Um guia definitivo para entender as camadas da pele

Um guia definitivo para entender as camadas da pele

Descubra quais são as três camadas da pele, suas diferenças e como cuidar dela baseando-se nessas informações.

Você sabia que nós temos três camadas da pele? 😲

Esse é o maior órgão do corpo humano e as suas camadas possuem diferentes características e funções. Por isso, encontramos tantas opções de produtos no mercado para cuidar da pele, atingindo desde as camadas básicas às mais profundas.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações essenciais para entender mais esse órgão tão importante e que vão nos ajudar a cuidar bem melhor dele.

Quais as camadas da pele?

Nossa pele é o maior órgão de do nosso corpo, chegando a ter quase 2m² e pesar cerca de 4kg. Somente essa informação já nos indica que elas são muito importantes para a nossa sobrevivência, certo? 

Isso acontece porque a pele é responsável por proteger todo nosso corpo de fatores nocivos que venham do mundo externo, como:

  • microrganismos;
  • radiação solar;
  • poluição;
  • entre outras coisas. 

Ela também é responsável por deixar nosso meio interno em equilíbrio, evitando, por exemplo, que a água de nosso corpo evapore constantemente, e que esse mesmo corpo perca todo o seu calor. 🌡

Entendendo melhor sobre isso, já podemos falar sobre as camadas da pele, que, basicamente, são divididas em três partes. No entanto, esse último nível não faz parte da pele em si. Ele fica abaixo do tecido cutâneo, trabalhando junto com ele e fazendo sua conexão com demais órgãos.

Mas, de modo geral, a pele é formada por dois grandes tipos de tecido: o epitelial, na camada mais externa e o conjuntivo, nas outras duas camadas. 

Vamos ver com mais calma cada uma delas?

Epiderme

A epiderme é a camada mais externa da pele, e nos protege de microorganismos e de outros agentes nocivos do ambiente que poderiam entrar no nosso corpo. 👾

Além disso, ela é uma importante barreira contra a perda de água, o que contribui para que nós possamos ficar hidratados do jeito certo. 💦

Derme

Depois da epiderme, vem a camada debaixo, que é a derme, onde estão os vasos sanguíneos que irrigam a camada superior. 

Além disso, é nessa camada que estão os folículos pilosos, que apresentam:

  • as raízes dos pêlos;
  • os vasos linfáticos;
  • as glândulas sebáceas e sudoríparas;
  • as terminações nervosas. 

Assim, a derme possui diversas funções importantes, dentre elas, promover a sustentação das camadas superiores da pele. Isso porque essa camada da pele é formada por um tecido composto de fibras colágenas e elásticas, que promove essa estrutura. 🚧

E, claro, as glândulas nessa camada também possuem papel importante. As sebáceas controlam a produção de sebo, que afeta a oleosidade e hidratação da pele, enquanto as sudoríparas regulam a temperatura corporal a partir do suor. 

Hipoderme

Por fim, citamos a hipoderme entre as camadas da pele, mas ela não faz exatamente parte deste órgão, pois estabelece um limite entre ele e outras estruturas do organismo. 

A hipoderme é composta por aquelas células que ninguém gosta muito de ouvir falar, que são os adipócitos, responsáveis por armazenar gordura.

Por isso, a espessura desse nível está muito relacionada à composição corporal do indivíduo, que é influenciada tanto pela genética, quanto pelo estilo de vida. 

E apesar de ser mal falada, essa camada é essencial para nos proteger em baixas temperaturas e funciona como reserva de energia para nosso corpo. 💥


As camadas da pele sofrem mudanças ao longo da vida

Sabemos que, ao longo da vida, nossa pele passa por muitas mudanças, que nem sempre são muito bem vindas, principalmente por conta dos processos que ocorrem entre as camadas da pele e os elementos que a constituem. 

Por exemplo, uma das consequências do envelhecimento é a diminuição da capacidade do corpo de produzir o colágeno. Lembra que falamos que a derme é composta principalmente de colágeno e ela é a camada de sustentação?

Pois bem, com menos colágeno, essa camada fica menos firme, então aparecem as rugas, os poros podem aumentar e as mudanças ficam visíveis. 👵

Embora não seja possível evitar o processo de envelhecimento das camadas da pele, pois é natural, podemos tomar atitudes para passar por ele da melhor forma possível. 


Camadas diferentes, cuidados diferentes

A maior parte dos dermocosméticos atua diretamente na epiderme, promovendo hidratação e criando barreiras protetoras, por exemplo, contra a radiação UV e a desidratação. 🌞

No entanto, elementos mais leves, como os ácidos, conseguem penetrar mais fundo, indo até a derme e sendo capaz de auxiliar na perda de colágeno e até mesmo ajudar a manter o pH da pele balanceado.

As camadas da pele, no entanto, não são afetadas apenas por produtos externos, mas também sofrem efeito daquilo que vem de dentro para fora, enquanto os níveis de hidratação do corpo, por exemplo, afetam diretamente a hidratação e a aparência e a saúde da pele. 

Por isso, também é importante ingerir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, dando sempre preferência a alimentos naturais, dos quais é possível conhecer a origem. 

Ainda, o estresse pode ser uma fonte de envelhecimento precoce da pele, já que desencadeia processos inflamatórios que afetam todas as camadas. 

Logo, uma vida equilibrada (realista, claro) é sempre o melhor tratamento e prevenção para ter saúde no corpo todo, e não só nas camadas da pele. E, claro, complementar os cuidados com alimentação, atividade física e relaxamento nunca é demais! 💆

Também é fundamental utilizar dermocosméticos para dar ainda mais viço para a pele, que é o nosso cartão de visitas. 

No entanto, ao fazer isso, é sempre preciso estar atento nas composições dos produtos, para que não causem mais mal do que bem.

É preciso também conhecer o posicionamento das empresas, pois não adianta nada ter uma pele linda se o mesmo produto está contribuindo para um mundo menos sustentável e justo, não é mesmo?


Para ter certeza de manter tanto a beleza e os cuidados pessoais quanto a consciência em dia, participe do nosso movimento. Assine nossa newsletter e fique por dentro de como fazer crescer o Clean Beauty! 🌱







Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.