O que é síndrome de burnout e quais os sintomas - Beauts

O que é síndrome de burnout e quais os sintomas

Saiba o que é síndrome de burnout e o que pode levar a essa condição ligada ao estresse e esgotamento no dia a dia.

Saber o que é a síndrome de burnout é muito importante para poder identificar essa condição o quanto antes. Como outras condições psicopatológicas, o tempo é essencial no tratamento, já que a sua evolução pode levar a sintomas mais sérios e difíceis de tratar. 

Quando pensamos sobre o que é a síndrome de burnout, não podemos deixar de considerar nossas relações de trabalho, já que esse é um quadro intimamente ligado à vida profissional. 

No entanto, se todos nós precisamos trabalhar e estudar, como ter certeza de não cair nas garras dessa síndrome? Bem, não podemos confirmar isso, mas podemos nos informar e conhecer maneiras de evitar ao máximo essa situação! 🙌


O que é a síndrome de burnout e por que ela acontece?

A síndrome de burnout é uma condição psiquiátrica que afeta diretamente a vida da pessoa e, principalmente, sua atividade profissional. Basicamente, burnout é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “estar acabado”. 😵

Sabe quando chega a sexta feira e você se sente acabada, destruída e não vê a hora de se jogar no sofá e ver Netflix o fim de semana inteiro? Pois então, esse é um cansaço normal! Mas existem situações em que esse tipo de sensação se intensifica a ponto de virar algo presente a todo momento.

Quando essa sensação de exaustão completa surge, ela pode ter sido causada principalmente pela rotina ou situações relacionadas ao trabalho. E é quando podemos estar diante de um caso que pode representar o que é síndrome de burnout. 💣

É importante ressaltar que, quando buscamos o que é essa condição, sempre encontramos resultados que especificam que ela precisa estar associada ao trabalho. No entanto, já é consenso entre acadêmicos e profissionais que isso não necessariamente significa trabalho remunerado. 

Estudantes e, principalmente, mães, ainda mais aquelas com dupla jornada, estão igualmente suscetíveis ao burnout. As causas desse esgotamento, embora se relacionem à atividade profissional, podem ter muitas particularidades entre os casos. 

Pode ser um acúmulo muito grande de tarefas, demandas pessoais e de terceiros muito altas, chefes abusivos, prazos muito curtos e quase impraticáveis, ou até muitas dessas coisas ao mesmo tempo. 

Dessa maneira, a pessoa pode se sentir tão sobrecarregada a ponto de sentir efeitos psíquicos e físicos, que levam a alterações de humor e comportamento, além de sintomas fisiológicos, como: 

  • azia constante;
  • gastrite;
  • mau funcionamento do intestino (prisão de ventre ou diarréia);
  • cefaléia;
  • enxaqueca. 

Quais são os sintomas e como é o diagnóstico?

Os sintomas visíveis do burnout são, em sua maioria, comportamentais. Mas, como dissemos, também podem haver sintomas físicos. 

Principalmente por serem condições psicológicas, o diagnóstico do que é síndrome de burnout é realizado de forma clínica, por uma equipe multidisciplinar de saúde, como psicólogos e psiquiatras.

Mas, antes de mais nada, um dos motivos para entendermos o que é síndrome de burnout é saber identificar sinais e sintomas que nos sirvam de alerta para buscar ajuda profissional, que podem ser:

  • Sensação constante de cansaço;
  • Irritabilidade elevada; 😤
  • Falta de motivação, especialmente em tarefas relacionadas ao trabalho;
  • Despersonalização, ou seja, perder a sensibilidade acerca dos sentimentos de terceiros e, assim, reagir desconsiderando esses sentimentos; 
  • Isolamento e baixo limiar de aceitação para se relacionar com outras pessoas;
  • Perda de interesse em atividades antes proveitosas, especialmente se forem relacionadas ao ambiente de trabalho;
  • Faltar muitos dias de expediente;
  • Sentimento de incapacidade e inferioridade, mesmo em tarefas que costuma realizar há muito tempo;
  • Distúrbios do sono; 😬
  • Ansiedade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Lapsos de memória, como esquecer palavras de uso corrente, ou o nome de pessoas do convívio diário, nome de objetos comuns, etc.

