplementos que ajudam em nossa saúde são mais conhecidos quando estamos buscando resolver problemas principalmente nos intestinos. 

Quem é do time dos millennials provavelmente já tomou, ou quis muito, tomar certos “lactobacilos vivos” anunciados na TV. 🍼

Mas também existem outros pré e probióticos para equilibrar a pele, que são potentes para alcançar saúde e vigor.

O ideal é que, assim como aqueles que consumimos como alimento, esses produtos tenham origem natural, para que não venham a agredir nossa pele, o que pode piorar ao invés de ajudar na situação. 

Se você está pensando que isso é muito difícil, vou te dizer que não é nem um pouco, porque a Beauts criou uma solução para manter a microbiota da sua pele sempre em equilíbrio!

Com o Glowbiotic+, que tem pré e probióticos, rosa mosqueta e argila rosa orgânica de origem 100% natural, você terá todos os pré e probióticos necessários para a sua pele, que ficará com uma aparência radiante!


Cuidado de dentro para fora

O nosso microbioma é formado por microbiotas presentes em vários órgãos e sistemas de nosso corpo, não só a pele. 

Por isso, é importante que a gente cuide desses microrganismos não apenas com suplementação, mas diariamente, com alguns hábitos. 

Sabia que o sistema intestinal desequilibrado pode ser a causa das suas noites mal dormidas? Pois, é. E o contrário também é verdade!

Por isso, confira algumas dicas para uma microbiota equilibrada e uma pele e vida muito mais cheias de luz:

  • Ter uma boa rotina de sono;
  • Uma alimentação balanceada, com fibras e nutrientes necessários;
  • Beber a quantidade de água necessária para manter a hidratação; 
  • Estratégias para o controle do estresse;
  • Rotina de atividades físicas;
  • Usar produtos de qualidade na pele e no corpo.

Sempre focamos na importância de se preocupar com o bem estar de maneira geral e de aderir a um estilo de vida que seja sustentável, tanto para você, quanto para o mundo em que vive. 

Mostramos essa preocupação desde os ingredientes que compõem nossos produtos, até as nossas conversas que temos por aqui. Tudo isso está resumido no movimento Clean Beauty, e vai muito além dele. 

Se você quiser fazer parte desse time de apaixonados pela vida e pelo planeta, se inscreva em nossa newsletter para receber vários conteúdos super necessários, direto no seu e-mail. Ah! É de graça, viu? Queremos apenas ter você com a gente nessa jornada! Vamos nessa? 💖

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.