poros-dilatados

Poros dilatados: entenda quais são as causas e como tratar

Os poros dilatados te incomodam bastante? Saiba como tratá-los com produtos limpos sem agredir sua pele de maneira simples e eficiente.

Você sabia que os poros dilatados não são um problema exclusivo de quem tem pele mista e oleosa?

A presença de sujeira ou oleosidade em excesso, faz com que essas aberturas fiquem maiores que o normal, dificultando uma série de procedimentos ou autocuidados. Desde passar maquiagem até mesmo na produção de novos cravos e espinhas.

Mas, você sabe como prevenir o seu rosto desses inconvenientes que insistem em não nos deixar tranquilas? 😂

Assim, continue com a gente até o final, porque vamos te ajudar a entender como prevenir esses poros dilatados tão inconvenientes para que você continue tendo uma pele linda e saudável!

Vamos nessa? ❤️

O que são poros dilatados?

Os poros dilatados são pequenas aberturas na pele por onde saem os pelos e líquidos produzidos pelas glândulas sebáceas. E, primeiramente, é importante deixar claro que todas as pessoas têm poros, não é mesmo?

A parte do nosso corpo que mais tem poros, com certeza é o rosto. São aproximadamente 300 mil, sendo que a maioria deles está concentrado na zona T (testa, nariz e queixo). 😱

O excesso de sebo natural e de células mortas ao redor deles, faz com que a pele fique inchada e esses pontinhos mais abertos. Por isso, fatores como o calor e a má alimentação podem deixá-los mais evidentes e causar a sensação de desconforto em nossa aparência.

Quais são seus efeitos na pele?

Se você sofre com os poros dilatados, deve ter dificuldades em aplicar maquiagem ou deixar a base com aspecto mais natural. Acertamos?

Isso costuma acontecer porque os produtos acabam acumulando nos pontinhos, destacando ainda mais esse tipo de situação chata.

Por isso, não controlar a oleosidade da forma correta ou não investir em limpeza, pode fazer com que os poros acabem obstruídos, provocando cravos e espinhas, ou piorando ainda mais o seu visual no longo prazo.

O que causam os poros dilatados?

Quem tem a pele oleosa ou mista tende a ter mais pontinhos aparentes do que aquelas que não tem. Afinal, elas são caracterizadas pela intensa produção de sebo.

Porém, fatores internos e externos podem estimular ainda mais os poros dilatados, como má alimentação e até mesmo o calor do nosso cotidiano. Ainda mais morando em um país tropical como o Brasil.

Ainda assim, a limpeza inadequada é uma das grandes responsáveis por essa característica. Resíduos de maquiagem, de cosméticos, protetor solar e até mesmo de poluição acumulam-se nessas regiões, deixando os poros ainda maiores. 😞

Outro fator que contribui para a dilatação dessa abertura é a perda de elasticidade da pele com o passar dos anos. Por isso, é comum que pessoas mais velhas sofram mais com esses pontinhos.

Como prevenir os poros dilatados?

A principal forma para evitar poros mais abertos que o normal é cuidar da saúde da pele. Ou seja, ter uma rotina de cuidados focado na alimentação equilibrada, limpeza, hidratação e proteção.

Construir uma rotina de exercícios físicos também é importante, pois ajuda a eliminar as toxinas que ingerimos no dia a dia, como alimentos gordurosos e álcool. 🤗

Veja a seguir três coisas que você precisa prestar atenção para prevenir essa situação.

1. Rotina de cuidados

Se atentar para a limpeza da pele é essencial para evitar os poros dilatados. O acúmulo de sujeira ao longo do dia nessas aberturas faz com que a pele fique inchada e os pontinhos pareçam maiores, viu?

Por isso, não se esqueça de tirar a maquiagem antes de dormir, e lavar o rosto ao menos duas vezes ao dia (pela manhã e à noite) com produtos específicos para o seu tipo de pele. Apesar de sermos suspeitas de falar, a limpeza facial com Niacinamida é um produto ótimo e super indicado para essas situações!

Além disso, a rotina de cuidados deve incluir ainda hidratantes para o rosto. Caso a hidratação não seja suficiente, o organismo pode produzir mais oleosidade para reequilibrar a falta, piorando ainda mais o aspecto dos poros dilatados.

2. Alimentação

Embora esses pontinhos mais evidentes estejam relacionados ao tipo de pele, o consumo de gordura na alimentação pode intensificá-los ainda mais.

Isso acontece porque os alimentos gordurosos fazem as glândulas sebáceas produzirem sebo em excesso. Como consequência os poros se entopem, favorecendo o surgimento não só de cravos e espinhas, mas também de cicatrizes.

Portanto, se você deseja prevenir o aparecimento de poros dilatados deve evitar o consumo de alimentos industrializados e processados, bem como os gordurosos e fritos.

Beber bastante água também é importante, pois hidrata a pele de dentro para a fora.

3.Exercícios

Por fim, a prática de exercícios físicos também ajuda a melhorar o aspecto desses pontinhos no rosto. Isso porque a prática regular elimina as toxinas acumuladas no organismo ao longo do dia.

Neste caso, tire uns minutinhos do seu dia para correr, caminhar ou dançar. Além de fazer bem para o corpo, ainda melhora o aspecto da pele. Mas não se esqueça de lavar bem o rosto após a prática. 🥰

Tratamentos faciais

Alguns procedimentos dermatológicos podem melhorar a textura da pele e o aspecto dos poros, como:

  • Peelings químicos;
  • Microdermabrasão;
  • Lasers;
  • Entre outros.

Contudo, é importante ir ao dermatologista antes de procurar um tratamento por conta própria, certo?

Como tratar a pele com beleza limpa?

Produtos sem ingredientes tóxicos e nocivos à pele são os mais indicados para melhorar o aspecto da pele. Por isso, uma ótima forma de tratar os poros dilatados é investindo em beleza limpa ou clean beauty.

Esse termo diz respeito ao movimento que se preocupa com a relação de um produto de beleza e seus impactos no meio ambiente e na saúde do consumidor.

Nesse sentido, sua principal pauta é o uso de produtos livres de toxinas, que engloba ingredientes naturais, orgânicos e veganos.

Produtos Beauts para prevenir e controlar poros dilatados

O primeiro passo para evitar esse aspecto, é limpar muito bem o rosto com o Gel de Limpeza Facial Niacinamida. Ele promove a limpeza profunda da pele sem agredir ou retirar a umidade natural dela. Além disso, suaviza manchinhas e a aparência de poros.

Além da Niacinamida e Extrato de Moringa, ele é composto por Camomila e Aloe Vera, que possuem propriedades anti-inflamatórias e calmante.

Também é importante tonificar a pele com a Smart Water Multifuncional. Ele tem ação cicatrizante, anti séptica, bem como bactericida e fungicida, que acalma os pontos de irritação e, portanto, evita que os poros se dilatem.

Sua fórmula contém manjericão-cravo, Melaleuca, Extrato de Calêndula, óleo essencial de cravo e de hortelã-pimenta, todos ativos naturais.

Por fim, o Defense é um forte aliado no controle da oleosidade. Ele é um sérum quatro em um, pois também protege a pele das partículas poluentes do ar, combate os radicais livres e age sob a acne ou pontos de inflamação.

Entre os seus ingredientes, está um mix exclusivo de cinco algas marinhas e resveratrol, um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento precoce da pele, flacidez e manchas.

Agora, se você quer saber mais sobre autocuidado e beleza limpa, baixe gratuitamente nosso Guia Gratuito de Clean Beauty, feito especialmente para você.

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.