Inclusive, é importante lembrar que não é necessário ter todos esses sintomas ao mesmo tempo. Mas se estiver apresentando três ou mais nos últimos seis meses, é essencial buscar ajuda profissional.


Tratamento do burnout

Agora que já vimos um pouco sobre o que é síndrome de burnout, podemos falar um pouco sobre como é feito o tratamento. Por mais que existam sintomas físicos, como gastrite e enxaqueca, por exemplo, é possível fazer o cuidado paliativo.

No entanto, ele só será eficiente quando as condições psicológicas e emocionais, que são seus gatilhos, forem devidamente tratadas.

O tratamento dessas condições, por sua vez, é feito de maneira mais efetiva pelo que é chamado de terapia combinada, que é a administração de medicamentos psiquiátricos (antidepressivos e/ou ansiolíticos) com a terapia. 

No entanto, em casos mais leves, e tratados no início do desenvolvimento do quadro, pode não ser necessário o tratamento com medicamentos. 

A terapia, entretanto, com um profissional de psicologia registrado no Cadastro Nacional de Psicologia (CFP), é de extrema importância, seja qual for a gravidade do caso. 

A linha psicoterápica mais indicada para casos de burnout é a Terapia Cognitivo Comportamental, ou a MBCT, Terapia Cognitivo Comportamental Baseada em Mindfulness.

Mudanças comportamentais também são importantíssimas, como:

  • tirar férias; 💆
  • se afastar por um tempo do trabalho para se tratar;
  • fazer atividades prazerosas, especialmente ao ar livre; 🍃
  • evitar falar de trabalho fora do ambiente laboral, entre outros. 

É possível evitar o burnout?

Já sabemos o que é síndrome de burnout, seus sintomas e até os tratamentos indicados, mas será que é possível prevenir que esse quadro se instale em nossas vidas? A resposta é sim! 😁

O segredo não é largar tudo e ir viver de sua arte e daquilo que a natureza nos dá (embora possa ser também, se é isso fizer sentido para você). Nesse caso, hábitos menos radicais focados em wellness, no equilíbrio entre as esferas de nossa vida, podem ser de grande ajuda.

Algumas sugestões para você podem ser:

Organize-se

Tenha uma rotina, com hora de começar e parar de trabalhar e não negocie com ela, principalmente se o seu trabalho é como home office. ⏰

Ter um tempo de descanso é fundamental para administrar bem seu horário e suas preocupações.

Vá com calma

Take it easy! Tire momentos do dia para desacelerar, como um ritual matinal e noturno com skincare, ou mesmo um livro, uma música... 😌

As pequenas pausas são importantes, nem que seja apenas para respirar e se alongar.

Meditação

Podem ser práticas curtas de mindfulness ou yoga, uma oração, ou simplesmente prestar atenção em um poema ou uma música e absorver seu significado por alguns minutos.

Isso fará com que sua mente descanse e fique mais tranquila.

Atividades físicas

Dê preferência a atividades ao ar livre ou realizadas em grupo, mas qualquer atividade de pelo menos 15 a 30 minutinhos vale. 

Principalmente aquelas que aceleram seus batimentos cardíacos e, assim, ajudam a saúde do seu coração e cérebro. 

Nutrição

Por fim, não se esqueça de beber água, se hidratar e comer os nutrientes que seu corpo necessita. 

É claro que o chocolate e o hambúrgueres são bons e pode-se comê-los, mas no dia a dia, escolha pratos coloridos (pelo menos 5 cores!) e com mais ingredientes que você saiba de onde veio. Que tal se desafiar e fazer um dia na semana um cardápio da ayurveda?


Toda ajuda é bem-vinda!

Não é preciso saber o que é síndrome de burnout e esperar essa condição se instalar para buscar uma maior qualidade de vida. 

Acompanhe o blog da Beauts e receba dicas de como conseguir uma vida mais equilibrada, saudável e feliz!

Você nem precisa entrar em nosso site para isso! Assine nossa newsletter e receba tudo direto em sua caixa de entrada! Vamos fazer um mundo melhor, sendo melhores, primeiro, para nós mesmas!

1 comentário

Mirian

Mirian

Li o artigo sobre a síndrome.

Li o artigo sobre a síndrome.

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Ganhe descontos exclusivos, fique por dentro das novidades e garanta um cupom de 10% de desconto 😍