Ritual matinal: o que você faz pela manhã dita o ritmo do seu dia!

Ritual matinal: o que você faz pela manhã dita o ritmo do seu dia!

Saiba o que é um ritual matinal e como ele pode fazer seus dias terem leveza e rendam muito mais do que antes!

O ritual matinal é uma prática que muitas pessoas negligenciam, mas que pode fazer maravilhas para sua vida. 

Quantas vezes você já não levantou e a primeira coisa que fez foi olhar as mensagens do WhatsApp ou o feed do Instagram? 📱

Ou ainda, com que frequência você aperta o soneca quando o despertador toca de manhã? Afinal, quem não quer mais cinco minutinhos no conforto da sua cama? 💤

A questão é que esses cinco minutinhos normalmente se transformam em horas a mais na cama, e o resultado é acordar na correria para tentar recuperar o tempo perdido. 

É por isso que ter um ritual matinal que seja seguido todos os dias pode render dias mais tranquilos, uma vida com menos estresse e muito mais saudável!


Quem inventou a ideia de ritual matinal?

É difícil determinar quem teve a ideia de ritual matinal, mas podemos encontrar diversos autores, de diferentes culturas, que defendem esse hábito. 

Desde gurus do mundo dos negócios, como Tim Feriss, autor de Ferramentas dos Titãs, até sabedorias milenares como a ayurveda, todos já falaram da importância de uma rotina para a saúde que começa pela manhã. 

Assim, essa é uma prática de autocuidado e autodesenvolvimento que remete à culturas antigas, mas que produz efeitos tão incríveis que autores modernos já enxergaram seu potencial. 


Ter um ritual matinal funciona?

Aderir a um ritual matinal possui impactos perceptíveis na vida de quem adota essa prática e isso significa que, se feito do jeito certo, ele definitivamente pode funcionar. 

Pessoas que aderem a essa prática relatam ter um dia muito mais produtivo, sentir menos estresse e uma melhora geral na saúde mental e física. 😁


Por que um ritual matinal é importante?

O ritual matinal é importante porque permite que não aconteça o que infelizmente pode ser normal nos nossos dias, que é ser engolido pela correria. 

Essa rotina para seguir pela manhã ajuda a ter dimensão do que é preciso realizar no dia, o que priorizar. E isso já possui um grande efeito na diminuição de sentimentos de ansiedade e estresse. 💆

Além disso, algumas práticas indicadas para serem realizadas nessa rotina da manhã, como meditação e atividades físicas, possuem impactos diretos na saúde física e mental não só ao longo do dia, mas em nossa existência de maneira geral. 

Esses hábitos ajudam no autoconhecimento e equilíbrio emocional, que produzem muito mais clareza de pensamento e momentos de tranquilidade durante a correria frenética do dia a dia. 💭


Quais os tipos de rituais matinais?

Existem diferentes tipos de rituais matinais, alguns que remontam a mais de mil anos, como os vindos da ayurveda e alguns contemporâneos. 

No entanto, todos eles possuem uma estrutura comum, que envolve a organização daquilo que deve ser feito logo pela manhã. 

Atividades pontuais também se repetem, como:

  • meditação;
  • práticas de gratidão;
  • beber água;
  • tomar um café da manhã saudável;
  • praticar atividades físicas 🏃

Ou seja, hábitos que tornem a sua vida mais saudável e tranquila!


O que não fazer pela manhã

Vivemos em um mundo extremamente conectado e, muitas vezes, utilizamos nosso celular como se fosse uma extensão do nosso próprio ser. 

Por isso, não é incomum a gente perceber que está há horas olhando para a tela do aparelho, rolando feeds de rede sociais, mas não fazemos nem ideia do que estávamos vendo. 📲

Também não é de se surpreender que, para muitas pessoas, o celular seja a primeira coisa para a qual se olha logo pela manhã. 

Assim, mal acabamos de acordar e já somos bombardeados por um número de informações muito maior do que conseguimos processar.

