Esfoliação: porque, quando e como fazer - Beauts

Esfoliação: porque, quando e como fazer

Saiba como tirar o máximo de proveito da esfoliação, porque ela é importante e a frequência ideal em que deve ser feita! Saiba como completar sua rotina de skincare!

A esfoliação é um dos processos queridinhos do skincare, pois permite retirar as células mortas do rosto para “dar espaço” a uma pele mais limpa, macia e totalmente renovada!

É por isso que ela é um passo indispensável para uma rotina de autocuidados completa. Mas, mesmo assim, muita gente ainda não conhece seus benefícios, nem como colocar isso em prática!

No entanto, esfoliar o rosto ou o corpo não tem nenhum grande mistério, e precisa ter apenas alguns cuidados básicos para a missão ser 100% bem-sucedida. 

Quer aprender tudo sobre a esfoliação perfeita? Veja o que fazer e o que não fazer para manter uma pele de pêssego. 🍑


Por que a esfoliação é importante?

Antes de mais nada, a esfoliação é feita para remover as células mortas da pele, o que abre o caminho para uma cútis renovada e limpa. 💆

Esse processo, à medida em que fazemos a limpeza, também ajuda a pele a se manter livre de cravos e espinhas, já que impede o entupimento dos poros.

Outra consequência é que, ao remover essa camada “velha” de pele, as pessoas que têm o rosto manchado também podem ver melhoras, graças à renovação da pele e estimulação da produção de colágeno, por exemplo.


Como fazer a esfoliação?

A esfoliação pode ser feita por meio do atrito de substâncias com a pele ou de reagentes químicos que “descolam” as células, facilitando a remoção da camada de pele “morta”.

O primeiro tipo de esfoliação, que é feita por meio do atrito manual de alguma substância com a pele, é a esfoliação física. 

Já o segundo tipo, que é feito com produtos, que geralmente são ácidos, é a chamada esfoliação química. 

Na esfoliação física, geralmente se usa algum produto que possui algum tipo de grânulos, como o açúcar, por exemplo. Assim, é preciso aplicar o produto na pele e espalhar com movimentos circulares bem suaves, para estimular todas as células mortas a se desprender e ir embora. 👋

Quando falamos de esfoliação química, por outro lado, nem sempre é preciso esfregar o produto. Pode ser que seja preciso apenas deixar que ele aja por alguns minutos. De qualquer modo, é sempre importante que a pele esteja limpa, antes da esfoliação e que, depois de utilizar o produto, seja lavada com água abundante e morninha. 💦

Mas cuidado! Esse processo não deve ser feito mais que duas vezes na semana em peles oleosas e normais e, para peles secas, a frequência ideal é mais ou menos a cada 15 dias. 


Cuidados ao fazer a esfoliação

Para manter uma pele bem cuidada, não é suficiente apenas ter uma rotina de skincare qualquer, porque isso pode fazer mais mal do que bem. Justamente por isso, antes de fazer a esfoliação, é preciso saber quais cuidados são necessários para conseguir os efeitos realmente benéficos. 

Se você tem a pele acneica, a atenção precisa ser redobrada, já que nem sempre a esfoliação pode te fazer bem, principalmente se tiver pontos inflamados ou sangrando. Nesses casos, o ideal é procurar por um profissional de dermatologia antes de fazer qualquer procedimento, para fazer uma avaliação sobre seu tipo de pele e os produtos certos para utilizar. 

Em casos de esfoliação física, quando ela for feita no rosto, os grãos devem ser menores que os destinados a utilizar no corpo, porque a pele é mais sensível. 

Já na esfoliação química, o principal cuidado é que uma boa parte dos produtos, que geralmente são ácidos, demandam que a pele fique protegida do sol após o procedimento. 

Apesar de ser muito bom, não se anime muito a ponto de fazer demais a esfoliação, porque isso pode causar o chamado efeito rebote. 😟

Isso quer dizer que a esfoliação feita com frequência demais, pode deixar a pele seca demais e deixá-la oleosa. 

Outro cuidado importante é para ser tomado depois da esfoliação em si. É preciso manter a pele hidratada e ainda mais protegida das agressões externas.

Para isso, o interessante é usar produtos leves, que tonificam, regeneram ou acalmam a pele, como o Blend Orgânico SOS e Smart Blend, por exemplo.


Com o que fazer a esfoliação

A esfoliação pode ser feita tanto com produtos comprados nas lojas ou na internet, quanto por misturinhas feitas em casa.

Quanto mais natural for o produto ou a mistura utilizada, melhor será para a pele, já que os riscos de irritação e reações alérgicas diminuem bastante. Inclusive, duas misturinhas deliciosas, que você pode fazer com produtos que você tem em casa, são feitas com açúcar e café!

O esfoliante com mel e açúcar (de preferência o mascavo) pode ser feito para passar no rosto limpo, em movimentos circulares suaves. 🍯 É só misturar os ingrediente em proporções iguais, sem mistério. 

Depois, para tirar, é só lavar o rosto e o corpo com água morna abundante e finalizar o processo com um produtinho para hidratar. Indicamos nosso Blend Orgânico para manter seu skincare 100% natural. 

Para uma esfoliação ainda mais cheirosa, para peles sensíveis e com tendência à acne, uma boa aposta é em uma misturinha com café! Misture:

  • 2 colheres de chá de óleo do Blend Orgânico SOS;
  • 1 colher de chá de pó de café bem fino;
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo.

Aplique no rosto ou no corpo em movimentos circulares bem suaves, enxágue com água morna e veja a mágica acontecer. Novamente, finalize protegendo e hidratando a pele, para evitar o temido efeito rebote. Use o SOS para isso.  


Sem segredos entre nós!

Como sempre falamos aqui, é importante, mesmo quando estamos falando de beleza, sempre colocar a nossa saúde e a do mundo ao nosso redor em primeiro lugar. 

Uma das melhores maneiras de fazer isso é apostando em produtos de origem sustentável e de marcas que respeitem o meio ambiente, para evitar riscos de se expor a substâncias prejudiciais. 🌱

É muito importante também estar atento à origem dos ingredientes usados em qualquer composição, pois não é porque não afeta negativamente sua pele, que também não está sendo prejudicial em outros sentidos. 

Um desses sentidos é em relação à sustentabilidade, à emissão de poluentes e ao cuidado com os animais. 🐇

Se você segue a Beauts, já sabe que nosso compromisso é promover uma beleza consciente, saudável e que faz bem a tod@s!

Para saber mais e estar sempre em dia com conteúdos que podem ajudar a mudar o mundo, assine a nossa newsletter e se junte ao movimento Clean Beauty!

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Ganhe descontos exclusivos, fique por dentro das novidades e garanta um cupom de 10% de desconto 😍