Qual a relação e efeitos do estresse na pele? Confira! - Beauts

Qual a relação e efeitos do estresse na pele? Confira!

Saiba qual a relação e os efeitos do estresse na pele, os sintomas que podem aparecer e como cuidar deles do jeito certo. Acesse nosso conteúdo e veja dicas exclusivas!

Que ficar nervosa pode fazer mal para a saúde, muitos sabem, mas você sabe quais os efeitos do estresse na pele? 👩

Muitas doenças, manchas e reações pouco saudáveis podem estar acontecendo com o seu rosto por conta do seu humor!

No entanto, algumas pessoas podem não saber disso, deixando de cuidar das causas e resultados dessa reação natural.

Por isso, o primeiro passo para lidar com os efeitos do estresse na pele é entender o que é essa emoção, como ela surge e, claro, como melhorar essa situação antes de consequências mais graves. 😨


Vamos começar do começo? O que é estresse?

Basicamente, o estresse é uma reação natural do organismo quando estamos em uma situação de perigo ou ameaça. 😡

Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta, provocando alterações físicas e emocionais que possam nos preparar.

A reação do dia a dia nada mais é que uma resposta biológica para que possamos nos adaptar às novas situações.

Claro, quando falamos sobre situações de perigo, nem sempre significa um momento que realmente ameace a nossa vida. Isso porque cada pessoa e cada organismo pode enxergar isso de maneira diferente. Por exemplo, para muitas pessoas, falar em público é uma situação de perigo.

Assim, o corpo responde a esse medo com a produção de mais hormônios, como o cortisol, que mudam nosso sistema para nos preparamos.

Além disso, existem dois tipos de reação, com efeitos de estresse na pele diferentes. Uma é o estresse agudo, que é mais intenso e curto. Geralmente, é ele que aparece em situações que consideramos traumáticas. 🙅‍♀️

Agora, também temos o estresse crônico, que afeta mais pessoas e é constante no dia a dia, sendo mais suave, tanto que podemos não perceber que ele está ali.


Quais os principais sintomas do estresse?

Segundo a definição oficial de estresse do Governo Federal, existem três fases de reação, cada uma com sintomas distintos:

Fase de alerta

Essa é a fase mais comum, que acontece assim que entramos em contato com o agente estressor. Ou seja, com aquilo que nos deixa preocupados. Os sintomas incluem:

  • boca seca;
  • mãos e pés frios;
  • suor;
  • tensão muscular;
  • aperto da mandíbula;
  • diarréia passageira;
  • batimentos cardíacos acelerados.

Além disso, algumas pessoas também podem manifestar hábitos relacionados ao estresse, como roer as unhas ou morder a ponta da caneta. 🤫 

Fase de resistência

Na fase de resistência, o corpo tenta voltar ao equilíbrio, eliminando o problema. Os sintomas aqui podem variar, incluindo:

  • sensação de fadiga;
  • formigamento nas mãos e pés;
  • sensação de desgaste;
  • gastrite prolongada;
  • sensibilidade emotiva;
  • hipertensão;
  • mal-estar generalizado.

Esses sinais podem aparecer durante mais dias, ou até que o motivo do estresse acabe.

Fase de exaustão

Por fim, a fase de exaustão é comum na versão crônica, e traz comprometimentos físicos e emocionais, com sintomas como:

  • diarréias frequentes;
  • diminuição da libido;
  • insônia;
  • tiques nervosos;
  • mudanças extremas de apetite;
  • tonturas;
  • impossibilidade de trabalhar;
  • angústia.

Além disso, é na fase de exaustão que começam a surgir os efeitos do estresse na pele. 😵‍💫


O que o estresse causa na pele?

Normalmente, um ou dois dias de estresse não causam efeitos na nossa pele, pois é uma reação natural do corpo e, quando resolvemos a situação, ela acaba!

Agora, o problema está na fase de exaustão, que prolonga o estresse e, consequentemente, pode trazer problemas para a sua pele.

Isso porque essa emoção danifica a barreira de proteção formada pela microbiota, água e oleosidade natural. Essa cama camada nos defende da poluição, do clima seco e de substâncias por trás de alergia ou irritação. 💦

Essa proteção é afetada pela superprodução do cortisol, favorecendo a inflamação, o ressecamento e, em algumas pessoas, estimulando a produção de sebo, junto com o aparecimento da acne.

Além disso, o estresse na pele também pode causar uma série de doenças, como:

  • dermatite;
  • psoríase;
  • urticária;
  • vitiligo;
  • erupções cutâneas.

A irritação constante e prolongada também acelera o envelhecimento do rosto, e aumenta a sensibilidade, causando, muitas vezes, um rosto manchado e pouco saudável. 😭

Isso sem falar sobre os efeitos do estresse na pele que são secundários. Afinal, quem nunca coçou uma ferida ou espremeu uma espinha quando estava nervoso? Esses hábitos são grandes vilões para a derme, e aparecem quando lidamos com situações inesperadas e não conseguimos resolver ou relaxar.


Como prevenir os efeitos do estresse na pele?

Pode ser difícil, mas existem algumas formas de prevenir, ou reduzir, os efeitos do estresse na pele.

Sendo uma reação natural do corpo, nem sempre podemos controlar a produção dos hormônios que nos levam a ficar estressados. No entanto, com alguns hábitos, os efeitos podem ser menores. 

Por exemplo, a principal recomendação é ter uma boa educação alimentar. Consumir a quantidade certa de vitaminas e nutrientes ajuda no fortalecimento da pele. Dessa forma, o estresse deixa de apresentar tanto impacto. 🍎

Além disso, é fundamental utilizar dermocosméticos na medida certa. Muitos especialistas recomendam o uso do protetor solar periodicamente, e ter uma boa rotina de skincare é essencial para lidar com o estresse na pele no dia a dia.

E, claro, diminuir os níveis de ansiedade pode ajudar muito! Considere práticas como meditação ou aromaterapia para relaxar e, assim, ficar menos estressada. 😌


Como tratar a mancha de estresse?

Se você identificar alguns efeitos do estresse na pele, não precisa ficar em alerta! É possível tratar esses impactos. Primeiro, identifique qual a decorrência, se são manchas, uma doença de pele ou aumento da acne.

Cada consequência do estresse tem uma abordagem especial, e fará toda a diferença saber, exatamente, o que sua pele está tentando dizer. 🥸

Depois de reconhecer o efeito, busque o tratamento ideal para ele. Geralmente, o uso de dermocosméticos de qualidade é um bom primeiro passo, junto com hábitos saudáveis, como lavar e hidratar a pele regularmente.

Algumas indicações são o Glowbiotic + Complexo Iluminar Pré e Probiótico, ideal para reconstruir a defesa da pele e deixá-la mais brilhante, e o Lummi, nosso creme noturno hidratante e clareador, que pode ajudar com as manchas de estresse na pele. 🌙

Com os produtos certos, é possível cuidar da pele do jeito certo, e contornar os efeitos que uma rotina estressante pode causar!

Com o movimento Clean Beauty, você aprende muito mais dicas para construir uma relação saudável com a sua pele. Venha conhecer nosso conteúdo! Assine nossa newsletter e receba todas as novidades!

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Ganhe descontos exclusivos, fique por dentro das novidades e garanta um cupom de 10% de desconto 😍