Além disso, muitas dessas informações possuem um impacto desagradável em nossos dias, podendo provocar estresse, ansiedade e tristeza. 

Por isso, a primeira coisa a se evitar fazer logo pela manhã é usar o celular. 

Sabemos que hoje é comum utilizar o aparelho como despertador para acordar. Mas, se for preciso, compre um relógio a pilha com despertador e deixe o celular em um outro cômodo da casa antes de ir dormir, para que fique mais fácil não cair na tentação. ⏰

Outra coisa a se evitar é usar a função soneca do despertador, que é uma grande armadilha para todos nós. 

Não é errado querer mais cinco minutinhos, mas é bem comum que esses minutos se tornem horas, e todo o planejamento para o dia vá por água abaixo já ao acordar. 

Além disso, pense bem, se queremos acordar em determinado horário, apertar o soneca é perder para nós mesmos, o que causa um impacto negativo em nossa mente, logo nas primeiras horas do dia!

Quantas vezes você já não acordou meia hora depois de apertar o botão soneca de cinco minutos e se sentiu culpada por ter dormido demais? 

Pois é, um ritual matinal tem como um de seus objetivos justamente evitar esse tipo de sentimento logo pela manhã e preparar você para um dia cheio de luz! 💡


Ideias/sugestões de rituais matinais

Uma das ideias de ritual matinal mais antigas e recomendadas vem das tradições da medicina ayurvédica. 

Vamos ver então como essa tradição sugere que nossas manhãs sejam organizadas para termos uma vida mais equilibrada e feliz. 

Para ter uma manhã saudável, que vai reverberar por todo o seu dia, é recomendado seguir alguns passos antes mesmo do café da manhã, como:

  • Acordar cedo, de preferência antes ou junto com o nascer do sol; 🌞
  • Lavar o rosto e limpar a boca, fazendo inclusive a limpeza da língua com um raspador;
  • Beber água em temperatura ambiente, para hidratar o corpo que está há horas sem receber água; 💦
  • Ir ao banheiro para urinar e evacuar; 🚽
  • Meditar e fazer exercícios respiratórios, por 5 a 20 minutos;
  • Atividade física;
  • Café da manhã saudável, com todos os nutrientes que o corpo precisa para começar bem o dia. 🍎

Adaptação de rotina é tudo!

É claro que você pode adaptar pontos desse ritual para condizer com a sua rotina, pois não existe uma fórmula única e imutável. 

Por exemplo, se você trabalha ou estuda até tarde e não pode estar na cama para dormir até as 22h, é mais importante ter uma noite de sono com a quantidade de horas necessárias para descanso, do que acordar, digamos, às 5h da manhã. 

Ou, ainda, na hora da meditação, se ainda for uma dificuldade para você, é possível fazer uma oração, induzir o estado meditativo com alguma música ou ruído, utilizar aplicativos, entre outras opções. 

É legal também aproveitar esse momento para ativar seus demais sentidos, o que pode ser feito, por exemplo, com a aromaterapia. 👃

Ela pode ser um potencializador da meditação e um guia para o estado que deseja alcançar. Por exemplo, se você se sente devagar, pode utilizar um aroma estimulante, como o Up.

Se, ao contrário, você acordou se sentindo ansiosa, agitada, ou estressada e sente que precisa se equilibrar para dar início às atividades do dia, pode utilizar um aroma calmante, como o Zen.

Você pode adicionar também outros passos ao seu próprio ritual matinal, como uma rotina de skincare. 

E se essa é uma opção para você, busque utilizar produtos que conectem você ao mundo e a você mesma, com materiais da terra e ecológicos. 

Caso não saiba por onde começar, é só buscar no nosso Guia de Clean Beauty, que você pode baixar de maneira gratuita e consultar sempre que quiser. ✨

De toda forma, tenha um compromisso com você mesma já nas primeiras horas do dia e sinta-se energizada para iluminar o mundo!

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