Rosto manchado: causas, tratamento e diferentes tipos de manchas

Rosto manchado: causas, tratamento e diferentes tipos de manchas

O rosto manchado pode incomodar muito, o que nos faz buscar pelos mais diversos tratamentos. Mas por que esse fenômeno indesejado acontece?
Segunda sem carne: tudo sobre o movimento Lendo Rosto manchado: causas, tratamento e diferentes tipos de manchas 7 minuto Próximo O que é mindfulness? Conheça essa prática

Ter o rosto manchado é algo que a maioria das pessoas não quer de jeito nenhum, mas, ao mesmo tempo, é algo difícil de evitar. 😭

Isso porque as manchas no rosto podem ter diversas causas, desde queimaduras pontuais, como as que acontecem ao mexer com limão e ir para o sol, por exemplo, até situações que requerem muito mais cuidado, como o câncer de pele. 

A pele do nosso rosto é muito sensível, não apenas por ser mais fina e delicada do que outras partes do corpo, mas também porque está muito mais exposta ao ambiente. 

Por isso, ter lesões de pele que resultem em um rosto manchado acaba sendo bastante comum, mas isso não quer dizer que o quadro não possa ser revertido! 😮

Calma, essa não é uma sentença sem chances de apelação. Para muitos casos de manchas no rosto, existem tratamentos e medidas de prevenção muito eficazes. Quer saber como? Então vem comigo!


Por que a mancha acontece? O que é?

As manchas na pele, do rosto ou de outras partes do corpo, podem acontecer por diversos fatores, mas possuem uma explicação em comum do que elas são. 

Basicamente, manchas são o resultado de uma hiperpigmentação em uma determinada área, que acaba ficando mais escura do que as áreas da pele ao redor. 

Em outras palavras, a melanina, que é responsável por dar cor à nossa pele, por uma série de motivos, pode ser liberada em excesso em uma área da pele, e isso pode resultar em uma mancha. 

O motivo que leva a essa hiperpigmentação pode variar, mas é muito comum que esse fenômeno seja o resultado de alguma lesão ou irritação sofrida na pele. 

Assim, o rosto manchado acontece por esse mesmo processo, sendo que as causas, como dissemos, podem variar. Algumas delas podem ser:

  • Exposição prolongada ao sol sem a devida proteção; 
  • Espinhas;
  • Suco de limão;
  • Alergias, etc.

Quais os tipos de manchas no rosto?

Como vimos, as manchas do rosto podem aparecer por mais de um motivo e, para cada motivo diferente, o tipo de mancha também varia. 

Os dois problemas que estão mais associados ao rosto manchado são as manchas de sol e as causadas por espinhas. 

No entanto, existem ainda outros tipos, como o melasma, que aparece muito comumente durante a gravidez, ou tratamentos com hormônios, graças a variações hormonais que ocorrem nesses casos. 

Esses tipos de mancha de que falamos possuem algo em comum, que é a sua coloração. Elas costumam ter um tom marrom, um pouco mais escuro que o tom da pele. 

Mas existem manchas de outros tipos e com tonalidades diferentes, como as avermelhadas, muito comuns em quem apresenta algum tipo de alergia. 

Elas podem aparecer em pontos específicos durante a vida, como é o caso das manchas causadas pela ingestão de algum alimento ao qual a pessoa é alérgica. 

Pode ser também que essas manchas sejam mais permanentes, como nos casos em que alguém possui condições como a rosácea ou a psoríase, esta última muito relacionada com o estado emocional. 😰

Existem, ainda, os tipos de manchas mais sérias, que são as que indicam a existência de um câncer de pele. 

Uma forma de identificar ou ficar alerta a esse tipo é pela fórmula ABCDE: assimetria, bordas irregulares, cor, diâmetro e evolução. ⚠

Manchas de cor mais escura ou pretas merecem maior atenção, assim como aquelas maiores que cinco milímetros e que mudam de forma ou aumentam de tamanho ao longo do tempo. 

Se você possui o rosto manchado e se assustou com essas informações, fique tranquilo! Nem todas as manchas desse tipo são melanomas, que é o tipo mais agressivo de câncer de pele. 

De toda a forma, é muito importante procurar um profissional capacitado, de preferência um dermatologista, para examinar manchas que causem preocupação. 


Como evitar os tipos de manchas e retirá-las na pele?

Independente do tipo de mancha, todos concordam sobre a melhor maneira de evitar seu aparecimento, que já é algo bem conhecido: usar protetor solar! 👓

O protetor deve ser aplicado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver nublado e, idealmente, ser reaplicado a cada duas horas. 

Ficar em ambientes fechados não significa estar livre dos raios UV, por isso é importante usar o filtro solar mesmo quando for ficar em casa. 

Utilizar produtos com vitamina C, pré e probióticos, também podem ajudar a potencializar os efeitos do filtro solar diário e proteger a pele de maiores danos. 🍊

Se mesmo com as precauções, as manchas aparecerem, é preciso investir em tratamentos que restauram a pele. 

O rosto manchado tem solução, especialmente quando o assunto são manchas de espinhas e manchas de sol, que são as mais comuns, especialmente nos dias quentes do verão. 

Alguns produtos que ajudam a regenerar a pele e equilibrar a produção de melanina são, por exemplo, os que possuem niacinamida, que possui efeito calmante e cicatrizante.

Existem também diversos compostos naturais com ação antisséptica e cicatrizante, que podem ajudar a desinflamar e sumir ainda mais rápido com as manchas.


Dicas para evitar manchas

Para evitar o surgimento das manchas no rosto, é preciso implementar uma rotina de cuidados com a pele e mantê-la protegida, com cuidados e, às vezes, alguns produtos confiáveis

Isso não significa gastar horas em frente ao espelho, nem investir milhares de reais em produtos milagrosos de marcas famosas. 

Muito pelo contrário! A natureza pode ser sua melhor amiga, e usar produtos com ingredientes naturais e não agressivos nem a você nem ao meio ambiente, com certeza é a melhor escolha. 

Então você pode seguir dicas simples para evitar o pesadelo do rosto manchado, como:

  • Limpe o rosto com regularidade, todos os dias, logo pela manhã e antes de dormir; 😴
  • Mantenha a pele hidratada durante todo o dia e aposte em uma fórmula clareadora para a noite, quando ela pode agir por mais tempo na pele;
  • Não se esqueça, em hipótese alguma, do filtro solar;
  • Mantenha-se hidratada, especialmente nos dias quentes; 💧
  • Recupere o vigor de sua pele com pré e probióticos;
  • Mantenha uma alimentação saudável, consumindo diariamente alimentos com vitamina E, como as oleaginosas e vitamina C, como frutas cítricas. 🍓🍉🍍

Viu só como evitar as manchas não é um bicho de sete cabeças? 

E você pode contar com a Beauts para fazer isso e, ao mesmo tempo, proteger você, o meio ambiente e as próximas gerações. 

Se ficar em dúvida sobre confiar ou não em alguns dermocosméticos, com ingredientes que você não consegue nem mesmo pronunciar, nós te ajudamos a escolher!

Baixe agora mesmo o nosso Guia Proibidões do Clean Beauty e se mantenha linda e protegida, sem peso na consciência!



Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.